Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO
Aproximações e Explorações Da Alimentação Saudável A Partir Do Storytelling
Andrea Gonçalves dos Santos

Resumo:
Nossa proposta é uma sequência didática que parte do livro The Very Hungry Caterpillar, de Eric Carle, para a abordagem do tópico “Alimentação Saudável”. Com dez aulas e voltada ao primeiro ano do ensino fundamental esta sequência objetiva unir storytelling a diversos pontos de culminância, levando o aluno a viver experiências que envolvam todos os seus sentidos e estejam diretamente ligadas ao conteúdo apresentado. Algumas das nossas principais propostas de exercício a serem desenvolvidas durante as aulas abrangem a manipulação de tintas e recorte, visita a horta e cultivo de vegetais, entrevista com os funcionários responsáveis pelo preparo de refeições, e, caso houver, pela manutenção na horta, e degustação de frutas da época brasileiras e estrangeiras. Temos por meta, além de apresentar a obra icônica de Eric Carle bem como ensinar vocabulário e estruturas básicas do inglês, abordar a “Alimentação Saudável” de uma perspectiva completa e de forma contextualizada, articulando saúde e bem-estar pessoal a consideração dos impactos que os hábitos alimentares humanos têm no meio ambiente. Nos embasamos no Guia da Alimentação Para a População Brasileira, que considera a diversidade cultural da gastronomia de nosso país, e estimula o consumo de alimentos in natura, evitando processados. Por meio desse embasamento seremos capazes de abordar o tópico de maneira significativa, passando orientações gerais bem contextualizadas e evitando regras prescritivas rígidas. Palavras-chave: storytelling, alimentação saudável, ensino fundamental

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Andréa Gonçalves dos Santos
Maria Heloisa Angeli
Roberto de Freitas Scala
Silvio Luis Ferreira da Rocha








A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO:
APROXIMAÇÕES E EXPLORAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A PARTIR DO STORYTELLING












São Paulo
2021 
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em educação linguística durante a etapa da educação básica é importante levar em consideração uma contextualização para que os jovens alunos aprendam tais conteúdos de forma significativa, conectando com a própria realidade, bem como com outros conteúdos abordados tanto por meio da educação formal quanto pela informal.
Propomos uma sequência didática de dez aulas, distribuídas ao longo de um bimestre, voltadas para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Consideraremos que as aulas terão duração de cinquenta minutos. Sugerimos que a presente sequência didática seja desenvolvida a partir do segundo bimestre, quando professor e alunos já se conhecem, já estabeleceram uma relação, bem como há também uma relação entre professor de inglês e professor responsável pela sala. As propostas de cada aula são apresentadas como vivências, pois foram planejadas pensando em sua inserção no contexto completo da vida e do aprendizado dos alunos, e não como simples atividades voltadas a cumprir o conteúdo curricular.
Trabalharemos o livro The very hungry caterpillar de Eric Carle, introduzindo vocabulário relativo a apresentação pessoal/verbo “to be”, passagem do tempo e “days of the week”, cores e nosso tópico principal: alimentação — abordando, para além do livro, conceitos de alimentação saudável. Devido a faixa-etária escolhida, alunos que estão ainda sendo alfabetizados em sua língua materna, trabalharemos com foco na língua falada, usando apenas exercícios mais simples de escrita.
Para tanto, teremos por base a segunda edição do Guia Alimentar da População Brasileira, de 2014, focando na alimentação relacionada à saúde e ao bom desenvolvimento físico das crianças. Consideraremos a alimentação em um contexto integral, abrangendo tanto seu aspecto nutricional quanto cultural, bem como sua intrincada ligação com o meio-ambiente, considerando o impacto ambiental dos hábitos de alimentação tanto quanto suas consequências para a saúde do indivíduo.
Em face das várias dimensões da alimentação e da complexa relação entre essas dimensões e a saúde e o bem-estar das pessoas, o conhecimento necessário para elaborar recomendações sobre alimentação é gerado por diferentes saberes.
(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014, p.20)

