Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AS MOEDAS DE 5 CENTAVOS
Lasana Lukata

Tiradentes foi traído em vida e continua sendo traído em morte. Onde? Na pequena Vila Tiradentes de São João do Meriti.

Com o passar do tempo, certos feitos, tidos como grandes feitos, vão perdendo a sua grandiosidade. Seja de uma forma ou de outra.

Hoje o feriado de Tiradentes já dá carona à Brasília e Tancredo Neves. Quem mais virá? Por favor, quando Lasana Lukata morrer, só declararei a sua morte no dia 21 de abril. Ele Também quer pegar carona.

Mas quem leu “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, vê que no capítulo XXI, o almocreve salva Brás Cubas de sérias contusões, quiçá a vida. Brás Cubas resolve lhe dar três das 5 moedas de ouro que tinha, mas no pequeno tempo de ir ao alforjes, viu ser a gratificação excessiva. Decidiu dar uma, mas acabou dando mesmo foi uma de prata e partiu. Enquanto se distanciava, concluiu ao perceber no bolso do colete moedas de cobre, que deveria ter dado os vinténs ao almocreve.

Tiradentes foi traído em vida por José Silvério dos Reis e vem sendo em morte por Brás Cubas. Quem lembra de um joguinho de capas de pano ou plástico que as mulheres vendiam antigamente de porta em porta? Era um joguinho de três peças que não era vendido separado. Vinha com uma capa para liquidificador, botijão e filtro. Pois São João de Meriti possuía o seu joguinho, não de pano, nem de plástico, mas um joguinho histórico: Grupo Escolar Tiradentes, minha primeira escola; o bairro Vila Tiradentes e a Estrada de Minas.

Mas apareceu um Brás Cubas por aqui também e começou a avaliar que o sacrifício de Tiradentes não foi lá grande coisa, não merecendo moedas de ouro e o G. E. Tiradentes deixou de ter esse nome e passou ser chamado de Alzira dos Santos Silva.

Depois veio outro Brás Cubas e viu que não era nada mesmo o feito do Joaquim da Silva Xavier, então para quê moeda de prata? Trocou o nome da Estrada de Minas para Avenida Getúlio de Moura e só ficou o solitário nome de Bairro Vila Tiradentes, no valor de uns vinténs de cobre.
Havia forma e poesia em Grupo Escolar Tiradentes, Vila Tiradentes, Estrada de Minas, mas que forma há em Vila Tiradentes e Getúlio de Moura? Vila Tiradentes e Alzira dos Santos Silva? Meus respeitos às mulheres, mas não combina!

A Política precisa saber que as palavras não estão soltas no ar por mais distantes que estejam geograficamente. Poeticamente estão combinas como as Três Marias. Nossos índios não nomearam em vão: Itinga, Tinguá e Tanguá; Turiaçu, Iguaçu, Cabuçu; Icaraí, Andaraí, Bracuí. Quem tem ouvidos ouça!

No entanto um político surdo trocou Itinga por Éden, deformando o joguinho, Itinga, Tinguá e Tanguá. Só pode ser um Brás Cubas!

Menos mal a coisa estar apenas na terra, mas a qualquer instante se desloca para o céu, se aparecer um vereador-astrônomo para mudar o nome das Três Marias para Duas Marias e Izildinha, porque a mãe dele se chama Izildinha. E aberta a porta da vaidade celeste, pode vir um segundo e trocar Duas Marias e Izildinha para Uma Maria, Izildinha e Aline, porque a amante se chama Aline.

Tiradentes na minha infância era nota de 5000 (Cinco mil cruzeiros); veio um Brás Cubas e o jogou para 5 cruzeiros novos; depois veio outro Brás Cubas e Tiradentes, o Mártir da Independência, é hoje moedinhas de 5 centavos, perto dos bueiros do bairro onde nasci.

Confesso, não entendo o mundo das moedas: Tiradentes é moedinha de 5 e D. Pedro I de 10 centavos. Quem dá a vida, vale menos.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 59429


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Caballo-Marino Lasana Lukata
Crônicas Governo rosa: uma anilina no salário Lasana Lukata
Poesias O Rei da Pérsia Lasana Lukata
Crônicas Os 30 inocentes de Pagliarin Lasana Lukata
Crônicas Tudo, Menos Ovo Lasana Lukata
Cartas O MADRASTIO DO SESC DE SÃO JOÃO DE MERITI Lasana Lukata
Poesias Tarde em S Lasana Lukata
Crônicas No mundo tereis aviões... Lasana Lukata
Crônicas O MAL DE SALOMÃO Lasana Lukata
Crônicas Um Rabo de Palha na ALAM Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
MORTE, O PARADOXO DIVINO DA VIDA - Pedro Paulo Rodrigues Cardoso de Melo 59847 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59804 Visitas
Senhora da Escuridão - Maria 59759 Visitas
🔵 Uma noite em Las Vegas - Rafael da Silva Claro 59757 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 59743 Visitas
À Bahia - Aldo Moraes 59719 Visitas
Decadência - Marcos Loures 59693 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59674 Visitas
Coragem, levanta! - Maria 59667 Visitas
🔴 A volta do ébrio - Rafael da Silva Claro 59657 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última