No Brasil, o problema na área de habitação é muito grave. Milhões de famílias estão excluídas e não têm acesso à moradia digna. No total, são 5,4 milhões famílias vivendo em moradias precárias, sendo 4,5 milhões em áreas urbanas e 860 mil em áreas rurais. A falta de infraestrutura adequada, o contato com água contaminada, aberturas nas paredes, assim como muitas pessoas morando na mesma casa, podem ocasionar problemas de saúde, como doenças de pele, leptospirose, dengue, diarréia, entre outras. Cerca de 43% da população brasileira hoje ainda não tem acesso à saneamento básico e 15% não conta com abastecimento de água.
Além disso, 82% da população das classes D e E diz sentir necessidade de alguma reforma em suas casas para viver com mais qualidade de vida. Porém, na prática, apenas 31% gasta com material de construção e serviços na área. O principal motivo que leva as pessoas a não reformarem suas casas é a falta de acesso ao crédito, vez que muitas casas encontram-se localizadas em terrenos irregulares.
Foi para sanar esse problema que o empreendedor Fernando Assad, o especialista em urbanização de favelas Marcelo Zarzuela e o arquiteto Igiano Lima, se juntaram para criar o Vivenda, um programa que fornece “kits reformas habitacionais” para moradores de favelas urbanas de forma simples e rápida. Os kits foram estruturados para diminuir o nível de insalubridade das moradias e aumentar sua qualidade estética. Possuem o valor de 1.5 a 4 mil reais, podendo ser parcelado em até 12 vezes e são entregues em até 15 dias após a contratação.
Em apenas um ano desde a sua criação, protótipos já foram realizados, a empresa começou a faturar e recebeu investimentos para escalar sua operação. Até o final de 2013, 40 famílias já haviam sido beneficiadas.
No Brasil, a questão habitacional é uma das maiores demanda da população, representando um verdadeiro campo frutífero para as atividades empreendedoras sociais. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.
Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.
A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.
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