É um fato que a educação pública de qualidade ainda é um desafio colossal para muitos países. No Quênia a situação não é tão diferente, é tanto que as vagas ofertadas não chegam a ser suficientes para os estudantes, além disso, 45% das aulas são perdidas por faltas dos professores, quando estes aparecem as aulas duram, em média, 90 minutos por dia. Mesmo quando se consegue uma vaga na rede pública, os pais se responsabilizam por financiar materiais do cotidiano escolar e uniforme.
Uma das poucas opções que o país dispõe é o acesso ao ensino privado de baixo custo, mas que em geral também enfrenta grandes desafios quanto à qualidade.
Foi para enfrentar essas dificuldades que nasceu a Bridge International Academies, um negócio de impacto social fundado por três americanos que objetiva oferecer uma educação de baixo custo e alta qualidade. O modelo de negócio é conhecido como “Escola em uma caixa”, em que a empresa elabora construção do espaço, faz a grade curricular de ensino, forma os professores, ou seja, padroniza o ensino para obter a máxima eficiência possível. A taxa cobrada é de US$ 5 dólares por mês.
Em 5 anos, mais de 300 escolas já foram instaladas no país, mais de 95 mil alunos estão matriculados, sendo que estes apresentam desempenho superior de até 100% quando comparados aos da rede pública no que se refere a leitura. A meta é conseguir 2 milhões de estudantes até 2018.
No Brasil, não possuímos uma demanda igual ao do Quênia, todavia, a educação vive um momento de transformação, com a incorporação de tecnologias e formas adaptativas de ensino, é um campo frutífero para o empreendedor se aventurar. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.
Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.
A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.
|