Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Kickstart
Barnabé Lucas de Oliveira Neto

O Quênia é o lar de 32 milhões de pessoas, 60% vivem fora das grandes cidades e ganham a vida com a agricultura de subsistência. O país possui diversas regiões distintas, cada uma com um clima característico, desde as planícies úmidas do litoral, até o planalto central de clima temperado, norte árido e as pastagens de Maasai Mara para o sul. Com esse contexto, o acesso à água é inconstante e precário para ter uma terra produtiva, onde as famílias possam sair de uma condição de subsistência e possam criar pequenos negócios com base na agricultura.
Além disso, apenas cerca de 15% do país tem terra arável e com acesso ao abastecimento de água. As demais áreas sofrem com problemas de seca prolongada e fome. Esses agricultores enfrentam dificuldades devido ao grande período de seca de seu país e baixa capacidade financeira para investir em recursos de produção. Mesmo em terrenos que possuem rios próximos ou pequenos poços, faltam ferramentas e tecnologia de irrigação para as áreas de cultivo e plantio.

Esse era um problema que exigia uma solução eficiente, foi assim que surgiu o Kickstart em 1991. O negócio já atua no Quênia, Tanzânia, Mali e Burkina Faso promovendo o crescimento econômico sustentável e a criação de emprego nesses países através de tecnologias que podem ser utilizados por empreendedores para criação e manutenção de empresas de pequeno porte que sejam rentáveis.

O seu principal produto é o Super Moneymaker, uma linha de bombas manuais de irrigação que permitem aos agricultores puxar água de um rio, lago ou poço raso (de até 25 metros de profundidade), pressurizá-la através de uma mangueira e irrigar até dois hectares de terra. Essas bombas são fáceis de transportar e instalar e tem um custo entre $ 35 e $ 95. Elas são fáceis de operar e, por serem pressurizadas, permitem que os agricultores obtenham água no local onde ela for necessária. É um uso muito eficiente da água e, ao contrário de irrigação por inundação, não resulta no acúmulo de sais no solo.

Durante os 23 anos no mercado, foram criadas na África 155.000 novas empresas de sucesso que utilizam as ferramentas da empresa. Como cada uma destas empresas suporta uma família, a estimativa conservadora é de que estas empresas já tiraram 780.000 pessoas da pobreza.

No Brasil, não possuímos uma demanda tão alta como nos países em que o Kickstar atua, entretanto, a agricultura é um dos pilares da nossa economia e as oportunidades de empreendedorismo nesse segmento ainda estão em expansão no país. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.

Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.

A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A geração inquieta de empreendedores sociais Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça o Banco Pérola Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Vivenda Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça o M-Pesa Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Clínica Del Azúcar Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Bridge Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Saútil Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Nuru Energy Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça o Mi Tienda Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Lifespring Barnabé Lucas de Oliveira Neto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 16.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56757 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55102 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55049 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54796 Visitas

Páginas: Próxima Última