Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Unção do Santo
J. C. Philpot


Título original: The Unction of the Holy One

Por J. C. Philpot (1802-1869)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

"Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento." (1 João 2:20)
A vida de João, o discípulo amado, foi prolongada para um período muito tardio; e vemos a sabedoria e a bondade de Deus, prolongando assim a sua vida, para que ele pudesse ser um baluarte permanente contra os erros e heresias que transbordavam na Igreja Primitiva.
Quando o Senhor da vida e da glória estava sobre a terra, toda a malícia de Satanás estava contra ele; mas quando, de acordo com o propósito e conselho de Deus, Satanás colocou no coração de Judas o trazer a Cristo nas mãos dos judeus, e o Filho de Deus foi cravado no madeiro maldito (porque Satanás foi ultrapassado por sua própria invenção) e quando Jesus subiu ao céu, todo o poder de Satanás se voltou contra os seus discípulos. Quando não conseguiu tocar a Cabeça, apontou as flechas para os membros; e logo que o Senhor derramou sobre a igreja o dom do Espírito Santo em grande medida no dia de Pentecostes, Satanás imediatamente introduziu todo tipo de erro e heresia para perseguir a Igreja.
Agora, pela bondosa providência de Deus, a vida de João foi prolongada para prestar testemunho contra esses erros e heresias; e assim este abençoado apóstolo era um testemunho permanente contra os erros que vieram como um dilúvio.
No capítulo do qual o texto é tirado, João dirige-se à Igreja de Deus, dividida em três classes distintas. Há os fracos, a quem ele chama de "crianças pequenas". Há aqueles que estão estabelecidos na vida divina através de exercícios, provações, tentações e através de bênçãos correspondentes; estes ele chama de "jovens". E há aqueles cujas vidas estão à beira da eternidade, que receberam muitos testemunhos da bondade de Deus, tornando-se assim "pais".
Falando, então, à Igreja de Deus assim composta, ele tinha em mente aqueles sedutores e hereges que tinham entrado na igreja. Ele diz: "Filhinhos, é a última hora" (isto é, a última dispensação), e como ouviram que o anticristo virá, ainda há muitos anticristos. Eles tinham ouvido falar do "anticristo", e eles supunham que ao falar em "anticristo" era alguma pessoa solitária; o homem de pecado que estava para se levantar. "Não", diz o apóstolo, "há muitos anticristos". Todos os que se opõem a Cristo, todos os que negam a história de sua Pessoa, a eficácia de sua obra e o poder de seu sangue, estes são anticristos, porque são todos contra Cristo.
Ora, estes anticristos estavam anteriormente entre eles, sendo membros de suas igrejas, e andando, aparentemente, em comunhão cristã. O apóstolo, portanto, diz: "Eles saíram de nós, mas eles não eram dos nossos". Eles não podiam receber o amor da verdade porque seus corações secretamente odiavam. Eles não podiam suportar a experiência cristã, porque não a possuíam, nem podiam se submeter aos preceitos do evangelho e à disciplina cristã, porque suas afeições eram direcionadas para o mundo. A verdade de Deus, a pura verdade, não se adequava às suas mentes impuras e corruptas; assim eles saíram da igreja, separaram-se e abandonaram a comunhão e a comunidade dos fiéis; pois "se tivessem sido dos nossos", de coração e alma, unidos nos laços do Espírito, em verdadeira união e comunhão espirituais, teriam continuado conosco; mas saíram, para que se manifestasse que não eram dos nossos." Separar-se da companhia do povo de Deus é um testemunho de que tais pessoas não são do povo de Deus, e manifestam que nunca estiveram de coração e alma unidas com a família de Deus quando se retiraram dela.
Mas o apóstolo aqui, em vez inferir, "Como é que veio a ser de outra forma com você?" O que lhe preservou fiel quando os outros se mostraram infiéis? O que lhe manteve ainda inclinado e olhando para um Emanuel crucificado, quando outros pisotearam o seu sangue e se voltaram para os ídolos? Foi a sua própria sabedoria, a sua própria capacidade, justiça e força? Não; não foi! "Mas você tem a unção do Santo, e você sabe todas as coisas." Isto é o que ele infere: "Você tem a unção do Santo". É o que lhe manteve, é o que lhe ensinou. "Filhinhos, moços e pais, vocês têm a unção do Santo", e por essa unção "vocês conhecem todas as coisas".
