O Quênia é o lar de 32 milhões de pessoas, 60% vivem fora das grandes cidades e ganham a vida com a agricultura de subsistência. O país possui diversas regiões distintas, cada uma com um clima característico, desde as planícies úmidas do litoral, até o planalto central de clima temperado, norte árido e as pastagens de Maasai Mara para o sul. Com esse contexto, o acesso à água é inconstante e precário para ter uma terra produtiva, onde as famílias possam sair de uma condição de subsistência e possam criar pequenos negócios com base na agricultura.
Além disso, apenas cerca de 15% do país tem terra arável e com acesso ao abastecimento de água. As demais áreas sofrem com problemas de seca prolongada e fome. Esses agricultores enfrentam dificuldades devido ao grande período de seca de seu país e baixa capacidade financeira para investir em recursos de produção. Mesmo em terrenos que possuem rios próximos ou pequenos poços, faltam ferramentas e tecnologia de irrigação para as áreas de cultivo e plantio.
Esse era um problema que exigia uma solução eficiente, foi assim que surgiu o Kickstart em 1991. O negócio já atua no Quênia, Tanzânia, Mali e Burkina Faso promovendo o crescimento econômico sustentável e a criação de emprego nesses países através de tecnologias que podem ser utilizados por empreendedores para criação e manutenção de empresas de pequeno porte que sejam rentáveis.
O seu principal produto é o Super Moneymaker, uma linha de bombas manuais de irrigação que permitem aos agricultores puxar água de um rio, lago ou poço raso (de até 25 metros de profundidade), pressurizá-la através de uma mangueira e irrigar até dois hectares de terra. Essas bombas são fáceis de transportar e instalar e tem um custo entre $ 35 e $ 95. Elas são fáceis de operar e, por serem pressurizadas, permitem que os agricultores obtenham água no local onde ela for necessária. É um uso muito eficiente da água e, ao contrário de irrigação por inundação, não resulta no acúmulo de sais no solo.
Durante os 23 anos no mercado, foram criadas na África 155.000 novas empresas de sucesso que utilizam as ferramentas da empresa. Como cada uma destas empresas suporta uma família, a estimativa conservadora é de que estas empresas já tiraram 780.000 pessoas da pobreza.
No Brasil, não possuímos uma demanda tão alta como nos países em que o Kickstar atua, entretanto, a agricultura é um dos pilares da nossa economia e as oportunidades de empreendedorismo nesse segmento ainda estão em expansão no país. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.
Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.
A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.
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