Objetivando tal abordagem evitaremos, sobretudo, reduzir a alimentação a um conjunto de macronutrientes e micronutrientes desconectado da realidade cultural e ecológica na qual estamos inseridos, bem como a prescrever regras genéricas e fora de contexto. De acordo com o guia, além de ser necessário considerar diferentes dimensões ao se falar sobre alimentação, também há diferentes campos de conhecimentos envolvidos numa abordagem adequada a essa temática. Assim, nosso foco será ensinar sobre o consumo consciente, dando preferência aos alimentos produzidos localmente, alimentos in natura, e evitando ultraprocessados, considerando seus impactos na saúde e no meio-ambiente.
Há muitas razões para evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Essas razões estão relacionadas à composição nutricional desses produtos, às características que os ligam ao consumo excessivo de calorias e ao impacto que suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo têm sobre a cultura, a vida social e sobre o meio ambiente.
(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014, p.41)

Visando atingir tais objetivos, trabalharemos em sala de aula exercícios que envolvam experiências, ativando a criatividade e todos os sentidos das crianças. Tais propostas abrangem entre outras: a manipulação de tintas e recorte; visita à horta e cultivo de vegetais; entrevista com os funcionários responsáveis pela manutenção da horta (caso tenha uma na escola), pelo preparo de refeições e degustação de frutas da época brasileiras e estrangeiras.
Nos embasaremos no Total Physical Response (TPR), que considera que as crianças internalizam melhor os conteúdo na medida em que usam todo o corpo no aprendizado, recriando em parte como aprendemos nossa língua materna, os adultos ao redor da criança usam o corpo e mostram objetos que criam relações entre as palavras, os objetos e as ações, assim, especialmente nos exercícios propostos com uso de música, gestos, a partir da dança, a voz, a partir do cantar, e o visual, por meio do uso de vídeos e flash cards que acompanhem as músicas serão engajados.
Em qualquer caso, seja como território de passagem, seja como lugar de chegada ou como espaço do acontecer, o sujeito da experiência se define não por sua atividade, mas por sua passividade, por sua receptividade, por sua disponibilidade, por sua abertura. Trata-se, porém, de uma passividade anterior à oposição entre ativo e passivo, de uma passividade feita de paixão, de padecimento, de paciência, de atenção, como uma receptividade primeira, como uma disponibilidade fundamental, como uma abertura essencial.
(BONDÍA, p. 24)

Nosso papel como professor será o de estimular os alunos e prover as oportunidades e materiais a partir dos quais os alunos poderão construir o conhecimento coletivamente, com base no uso de seu corpo e seus sentidos e em suas próprias experiências, que se constituirão como vivências significativas.
(...). Se o papel do professor é fazer com que nasça o desejo de aprender, sua tarefa é "criar o enigma" ou, mais exatamente, fazer do saber um enigma: comentá-lo ou mostrá-lo suficientemente para que se entreveja seu interesse e sua riqueza, mas calar-se a tempo para suscitar a vontade de desvendá-lo.
(MEIRIEU, p. 92)
Esperamos que a presente sequência didática possa ser um material de utilidade para professores que com ela tiverem contato, seja servindo a aplicação em sala de aula com as adaptações necessárias para o contexto de cada escola, seja como referência para outras sequências didáticas ou desenvolvimento de atividades pontuais que perpassam pela contação de história, pela alimentação saudável, e pelo ensino a partir de experiências. 
DESENVOLVIMENTO
     