Com a bênção de Deus, então, esforçar-me-ei para retomar as palavras do texto que estão diante de mim,
I. O que é ter a unção do Santo.
II. Como, por virtude dessa unção do Santo, conhecemos todas as coisas.
I. O que é ter a unção do Santo. Vejamos a figura simples contida no texto. Unção significa literalmente o ato de ungir. "E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei." (versículo 27). Tem provavelmente alguma referência ao óleo ou unguento que naqueles países quentes era empregado para ungir o corpo, e mantê-lo em saúde. Mas, além disso, há uma referência ao que lemos em Êxodo 30: 22-33, onde Deus ordenou a Moisés que fizesse um azeite de unção sagrado pelo qual o tabernáculo e todos os vasos nele contido fossem consagrados; prefigurando a unção especial do Espírito Santo nos corações e consciências do povo de Deus. De modo que, como nenhum vaso do tabernáculo era santo até que fosse ungido com o óleo consagrado, também nenhuma alma é santa até que tenha recebido a unção do Santo. Nenhuma oração, nenhum louvor, nenhum serviço nenhum sacrifício, nenhuma ordenança pode ser santa a menos que seja tocada com esta unção pura - a unção divina do Espírito Santo.
Agora há uma adequação divina e figura peculiar aqui -
1. O óleo é de uma natureza suavizante. É aplicado ao corpo para suavizá-lo e amaciá-lo. Assim, espiritualmente, a unção do Espírito Santo torna a consciência sensível. Onde quer que a unção venha, tira o coração de pedra e dá um coração de carne. Ela remove a impenitência, a incredulidade, a obstinação, a perversidade, a autojustiça e a presunção; suaviza e amacia e torna o coração e a consciência sensível, para cair sob o poder da verdade.
Até que o Espírito Santo, por suas operações sagradas sobre o coração de um homem, o suavize desta maneira, a verdade nunca cai com qualquer peso ou poder sobre ele. E esta é a razão pela qual centenas ouvem a verdade sem qualquer efeito; não sendo ungido com esta unção do alto, o coração de pedra não é tirado, e permanece o coração mau da incredulidade que rejeita a verdade solene de Deus.
Mas, quando o Espírito Santo traz o secreto, misterioso e invisível, mas poderoso óleo de unção da graça no coração, ele recebe a verdade como de Deus; e a verdade assim vinda de Deus penetra na alma. A lei soa suas maldições; mas nunca tocam na consciência até que a unção do Espírito a penetre. O evangelho traz suas bênçãos; mas sem esta unção elas nunca vêm com sabor e poder na alma. Cristo é falado na Escritura como sendo para alguns "a raiz de uma terra seca - ele não tem forma nem beleza, e quando o vemos, não há beleza que desejemos nele" (Isaías 53: 2). E por que é assim, senão pela falta desta unção do Espírito Santo.
Onde quer que a unção esteja na consciência de um homem, ela sempre tornará essa consciência sensível. Para que, se você vir qualquer homem, qualquer profissão que ele faça, que seja ousado em moderação, presunçoso, e seguro de si, tenha certeza de que a unção do Espírito Santo ainda não tocou em seu coração; ele tem apenas um nome para viver enquanto está morto. Agora observe isto, nos homens e mulheres professantes, e nos ministros que ouviram, e vocês verão neles este espírito suave, terno e manso. Se isto é totalmente ausente, é porque a unção do Espírito Santo ainda não veio sobre eles.
