Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os 30 inocentes de Pagliarin
Lasana Lukata


Não faz muito tempo que o rádio da vizinha estava alto e ouvi uma pregação de um pastor cujo nome é Juanribe Pagliarin. O título da pregação era: “a vida de Sansão”, Baseada no livro de juízes capítulo 14, 7...

Tive que parar de estudar. Afetou a minha concentração, mas se a gente reclamar vão dizer que é o diabo tentando parar a obra de Deus. Não se trata de diabo, mas de respeito ao vizinho.

De repente ouvi Pagliarin apontar falhas em Sansão A tese do pastor era de que Sansão estava desviado. Mesmo assim continuei a ouvir porque na minha adolescência Sansão era o meu desenho preferido. Eu arrancava as mangas das camisas para ficar igual ele. Pelo menos nas roupas que no corpo eu era uma caveirinha.

Segundo Pagliarin, Sansão estava desviado porque casou com uma das filhas dos filisteus; achegou-se a um cadáver e propôs um enigma aos 30 filisteus que estavam com ele no casamento: Eu vos darei um enigma a adivinhar, e, se nos sete dias das bodas mo declarardes e descobrirdes, vos darei trinta lençóis e trinta mudas de vestes. E, se mo não puderdes declarar, vós me dareis a mim os trinta lençóis e as trinta mudas de vestes. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a adivinhar, para que o ouçamos. Os filisteus aceitaram, mas não conseguiram dar a resposta ao enigma: “do comedor saiu comida; doçura saiu do forte”. Já era o terceiro dia sem resposta quando resolveram ameaçar a mulher de Sansão para que ela descobrisse a resposta junto a Sansão e dissesse a eles (conf. O versículo15). A mulher conseguiu, Sansão declarou: é o leão. E a mulher contou aos filisteus e no sétimo dia eles responderam a Sansão que a resposta do enigma era o Leão. Sansão demonstrou que havia sido traído pela mulher: “Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma”.

Descoberto o enigma, pastor Juanribe Pagliarin em seu sermão começa a dizer sobre Sansão que: “Ele ficou irado, foi até um povo vizinho lá e matou 30 homens para roubar 30 vestidos e 30 mudas de vestes... E agora ele mata 30 inocentes que não tem nada a ver com a história de tão furioso que ele ficou e pagou a aposta”. Foi nessa parte do sermão que me nasceu a pergunta: 30 inocentes?! Só se for do ponto de vista de Pagliarin! Porque não é isso o que se depreende do texto e do contexto. O capítulo 14, 4 é de uma clareza que Deus buscava ocasião contra os filisteus para libertar os hebreus, mas em sua pregação Pagliarin omite esse versículo que é fundamental para entendermos como Israel (os Hebreus) se encontravam: dominados, escravizados. E como é que os filisteus dominavam? Com muita cautela a ponto de em Israel não poder haver a profissão de ferreiro que era para eles não fazerem espadas ou lanças, tanto que mais tarde, já
na monarquia, no reinado de Saul, quando ele escolheu três mil homens para guerrear contra os filsiteus, só havia duas espadas, a de Saul e a do seu filho, Jônatas. Confira-se I Samuel 13,1-2; 19-22: “Então, Saul escolheu para si três mil homens de Israel; e estavam com Saul dois mil em Micmás e na montanha de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim; e despediu o resto do povo, cada um para sua casa.”; “E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança. Pelo que todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha, e a sua enxada, e o seu machado, e o seu sacho. Tinham, porém, limas adentadas para os seus sachos, e para as suas enxadas, e para as forquinhas de três dentes, e para os machados, e para consertar as aguilhadas. E sucedeu que, no dia da peleja, se não achou nem espada, nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; porém acharam-se com Saul e com Jônatas, seu filho.”

Veja-se que o endurecimento de Sansão, insistindo em casar com uma filistéia não vinha do próprio Sansão, mas do Senhor. Sansão poderia estar desviado por outros motivos, não este. Então qual é problema que se apresenta aqui? É que Pagliarin trouxe consigo uma tese pronta, não respeitando a tese do capítulo 14 do livro de juízes, que existe. Creio que ele faz isso não por vaidade, mas por ignorância ou despreparo. Creio mais no despreparo porque Pagliarin, sendo oriundo das áreas de publicidade e propaganda e advocacia, sabe usar com louvor esses recursos, mas, limita-se ao não usar a interdisciplinaridade. Faltou-lhe a visão da História para olhar o fenômeno em sua inteireza.
Além do versículo 4, Pagliarin omitiu outro versículo vital que desmonta a tese dos 30 inocentes que é o versículo 19 do mesmo capítulo acima: “Então, o Espírito do SENHOR tão possantemente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens, e tomou as suas vestes, e deu as mudas de vestes aos que declararam o enigma...”

Ora, como Sansão matou 30 inocentes se o Espírito do Senhor foi quem se apossou dele? Acaso Deus mata inocente? E eram 30 inocentes de fato? O que diz o texto é que Sansão desceu aos ascalonitas e deles matou 30 homens. E quem eram os ascalonitas? Tudo menos inocentes, porque Ascalom era uma das 5 principais cidades dos opressores filisteus a saber: Gaza, Asdode, Ascalom, Gate e Ecrom.

Quando pastor Pagliarin diz no sermão que Sansão matou 30 inocentes que não tinham nada a ver com a história, é bem o inverso, tinham sim. Não tinham a ver com a Micro-História da aposta de Sansão com aqueles 30 filisteus, mas tinham a ver com a Macro-História de domínio e opressão que o povo filisteu exercia sobre o povo de Israel: “não sabia que os filisteus dominam sobre nós? (Juízes 15:11)” A fala desse versículo é de um hebreu oprimido. Sansão matou, na verdade, 30 opressores. E sansão só matou os 30 porque o Espírito do Senhor se apoderou dele. Quem não gostar dessa crônica vai se queixar a Deus.




•     O Sermão de Pagliarin pode ser ouvido neste endereço http://www.mediafire.com/?iooyjmwjndw


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 53020


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LASANA LUKATA
Artigos Pagliarin e a Língua Portuguesa LASANA LUKATA
Ensaios prudentes como as serpentes, simples como as pombas LASANA LUKATA
Ensaios Rodas emperradas LASANA LUKATA
Artigos A emoção nos peitos de Olenka LASANA LUKATA
Crônicas Fanini, Juanribe Pagliarin, Guilhermino Cunha e Cia. LASANA LUKATA
Crônicas De mãos vazias LASANA LUKATA
Crônicas Jato Sólido LASANA LUKATA
Crônicas A estufa não está vazia LASANA LUKATA
Crônicas Tony Maneiro: O vampiro de Meriti Lasana Lukata

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54793 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54764 Visitas

Páginas: Próxima Última