Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Dia dos Namorados, mito ou realidade?
Valdecir dos Santos

Segundo fontes populares o Dia dos Namorados tem várias e supostas justificativas para sua origem. Uma delas é a de que em Roma, lobos rondavam próximos às casas dos moradores, por isso um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para afugentá-los, em virtude disto era oferecida uma festa em homenagem a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesta festa tinha-se por costume colocar os nomes das jovens romanas escritas em pedaços de papel, depois cada rapaz escolhia um papel e a garota escolhida deveria ser sua namorada pelo resto do ano.
Posteriormente o dia da festa transformou-se no dia dos namorados, nos Estados Unidos e na Europa, o Valentine’s Day, isso era uma homenagem ao padre Valentine que desafiou as ordens do Imperador Claudius II que proibia o casamento devido o fato de que cada homem romano casado significar um soldado a menos para pelejar por Roma. O imperador, certamente, contraiu um grande problema, ao mandar prender padre Valentine, pois enquanto esperava sua execução, o bispo se apaixonara pela filha cega do carcereiro, Asterius e, usando de um milagre fez com que ela voltasse a enxergar. Vendo que sua morte se aproximava, Valentine, para se despedir, escreve uma carta de amor para a jovem. Mesmo tendo recebido todas as honras de um santo milagreiro, o nobre padre não se livrou de ser executado no dia 14 de fevereiro.
Já em Israel foi diferente, o dia dos namorados judaico, desde os primórdios dos tempos, o dia 15 do mês hebreu é celebrado como o feriado do amor e do afeto, nesta data as pessoas costumam dar flores a quem se ama, canções românticas são tocadas nas rádios e festas são celebradas à noite, por todo o país.
È interessante como o dia dos namorados possui facetas baseadas em lendas e mitos que, ao longo do tempo, se difundiram por todo o mundo.
Há lugares com maior ênfase romântica e outros, um pouco mais tímidos preferiram direcionar o feriado de namorados ao espírito comercial, aproveitando épocas do ano em que o movimento no comércio é menos intenso que em outras datas.
No Brasil, a origem da data não é tão romântica como em Roma e em Israel, muitos atribuem a origem do feriado a uma promoção pioneira de uma famosa loja em São Paulo, realizada em 1948, outros dizem que a introdução do Dia dos Namorados, no país, só foi possível graças a um “Slogan” de apelo comercial criado pelo publicitário João Dória em 1950, nesse slogan, ele dizia: “não é só de beijos que se prova o amor”.
Seu objetivo era aproximar a grandeza da “Data” ao “Valentine’s Day” Dia dos Namorados realizado nos EUA.
Entre mitos, lendas e realidades uma coisa é certa: nesta data as pessoas aproveitam o tempinho para declarar seu amor e afeto à pessoa amada, neste encantado jardim de amor, ao pé da felicidade acontecem confissões, pedidos de perdão, reencontros, recomeços, promessas de uma relação duradoura e, eternamente feliz, ao lado de quem se ama. Nesse momento florido de glamour ficam-se de lado as diferenças sociais, de idade, cor de pele, instante este que busca aniquilar mágoas, ressentimentos e tristezas oportunizando aos eternos namorados a felicidade tão procurada e, tão pouco, encontrada.


Biografia:
Valdecir dos Santos – Docente na Rede Estadual de Ensino de MS Pós-Graduado em Língua e Literatura Professorvaldecir.santos@gmail.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52877


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Procura-se um professor... Valdecir dos Santos
Artigos A vulnerabilidade da natureza humana Valdecir dos Santos
Poesias VOO 447, ÚLTIMO ADEUS Valdecir dos Santos
Artigos Dia dos Namorados, mito ou realidade? Valdecir dos Santos
Artigos 12 de Junho - O trabalho infantil e o contraditório Valdecir dos Santos
Artigos Quem nunca errou que atire a primeira pedra! Valdecir dos Santos
Artigos NOSSA LÍNGUA DE CADA DIA! Valdecir dos Santos
Contos Bêbado não, artista de rua Valdecir dos Santos
Artigos O Gato Billy e o Bolsa Família Valdecir dos Santos
Artigos É tempo de mudança! Valdecir dos Santos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 35.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54793 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54764 Visitas

Páginas: Próxima Última