2. Novamente, o óleo de unção é de natureza PENETRANTE. Quando o unguento ou óleo é esfregado em qualquer coisa ele penetra na substância. Não fica na superfície; penetra abaixo da superfície na própria substância daquilo em que foi aplicado. Assim, é espiritualmente com respeito à unção do Santo no coração e na consciência. No caso da maioria das pessoas que têm verdade no entendimento, mas não é trazida ao coração pelo poder divino - o efeito é superficial. Não há profundidade de experiência vital em seus corações; assim, eles se assemelham aos ouvintes pedregosos de quem lemos na parábola do semeador: "E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se." (Mt 13: 5,6). Em seu caso, a Palavra não tem, como uma espada de dois gumes, que perfure até a divisão da alma e do espírito, das articulações e da medula, nem se afundou em suas consciências a ponto de discernir os pensamentos e intenções de seu coração.
Mas a unção do Santo, o ensino interno e a operação do Espírito penetra em cada coração ao qual ele vem. Não se situa apenas na superfície; não muda apenas o credo; não altera apenas a vida exterior. Vai mais profundo do que credo, lábio, ou vida; ele afunda nas próprias raízes da consciência. Se sua religião nunca penetrou abaixo da superfície, ela não tem essa grande prova de ter vindo de Deus. A religião de Deus consiste na unção do Santo que vai abaixo da casca e da pele; que trabalha até o fundo do coração do homem e abre-o e coloca-o nu diante dos olhos daqueles com quem tem que lidar. É em virtude desta unção que nossos motivos secretos são revelados, e o orgulho, a justiça própria, a presunção, o egoísmo e toda a depravação que fermenta no coração de um homem são abertos. É pelos efeitos penetrantes desta luz divina e vida na alma de um homem que todos os funcionamentos secretos de seu coração são descobertos. Um homem nunca pode detestar-se no pó e na cinza, nunca abominar-se como o mais vil dos vis até que este óleo de unção secreta toque seu coração.
Ele ficará satisfeito com um nome para viver, com uma profissão vazia, até que este ensinamento de Deus o Espírito passe por cada manto e véu, e busque nos próprios órgãos vitais, de modo a afundar nas profundezas secretas do espírito de um homem. Ele nunca é absolutamente honesto com Deus ou com ele mesmo, até que a unção do Santo o faça ver a luz na luz de Deus.
3. Novamente, a unção, ou óleo é de uma natureza PROPAGADORA. Ele se difunde, como é chamado. Não se limita ao pequeno ponto em que cai, mas estende-se em todas as direções. Assim é com o ensinamento untuoso do Espírito Santo no coração de um homem. Ele se espalha através da alma. Portanto, o Senhor o compara ao fermento (Mt 13.33). Como funciona o fermento? É muito pequeno em si mesmo, um pequeno caroço; mas quando colocado na grande massa de farinha, ele se difunde através de cada parte dela; de modo que nem uma única migalha do pão fica sem ser afetada por ele.
Assim, onde quer que a unção do Santo toque o coração de um homem, ela se espalha, ampliando e estendendo suas operações. Comunica, assim, dons divinos e graças onde quer que venha. Ela confere e extrai a fé, e dá arrependimento e tristeza segundo Deus, causa autoaborrecimento secreto, separação do mundo, atrai as afeições para cima, torna o pecado odiado, e Jesus e sua salvação amados.
Agora, se você tivesse um filho, e estivesse muito ansioso por seu crescimento, você não gostaria de ver o braço e a perna da criança crescerem, e as outras partes do corpo permanecerem como estavam. Você não gostaria de ver sua cabeça crescendo muito mais rápido do que o corpo; você logo teria medo de que a criança morresse. E ainda assim você encontrará alguns professantes que crescem somente em uma coisa; eles nunca crescem em simplicidade, oração, espiritualidade, vigilância e mente celestial. Sua fé, se quisermos acreditar em suas próprias declarações, cresce muito, mas nunca vemos as outras graças e os frutos do Espírito crescerem neles. Mas, um crescimento tão monstruoso como este não é o crescimento do novo homem da graça. Que cresce igualmente em todas as suas partes, e cada membro tem uma proporção harmoniosa em relação ao restante.
Se a fé aumenta, a esperança e o amor crescem - e, quando a fé, a esperança e o amor crescem - a humildade, a espiritualidade e a simplicidade, a morte para o mundo e todas as demais graças e todos os demais frutos do Espírito crescem na mesma proporção.
