Mais de 200 milhões de pessoas no mundo possuem diabetes. Segundo a OMS, a expectativa é que o número dobre até o final de 2030. No México, especificamente, entre 12% e 14% das pessoas possuem diabetes, isto corresponde a aproximadamente 16 milhões de pessoas. Além disso, a doença é conhecida como a “doença dos ricos” porque as alternativas existentes de cuidados médicos são caras, inconvenientes e longe de acessíveis para 90% da população. Quando as pessoas não podem recorrer ao atendimento privado, buscam o público onde esperam, em média, 5 horas para serem atendidos.
Foi diante dessa realidade que Javier Lozano viu a oportunidade de empreender e impactar socialmente o seu país. Quando mais jovem, Javier morou em uma comunidade nativa do México e viu muitas pessoas morrerem por falta de cuidados médicos e diagnósticos. Sua mãe é diabética e portanto ele sabe como é difícil conviver com a doença.
A inquietude para resolver o problema resultou na Clínicas Del Azúcar, uma clínica de baixo custo especializada em diabetes. O objetivo era criar uma parada única para todos os cuidados e serviços que pessoas com diabete ou risco de diabetes precisam, o famoso “One-Stop-Shop”. Nesse espaço as pessoas possuem acesso a consultas, medicamentos, laboratórios e palestras sobre a doença. Além disso, foram criados 3 pacotes diferentes de custos e serviços: pacote preventivo: anuidade por 1790 pesos (~136 USD); pacote integral: anuidade por 3240 pesos (~247 USD); pacote integral plus: anuidade por 3900 pesos (~297 USD).
Os resultados do negócio são impressionantes. A primeira clínica, aberta em 2011 na periferia de Monterrey, teve adesão de 400 pacientes nos primeiros 2 meses. Para 95% desses pacientes, foi a primeira vez que tiveram acesso a cuidados especializados para diabetes. O modelo economiza aos pacientes em torno de 15 consultas, e reduz o custo do atendimento em 70%. Para o paciente, a chance de desenvolver complicações em função da diabete cai pela metade.
No Brasil, cerca de 10% da população sofre com diabetes, esse número representa quase 20 milhões de brasileiros, o SUS constitui a única via de acesso para quase 70% da nossa população, que tanto sofre com as longas filas no sistema público e com os preços abusivos no sistema privado. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.
Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.
A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.
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