Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Experiência com o Positivo Stilo One
Vander Roberto

Eu procurava um sistema para o Positivo Stilo One XC5631 com processador Intel Pentium Quad-Core. É um 64 bits e 4 GB de RAM, usa cartão de memória e dissipador de calor. Este notebook é muito ruim.

Qual o problema? Esta máquina esquenta demais com a fonte e quando conecta uma caixa de som na unidade USB aí a temperatura sobe e a tela congela ou tem um apagão do nada. A parte esquerda da máquina aquece depressa e a refrigeração é muito baixa. Não adianta cooler externo.

A máquina veio com Windows e substitui por um Linux pois o computador ficava lento. Experimentei algumas distros Linux e fui notando que a interface gráfica faz toda diferença. Se o sistema sobe com mais de 1 GB de RAM, o hardware aquece e ocorre o congelamento após um hora de uso.

A saída foi usar o Sparky Linux Minimal Gui (não confundir com Cli) que usa Openbox. Foi a distro que melhor compatibilizou com o hardware tendo um menor congelamento de tela. Esqueça abrir 3 abas no navegador ou usar GNOME, KDE ou Cinnamon como interface.

O hardware é muito limitado e garimpar distros leves poderá dar uma sobrevida para esta máquina. No caso, o Sparky não resolveu o problema total, há uma limitação de hardware, ao menos diminuiu os congelamentos constantes.

Uma boa dica é evitar trabalhar com diversos programas abertos. O hardware parece aquecer bem mais depressa que o comum. Esta máquina não é indicada para quem pretende mexer com GIMP, Photoshop, Corel e etc. Evite usá-lo em dias muito quentes.

Adquiri esta máquina para estudo da Pós. Fazer um trabalho, ler um PDF, escrever uns textos, mandar e-mail, navegar em sites eram as metas. O uso para vídeos e lives não é recomendado pois dependendo o tempo, ele aquece e congela do nada.

Testei usá-lo sem nada conectado permanentemente na unidade USB como mouse sem fio. Ele também trava menos, ou seja, é touchpad direto e dominar o uso é fundamental para aquecer menos a máquina.

A conclusão que chego é que este tipo de notebook é para emergência extrema e não recomendável para ser colocado em produção. Quem precisa usá-lo por horas terá problemas. Ideal possuir um PC para trabalho e opte por montá-lo.

No caso indico PC com 16 GB de RAM e SSD tendo farta quantidade de USB. Se você pretende fazer lives usando duas ou três telas simultâneas, ideal é não economizar investindo em PC com 32 GB de RAM. Nos próximos 15 anos você não precisará de máquina nova.

A ideia é pensar no ponto futuro, então, quando for comprar máquina, pense como poderá ser a tecnologia daqui dez anos pelo menos. Tendo 32 GB já é um ótimo cenário para trabalhar com máquina parruda lá frente.

Faça manutenção pelo menos a cada 3 meses, deixe o sistema atualizado diariamente, use Firewall, atualize para versões mais recentes. Siga as normas de segurança e estude o sistema que está instalado.

No meu caso, eu tive uma péssima experiência com o Positivo Stilo One e não pretendo adquirir mais produtos desta empresa. É melhor ficar sem uma máquina optando por juntar grana e investir potencialmente em coisa que presta. Pense nisto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54753


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits Vander Roberto
Artigos Já estudou Filosofia da História hoje? Vander Roberto
Artigos O estudo da História é vital para não ser escravizado Vander Roberto
Artigos Análise da obra: "História do Brasil: uma interpretação" Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl nº 2 - Junho/2024 Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 Vander Roberto
Artigos A conquista da Atalanta e a resiliência Vander Roberto
Artigos Plano de Recuperação de Desastres Vander Roberto
Artigos Experiência com o Positivo Stilo One Vander Roberto
Artigos Paulista Sub-23 de 2024 Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 142.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Amores! - 54782 Visitas
Delícias da festa junina - Ivone Boechat 54781 Visitas
DIVINO SER - Ivan de Oliveira Melo 54780 Visitas
eu sei quem sou - 54778 Visitas
Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 - Vander Roberto 54778 Visitas
Dores da paixão - Ivone Boechat 54777 Visitas
Desabafo - 54776 Visitas
Leite com Pimenta - Rafael da Silva Claro 54771 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 54770 Visitas
A força do recomeço de empresários atingidos pelas enchentes - Isnar Amaral 54770 Visitas

Páginas: Próxima Última