Onde quer que a unção do Espírito Santo toque o coração de um homem, ela se difunde por toda a sua alma e o torna totalmente uma nova criatura. Ela dá novos motivos e comunica novos sentimentos; ela amplia e derrete o coração, espiritualiza e atrai as afeições para cima, e produz o que o apóstolo declara como os efeitos da união com Cristo: "Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura: as coisas velhas já passaram, eis que todas as coisas se tornaram novas." (2 Cor 5: 17).
Dessa santa unção João diz que ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira. Sem ela toda a nossa religião é uma bolha, e toda a nossa profissão é uma mentira; sem ela todas as nossas esperanças acabarão em desespero. Vejam, pois, vocês que temem ao Senhor, ou desejam temê-lo - se poderão encontrar algo desta unção do Santo em repouso no seu coração - qualquer secreto derretimento do seu espírito diante do Senhor, de afeição no seio de Jesus, qualquer sentimento avassalador e esmagador desse amor que transmite conhecimento; qualquer desejo interior de desfrutá-lo e deleitar-se inteira e unicamente nele.
Agora, esta unção do Santo será sentida apenas quando o Senhor, o Espírito, tem o prazer de trazê-la em sua alma. Pode ser senão uma vez por ano, uma vez por mês, ou uma vez por semana. Não há tempo fixado para isso ser dado; mas apenas em tal época e de tal maneira como Deus vê o ajuste. Mas, sempre que chegar ao coração, suas operações e efeitos serão os mesmos, os sentimentos que ela cria e os frutos que produzem serão os mesmos. Que misericórdia ter uma gota desta unção celestial! Desfrutar de um sentimento celestial! Provar a menor medida do amor de Cristo derramado no coração! Que misericórdia indizível é ter um toque, um vislumbre, um olhar, uma comunicação da plenitude daquele que preenche tudo em todos!
Isto santifica todas as nossas orações; isto santifica a pregação, santifica as ordenanças, nosso culto público, as pessoas, os sacrifícios, as ofertas de todos os adoradores espirituais; como eu leio: "Para que eu seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que a oferta dos gentios seja aceitável, santificada pelo Espírito Santo" (Romanos 15:16).
É a doce unção do Santo que une os corações do povo de Deus em laços indissolúveis de amor e carinho. Por esta unção do Santo, conhecemos a verdade, cremos na verdade, amamos a verdade e somos mantidos na verdade dia após dia e hora após hora. É esta a grande coisa que sua alma está ansiando e pressionando para desfrutar? Nos afundamentos secretos ou nos levantamentos secretos de seu espírito nas mais íntimas sensações do seu coração para com Deus, a unção do Santo, a unção divina do Espírito Santo é a coisa principal que você está procurando? Sem essa unção do Santo, não temos sentimentos ternos em relação a Jesus, nem desejos espirituais de conhecê-lo e poder de sua ressurreição; sem esta unção não temos nem um só sopro de oração, nem um suspiro espiritual ou anseio em nossa alma.
O povo do Senhor frequentemente anda num estado de trevas; por esta unção do Santo, eles são trazidos para a luz. Por esta unção do Santo, eles são sustentados sob aflições, perplexidades e tristezas. Por esta unção do Santo quando eles são injuriados eles não insultarão novamente. Por esta unção do Santo veem a mão de Deus em todo castigo, em toda providência, em toda provação, em cada dor e em todo fardo. Por esta unção do Santo podem suportar castigo com mansidão, e colocar a sua boca no pó, humilhando-se sob a poderosa mão de Deus.
Toda palavra boa, toda boa obra, todo pensamento gracioso, desejo santo e sentimento espiritual devemos a esta única coisa: a unção do Santo.
É uma coisa solene ter uma unção do Santo, e é uma coisa solene não tê-la. É uma coisa solene viver sob esta doce unção; mas que coisa solene é ter uma profissão religiosa e nada saber desta doce unção! Se no grande dia quando os únicos que serão salvos forem os que tiveram essa unção do Santo, onde estarão os milhares que tiveram apenas um nome para viver? Se isso é verdade, como é, onde estarão milhares no último dia, quando o Juiz vai sentar-se sobre o grande trono branco?