AULA 1
Objetivos educacionais:
1. Promover o interesse na leitura e literatura.
2. Promover a consciência da autoria, livros são escritos por pessoas, não existem isolados no mundo. Caso a criança tenha gostado desse livro pode gostar de outros do mesmo autor.
Objetivos linguísticos:
1. Verbo to be - Who is he? He is Eric Carle? Who are you? I’m (name), What is it? It is the caterpillar.
2. Inferir: unir imagem as palavras tentando entender do que deve se tratar o livro.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello” - introdução de uma nova música na rotina, o “warm up” consistirá na reprodução e repetição desta única música. As crianças irão ouvir e cantar em pé.
Vivência     Apresentação do livro e do autor - storytelling.
Procedimentos     Sentados em roda, se possível em um ambiente externo, mostraremos o livro fechado e discutiremos o que a imagem representa e do que pode se tratar a história. Vamos criar um mistério, incitar a curiosidade dos alunos: o que será essa história?
Apresentaremos Eric Carle, apontando que é um autor estadunidense de livros ilustrados.
As crianças terão um momento para manipular o livro e recontarem, destacarem, trechos do livro umas para as outras.
Conjuntamente, apresentaremos as construções verbais.
OPÇÃO: Havendo tempo, recursos e de acordo com o critério do professor há a possibilidade de também passar o vídeo correspondente ao livro.
Fechamento     Apresentar e cantar com a turma a música “See you Later, Alligator”
Avaliação     As crianças foram capazes de assimilar e utilizar as construções verbais apresentadas? Mostraram-se interessadas no livro? Entenderam o conceito de autoria? Entenderam que é frequente que as obras de um mesmo autor tenham estilo e temas recorrentes?

AULA 2
Objetivos educacionais:
Trabalhar conceitos de passagem do tempo e rotina. Introdução dos conceitos sobre alimentação partindo de exemplos do livro.
Objetivos linguísticos:
Apresentar o vocabulário relativo aos dias da semana em inglês.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello”, introduzida na aula anterior. Cantaremos acompanhando a música com flash cards.
Mysterious Drawing, retomando o livro e utilizando-o como referência, tendo por embasamento as ilustrações e palavras, assim como a verbalização por parte do professor, algumas crianças virão até a lousa enquanto as outras tentarão adivinhar o que está sendo desenhado.
Vivência     Calendário e rotina
Procedimentos     Produzir e levar um calendário em EVA que pode ser montado e desmontado, com termos em português e inglês que será manipulado pelos alunos.
Retomando o livro em grupo, vamos destacar o vocabulário referente a dias da semana. Lembraremos a semana da lagartinha e construiremos com as crianças estruturas referentes a rotina de cada um (On Tuesdays, I have English classes). Se possível manipular e montar o calendário do professor e também a confeccionar de um calendário pessoal em papel, com lápis de cor. Caso não seja possível devido ao tempo e outros recursos focar em apenas um desses.
Destacaremos que a lagartinha tem uma alimentação variada, e no final de semana come cupcake, mas mantém uma dieta baseada em alimentos in natura na maior parte dos dias - apresentar o conceito de “ultraprocessado” e “alimento in natura” em pontuguês e inglês.
Introduzir a música “Days of the week” no ritmo do tema da família Addams articulando com gestual das mãos mostrando o número sete e tentando estalar os dedos ou bater palmas (variações sensoriais).
Fechamento     Música “See you Later, Alligator”. Cantaremos acompanhando a música com flash cards.
Avaliação     As crianças foram capazes de assimilar e utilizar o novo vocabulário apresentado? Reconheceram padrões de rotina em suas vidas? Entenderam os conceitos de alimentação introduzidos?

AULA 3
Objetivos educacionais:
Conhecer melhor a merendeira, sua profissão, sua função dentro da escola e seus métodos de planejamento e preparo das refeições. Conhecer melhor os espaços da escola, em especial a cozinha, que pode não ser frequentada pelos alunos.
Objetivos linguísticos:
Introdução do vocabulário relativo a lugares da escola. Estrutura de interrogação, funções e expressões aplicadas às perguntas da entrevista.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello” e Música “Days of the week”, acompanhada da gravação.
Vivência     Espaços da escola e entrevista com a merendeira.
Procedimentos     Como vimos na aula passada, a lagartinha come alimentos diferentes de acordo com o dia e os alunos igualmente se alimentam com variedade, alguns mais outros menos. Vamos visitar a “cafeteria” da escola e entrevistar a merendeira. Antes do passeio os alunos serão divididos em grupos e, com o auxílio do professor, e recordando os conceitos alimentares expostos na aula anterior, irão propor duas questões para a entrevista. No momento da entrevista também irão se revezar para fazer as perguntas.
Introduziremos vocabulário relativo aos lugares da escola, reconhecendo e nomeando aqueles pelos quais passamos no caminho até o refeitório (bathroom, playground, kitchen, principal 's office, etc… cafeteria).
Fechamento     Música “See you Later, Alligator”
Avaliação     As crianças se engajaram na atividade? Foram capazes de propor questões relevantes? Foram capazes de reconhecer e repetir o nome dos diferentes locais da escola?

