No México, 60 % dos habitantes da zona rural estão abaixo da linha da pobreza, esse número representa 15 milhões de pessoas. As 800 mil pequenas lojas, ou tienditas, espalhadas pelo país, oferecem não apenas o único meio de acesso a bens e consumos para essa população, como também uma oportunidade importante de geração de renda. Todavia, os empreendedores dessas lojas enfrentam uma cadeia de suprimentos muito ineficiente. Eles precisam enfrentar longas distâncias para adquirir os produtos e comprar grandes quantidades para reduzir o preço. Isso os leva a ter um estoque inadequado a desperdiçar produtos e a ter altos custos de transporte.
Além de tudo, enfrentam a falta de crédito, que não permite que eles invistam em seus empreendimentos e o baixo nível de escolaridade, que também compromete seriamente o sucesso de seus empreendimentos.
Foi diante desse cenário dificuldade pela falta de crédito, baixa escolaridade e ineficiência da cadeia de suprimentos que surgiu o Mi Tienda, um negócio criado em 1998 para oferecer suprimentos (alimentos, remédios, produtos de limpeza e higiene pessoal, ração de animais, entre outros) a preços competitivos, entregues porta a porta. Oferece também linhas de crédito especiais, capacitação em gestão e financiamento para modernização das instalações. Mi Tienda oferece capacitação e consultoria, além de financiamento para modernização das instalações, às lojas credenciadas no seu programa de fidelidade. Essas lojas têm apresentado aumento médio de quase 100% no valor das encomendas. A expansão rápida no começo das operações permitiu economias de escala na compra dos produtos.
Os números são impressionantes, mais de 6 mil clientes são atendidos semanalmente, dentre eles, 743 lojas credenciadas que recebem capacitação e financiamento para modernização. As vendas ao longo de 2011 foram de US$ 10 milhões. Os lojistas economizam tempo e têm menos desperdício de estoque. Conseguem vender maior variedade de produtos, beneficiando a eles e seus clientes, que dependem desse canal para ter acesso
No Brasil, algumas regiões ainda enfrentam sérios problemas no que se refere à cadeia de suprimento, logo, as oportunidades de empreendedorismo nesse segmento ainda estão livres. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.
Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.
A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.
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