Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tudo, Menos Ovo
Lasana Lukata



O avô com a neta no colo murmurou, recordando… Tudo, Menos Ovo.

- O que é Tudo, Menos Ovo?!

- Tudo, Menos Ovo? Bem… É uma filosofia de vida. Praticada por muitos nessa vida minha netinha. No quartel Vô era conhecido como 25 e meu amigo como 74. Era um dia de primavera e eu estava de serviço na Marinha quando 74, cabo cozinheiro, passou no seu opala para casa. Daí a pouco chegou uma ligação dos fuzileiros do portão da guarda para o oficial de serviço, dizendo que havia gatos no opala de 74. Gato é gíria marinheira e significa furto. O oficial mandou 74 retornar e quando fez menção de entrar no carro e pegar os gatos, o oficial de uniforme branco, interrompi rapidamente: Meu chefe! Meu chefe! Ô meu chefe! Não entre nesse opala sujo, não é preciso se sujar, deixe que eu entre! E já foi entrando. O oficial afastou-se, lisonjeado, deixando a inspeção com 25 e foi para a sala de estado. Lanterna acesa, verificando tudo, de repente saltei do opala com duas plaquetas de ovos. Aqui, chefe! Duas plaquetas de ovos que esse descarado estava levando pra casa! Mas, oh, ele diz que é para fazer o bolo de aniversário da filha dele!

- Ô cabo, você não tem dinheiro para comprar duas plaquetas de ovos para o aniversário da sua filha?

- Tá brabo, tenente! Um cabo ganha pouco… O senhor sabe!

De fato houve um tempo na Marinha em que um cabo ganhava menos que um policial militar. Muitos cabos
saíram da Marinha nesse tempo. Houve esse tempo na Marinha.

- Mas duas plaquetas de ovos?! Olha, só não vou lhe prender porque é aniversário da sua filha; some daqui antes que eu me arrependa! 25, pode liberá-lo. E lá se foi o 74 em seu opala rebaixado. Depois que um oficial faz inspeção num carro quem é louco de pará-lo? A Marinha ainda é dos oficiais. Já não é tanto porque se um oficial chama um marujo de “viado” paga danos morais, mas ainda é dos oficiais e 25 e os fuzileiros sabiam muito bem disso; que ainda em muitos casos, dez irracionalidades de um oficial valem mais que mil razões de um soldado. E dizem que a autoridade repousa sobre a razão, mas que razão é essa que coa o mosquito e engole o camelo? Condena três reais e absolve milhões? E quando condena o camelo absolve o elefante?

Tempos depois, 25, já aposentado, o genro chegou falando de um 1º sargento, sargentão cozinheiro que estava comandando o rancho: Quem for pego roubando vai preso, expulso e antes de sair vai se encontrar comigo…

Curioso, 25 perguntou ao genro: como é o nome dele?!

- Sidiney, mas o chamam de 74!

- 74?! Então você vai chegar perto dele e dizer apenas isso: Tudo, menos ovo! E vai embora.

Assim fez o genro de 25 e mais tarde o sargento foi atrás dele e perguntou o porquê da frase: Tudo, menos ovo!

- Sou o genro do 25!

O sargento tirou o quepe e o genro ficou sabendo que na noite do aniversário ao chegar a casa, cercada pelas amiguinhas, a filha logo perguntou se ia ter de tudo na festa dela. E papai 74, de testa franzida, disse: Tudo, menos ovo! E da mala do carro foi tirando carne seca, contrafilé, refrigerantes, Balatines, Contreau, lagosta, coelho ao vinho… Tudo, Menos Ovo.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 52856


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LASANA LUKATA
Artigos Pagliarin e a Língua Portuguesa LASANA LUKATA
Ensaios prudentes como as serpentes, simples como as pombas LASANA LUKATA
Ensaios Rodas emperradas LASANA LUKATA
Artigos A emoção nos peitos de Olenka LASANA LUKATA
Crônicas Fanini, Juanribe Pagliarin, Guilhermino Cunha e Cia. LASANA LUKATA
Crônicas De mãos vazias LASANA LUKATA
Crônicas Jato Sólido LASANA LUKATA
Crônicas A estufa não está vazia LASANA LUKATA
Crônicas Tony Maneiro: O vampiro de Meriti Lasana Lukata

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55080 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55028 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última