AULA 4
Objetivos educacionais:
Trabalhar a coordenação motora e a criatividade a partir da atividade de representação bidimensional e começar a trabalhar com elementos da escrita.
Objetivos linguísticos:
Dar continuidade ao desenvolvimento do vocabulário relacionado a alimentação e outros elementos presentes no livro.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello”. Cantaremos acompanhando a música com flash cards.
Retomar o vocabulário de lugares da escola a partir de um Mime Game, no qual alguns alunos fazem mímicas enquanto outros tentam adivinhar qual seria aquele lugar.
Vivência     Pintar, recortar e nomear.
Procedimentos     Passaremos pelo vocabulário relativo a cores, já introduzido anteriormente em vista do momento da presente SD.
Vamos utilizar o guache para colorir papéis e tesouras sem ponta para elaborar os recortes recontando a história do livro. Os alunos serão divididos em grupos para que todos os elementos visuais sejam abordados.
Introduziremos exercícios de escrita, utilizando estêncil (molde vazado) produzido pelo professor anteriormente a aula de palavras pré-recortadas as crianças poderão produzir palavras escritas referentes aos elementos do livro (caterpillar, tree, apple) utilizando os próprios recortes das crianças poderemos combinar imagens e palavras.
Fechamento     Música “See you Later, Alligator”
Avaliação     As crianças se engajaram na atividade? Foram capazes de manejar as tintas e utilizar as tesouras? Entenderam a proposta dos estênceis?

AULA 5
Objetivos educacionais:
Trabalhar o relacionamento interpessoal, na medida em que os alunos precisam organizar-se em grupos. Tais objetivos vão de encontro com as competências propostas pela BNCC, comunicação, empatia e cooperação.   
Objetivos linguísticos:
Ativar e recordar o vocabulário aprendido com o livro, relembrar e fixar o vocabulário relativo aos dias da semana.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello” e Música “Days of the week”
Vivência     Teatro recontando a história do livro.
Procedimentos     Nessa história temos um único personagem, a lagartinha, para que todas as crianças possam participar as dividiremos em dois ou grupos, que vão encenar a narrativa também por meio de elementos como o sol e a lua, abordando o vocabulário de dias da semana, e árvores frutíferas, abordando os nomes das frutas e alimentos expostos no livro, para tanto poderemos utilizar os recortes produzidos na aula passada.
Fechamento     Música “See you Later, Alligator”
Avaliação     As crianças foram capazes de se organizar? Conseguiram recontar a história da lagartinha pelo meio do teatro? Pareceram interessadas na atividade?

AULA 6
Objetivos educacionais:
Articular o vocabulário e usar a criatividade e a imaginação para contar a própria história nos moldes da lagartinha.
Objetivos linguísticos:
Revisar o vocabulário relativo a lugares na escola e introduzir novo vocabulário, relativo a cultivo, ferramentas e plantas comestíveis.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Introduziremos a música “Hello Hello Can You Clap Your Hands?” a partir do vídeo.
Por quais lugares da escola passaremos hoje? Atividade com flashcards respondendo com vocabulário em inglês.
Vivência     Horta
Procedimentos     Relembrando os nomes dos lugares da escola vamos fazer um passeio até a horta, conversar com a pessoa encarregada de sua manutenção e plantaremos juntos culturas variadas, como tomates, alface e manjericão. Alternativamente, caso não haja um espaço de horta na escola, a atividade pode ser o plantio em vasos, que as crianças levarão para casa e poderão acompanhar o processo de crescimento da planta comestível
Fechamento     Música “See you Later, Alligator”
Avaliação     Se mostraram interessadas? Conseguiram seguir as instruções do professor e do encarregado da horta?

