Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Dia dos Namorados, mito ou realidade?
Valdecir dos Santos

Segundo fontes populares o Dia dos Namorados tem várias e supostas justificativas para sua origem. Uma delas é a de que em Roma, lobos rondavam próximos às casas dos moradores, por isso um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para afugentá-los, em virtude disto era oferecida uma festa em homenagem a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesta festa tinha-se por costume colocar os nomes das jovens romanas escritas em pedaços de papel, depois cada rapaz escolhia um papel e a garota escolhida deveria ser sua namorada pelo resto do ano.
Posteriormente o dia da festa transformou-se no dia dos namorados, nos Estados Unidos e na Europa, o Valentine’s Day, isso era uma homenagem ao padre Valentine que desafiou as ordens do Imperador Claudius II que proibia o casamento devido o fato de que cada homem romano casado significar um soldado a menos para pelejar por Roma. O imperador, certamente, contraiu um grande problema, ao mandar prender padre Valentine, pois enquanto esperava sua execução, o bispo se apaixonara pela filha cega do carcereiro, Asterius e, usando de um milagre fez com que ela voltasse a enxergar. Vendo que sua morte se aproximava, Valentine, para se despedir, escreve uma carta de amor para a jovem. Mesmo tendo recebido todas as honras de um santo milagreiro, o nobre padre não se livrou de ser executado no dia 14 de fevereiro.
Já em Israel foi diferente, o dia dos namorados judaico, desde os primórdios dos tempos, o dia 15 do mês hebreu é celebrado como o feriado do amor e do afeto, nesta data as pessoas costumam dar flores a quem se ama, canções românticas são tocadas nas rádios e festas são celebradas à noite, por todo o país.
È interessante como o dia dos namorados possui facetas baseadas em lendas e mitos que, ao longo do tempo, se difundiram por todo o mundo.
Há lugares com maior ênfase romântica e outros, um pouco mais tímidos preferiram direcionar o feriado de namorados ao espírito comercial, aproveitando épocas do ano em que o movimento no comércio é menos intenso que em outras datas.
No Brasil, a origem da data não é tão romântica como em Roma e em Israel, muitos atribuem a origem do feriado a uma promoção pioneira de uma famosa loja em São Paulo, realizada em 1948, outros dizem que a introdução do Dia dos Namorados, no país, só foi possível graças a um “Slogan” de apelo comercial criado pelo publicitário João Dória em 1950, nesse slogan, ele dizia: “não é só de beijos que se prova o amor”.
Seu objetivo era aproximar a grandeza da “Data” ao “Valentine’s Day” Dia dos Namorados realizado nos EUA.
Entre mitos, lendas e realidades uma coisa é certa: nesta data as pessoas aproveitam o tempinho para declarar seu amor e afeto à pessoa amada, neste encantado jardim de amor, ao pé da felicidade acontecem confissões, pedidos de perdão, reencontros, recomeços, promessas de uma relação duradoura e, eternamente feliz, ao lado de quem se ama. Nesse momento florido de glamour ficam-se de lado as diferenças sociais, de idade, cor de pele, instante este que busca aniquilar mágoas, ressentimentos e tristezas oportunizando aos eternos namorados a felicidade tão procurada e, tão pouco, encontrada.


Biografia:
Valdecir dos Santos – Docente na Rede Estadual de Ensino de MS Pós-Graduado em Língua e Literatura Professorvaldecir.santos@gmail.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52889


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Alma Negra Valdecir dos Santos
Artigos Juventude! Vamos, sois fortes e o Brasil vos espera! Valdecir dos Santos
Artigos Quantas Eloás terão de morrer... e Nayaras serão baleadas? Valdecir dos Santos
Artigos REPENSANDO O DIA DO PROFESSOR! Valdecir dos Santos
Cordel A lenda do homem da Capa Preta Valdecir dos Santos
Poesias Essência poética Valdecir dos Santos
Poesias Pátria Amada, Brasil! Valdecir dos Santos
Poesias Independência do Brasil e o Dia do Fico Valdecir dos Santos
Poesias Poetizando Valdecir dos Santos
Poesias Poeminha de amor Valdecir dos Santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 35.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54788 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54787 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54644 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54542 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54498 Visitas
Amores! - 54488 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54488 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54447 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54381 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54366 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última