AULA 7
Objetivos educacionais:
Trabalhar a coordenação motora e a criatividade a partir da atividade de representação bidimensional e começar a trabalhar com elementos da leitura e da escrita.
Objetivos linguísticos:
Dar continuidade ao desenvolvimento do vocabulário relacionado a alimentação e lugares da escola.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello Can You Clap Your Hands?” Cantaremos acompanhando a música com flash cards.
Introduziremos a música “Do you like broccoli ice cream?”, com vídeo, seguindo com uma entrevista breve em duplas ou trios utilizando o language chunk “Do you like…”, aprendido com a música.
Vivência     Desenhar, recontar, procurar.
Procedimentos     Passaremos pelo vocabulário relativo a membros da família, já introduzido anteriormente em vista do momento da presente SD.
Utilizaremos lápis de cor e giz, bem como tesouras sem ponta, para confeccionar recortes representando membros da família e alimentos. Os alunos irão colar os recortes em palitos de sorvete, produzindo assim fantoches, que serão utilizados também na aula seguinte.
Trabalharemos com um exercício simples de escrita, ligando imagens com o vocabulário trabalhado em aula, sobre lugares na escola e alimentação.
Fechamento     Apresentar uma nova música “Kiboomers Goodbye Song”, utilizando recurso audiovisual.
Avaliação     As crianças se engajaram na atividade? Foram capazes de manejar as tintas e utilizar as tesouras?

AULA 8
Objetivos educacionais:
Trabalhar o relacionamento interpessoal, na medida em que os alunos precisam organizar-se em grupos. Tais objetivos vão de encontro com as competências propostas pela BNCC, comunicação, empatia e cooperação. Igualmente, trabalhar a criatividade na elaboração de narrativas curtas, além de aprofundar o entendimento dos conceitos acerca de alimentação ensinados em aula.   
Objetivos linguísticos:
Revisar o conteúdo estudado, apresentando novas palavras e estruturas conforme for necessário na elaboração das cenas, trabalhar a criação de sentenças.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello Can You Clap Your Hands?”
Vivência     Retomar o teatro, mas agora com foco nos hábitos alimentares da família.
Procedimentos     Voltaremos a trabalhar com teatro, com os alunos interagindo em pequenos grupos e criando narrativas sobre os hábitos alimentares dentro de suas casas. Esses hábitos vão de encontro com o que aprendemos nas aulas sobre alimentação saudável? Como melhorar os hábitos alimentares tendo em vista a saúde e o meio ambiente? Com a ajuda do professor, guiando a escolha de tópicos e de alimentos, os alunos irão elaborar cenas simples. Por exemplo, que tal comprar no mercado essa fruta invés dessa barra de chocolate para o snack?
Fechamento     Introduziremos a música “Kiboomers Goodbye Song”, a partir do vídeo.
Avaliação     Os alunos foram capazes de empregar as estruturas aprendidas na criação de narrativas próprias? Engajaram-se na atividade proposta? conseguiram internalizar a maior parte do conteúdo apresentado?

AULA 9
Objetivos educacionais:
Proporção, percepção matemática.
Objetivos linguísticos:
Vocabulário relativo a números, bem como revisão do vocabulário sobre alimentação.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello Can You Clap Your Hands?”
Relembrar brevemente algumas das cenas do teatro da aula anterior.
Vivência     Números e quantidades
Procedimentos     Utilizaremos folhas preparadas com antecedência, relacionando o vocabulário aprendido até aqui, especialmente sobre frutas e outros alimentos, em exercícios de “pintar e contar”, por exemplo, há três maçãs desenhadas, então o aluno deve contar e pintar “three apples”.
Fechamento     Música “Kiboomers Goodbye Song”. Cantaremos acompanhando a música com flash cards.
Avaliação     As crianças foram capazes de relembrar o vocabulário aprendido até o momento? Conseguiram assimilar o novo vocabulário relativo a números?

AULA 10
Objetivos educacionais:
Trabalhar o relacionamento interpessoal, integrando alunos, professores e funcionárias, reconhecendo a escola como um grupo e criando sensação de pertencimento. Trabalhar na prática hábitos de alimentação saudáveis e ecologicamente adequados.
Objetivos linguísticos:
Relembrar todo o vocabulário aprendido durante a SD antes de iniciarmos uma nova etapa.
ETAPA     DESCRIÇÃO
Warm Up     Música “Hello Hello Can You Clap Your Hands?”
Vivência     Piquenique e degustação (em parceria com o nutricionista)
Procedimentos     Prepararemos, com a ajuda do nutricionista da escola, um piquenique contendo alimentos cujo vocabulário foi visto durante a sequência. Durante o piquenique relembraremos a história da lagartinha, manipulando os alimentos que ela consumiu em cada dia da semana, bem como ativando o conhecimento de vocabulário relativo a números e proporções aprendido na aula anterior.
Fechamento     Música “Kiboomers Goodbye Song”
Avaliação     Os alunos pareceram interessados e engajados na atividade em questão? Assimilaram os conteúdos trabalhados ao longo da SD?




ANEXOS
Aqui o leitor pode encontrar as músicas e vídeos sugeridos ao longo da sequência didática.

Vídeo musical:“Hello Hello”, Canal Super Simple Songs - Songs for kids. Disponível em: <https://youtu.be/tVlcKp3bWH8>
Vídeo musical: “Hello Hello Can You Clap Your Hands?” Canal Super Simple Songs - Songs for kids. Disponível em: <https://youtu.be/fN1Cyr0ZK9M>
Vídeo musical: “See you Later, Alligator” Canal Super Simple Songs - Songs for kids. Disponível em:   <https://youtu.be/UQfvAlmr5g0>
Vídeo musical: “Kiboomers Goodbye Song” Canal The Kiboomers - Kids Music Channel. Disponível em: <https://youtu.be/E7BRrNU25lE>
Video musical:”Days of the Week clap clap! to the tune of the Addams Family” canal José Sanchez. Disponível em: <https://youtu.be/HtQcnZ2JWsY>
Vídeo musical: “Do You Like Broccoli Ice Cream?” canal Super Simple Songs. Diponível em: https://youtu.be/frN3nvhIHUk

Vídeo:: “The very hungry caterpillar”, Canal Illuminated Films. Disponível em: https://youtu.be/75NQK-Sm1YY





BIBLIOGRAFIA
Livros e textos
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. (19) Abr 2002 Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003> acesso em 22/11/2021.
CARLE, Eric. The very hungry caterpillar. Nova Iorque: Philomel Books, 1994.
FROST, Richard. Total physical response - TPR. Disponível em: <https://www.teachingenglish.org.uk/article/total-physical-response-tpr> acesso em 24/22/2021.
MEIRIEU, Philippe. "A Relação Pedagógica" in: __________________. Aprender... Sim, mas como? 7ªed. Porto Alegre: Editora Artmed. 2010.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população brasileira. 2ªed. 2014.


Vídeos
“Como comer comida de verdade”, canal Atila Iamarino. Disponível em: <https://youtu.be/skBMjMQgSss> acessado em 26/11/2021
"Você conhece o guia alimentar para a população brasileira?”, canal Saúde MG SES-MG. Disponível em: <https://youtu.be/64ul7-PFxIA> acessado em 26/11/2021



Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54717


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO Andrea Gonçalves dos Santos


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Amores! - 54783 Visitas
Delícias da festa junina - Ivone Boechat 54782 Visitas
DIVINO SER - Ivan de Oliveira Melo 54781 Visitas
Dores da paixão - Ivone Boechat 54780 Visitas
Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 - Vander Roberto 54779 Visitas
Desabafo - 54778 Visitas
eu sei quem sou - 54778 Visitas
Leite com Pimenta - Rafael da Silva Claro 54772 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 54770 Visitas
A força do recomeço de empresários atingidos pelas enchentes - Isnar Amaral 54770 Visitas

Páginas: Próxima Última