Mas, se a unção do Santo está sobre um homem, ele é um vaso consagrado de misericórdia; a ira, a justiça e a lei não podem tocá-lo; o óleo da unção está sobre ele, a bênção de Deus repousa sobre sua alma, e ele está seguramente escondido no oco da mão de Deus, da ira que está vindo sobre o mundo.
II. Vejamos agora como em virtude desta unção do Santo, nós conhecemos todas as coisas. E você sabe todas as coisas. O que o apóstolo quer dizer com isso? Quer dizer que eles realmente sabem todas as coisas, todos os domínios da ciência; todos os departamentos variados da arte? Oh não; o povo do Senhor é um povo muito pobre, e geralmente um povo muito ignorante em questões de conhecimento humano. Não; eles são ignorantes para a maior parte dos vários ramos do conhecimento humano. Não é sua província saber o que os eruditos deste mundo conhecem; pois tal conhecimento não é para seu conforto ou lucro espiritual. É uma misericórdia ignorar o que os sábios deste mundo consideram as únicas coisas que valem a pena ser conhecidas.
Nem significa que eles conhecem todos os mistérios do evangelho. Muitos do povo de Deus ignoram os pontos finos da divindade, e muitos professantes mortos no pecado e que vivem segundo o curso deste mundo são muito mais conhecedores da letra das Escrituras e do grande plano da salvação do que alguns dos pobres da verdadeira família de Deus.
Mas, por esta expressão podemos entender que eles sabem tudo o que é proveitoso, todas as coisas necessárias, como diz o apóstolo Pedro: "Todas as coisas que pertencem à vida e à piedade" (2 Pedro 1: 3). Quais são, então, algumas dessas coisas?
1. Eles se conhecem. O conhecimento de si mesmo é indispensável para a salvação. Se um homem não se conhece, não pode conhecer a Deus; se um homem não se conhece, não pode conhecer o Filho de Deus. Conhecer-nos e ver-nos nas verdadeiras cores como pobres, miseráveis, imundos, pecadores culpados, filhos perdidos, com um coração enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente corrupto, com uma natureza profundamente depravada, desamparada e sem esperança. Conhecer a nós mesmos pararia todo o tipo de jactância. Pararia de pensar em si mesmo melhor do que os outros, e eficazmente derrubaria toda a retidão da criatura, se um homem uma vez teve a unção do Santo em seu coração e consciência, fazendo-se conhecido para si mesmo.
Por esta unção do Santo, conhecemos nossa pecaminosidade, nossa terrível, desesperada e abominável pecaminosidade; por esta unção do Santo, conhecemos nossa hipocrisia, nossa terrível e desesperada hipocrisia; por esta unção do Santo, conhecemos a nossa obstinação, a nossa perversidade, a nossa alienação de Deus, a nossa prontidão para com o mal e a nossa terrível aversão ao bem; por esta unção do Santo, sabemos que merecemos a ira eterna de Deus, que por natureza estamos a uma distância infinita de sua pureza; que somos todos como uma coisa imunda, e que todas as nossas justiças são como trapos imundos.
Se um homem não está enraizado e fundamentado no conhecimento do eu, ele nunca pode ser enraizado e fundamentado no conhecimento de Cristo como um Salvador: "O Filho do homem veio para buscar e salvar o que estava perdido" (Lucas 19.10). Portanto, se uma pessoa não se conhece como perdida, nem geme, nem suspira por estar perdida, tudo o que Jesus é e tudo o que Jesus tem para os pobres pecadores perdidos está oculto aos seus olhos. Esta é a razão de haver tanta profissão sem possessão; tanto da letra sem o Espírito, tanta doutrina sem o poder.
Mas, quando somos ensinados pelo Espírito Santo a nos reconhecermos perdidos e arruinados, então queremos saber que há um Salvador, e um Salvador como esse pode nos salvar de nossa condição perdida. Não é de admirar que os homens desprezem a Pessoa de Cristo, não admira que eles neguem sua divindade eterna, subjugada; não admira que eles neguem a Filiação eterna de Jesus e a personalidade e operações de Deus o Espírito; não é de admirar que espezinhem o mistério divino da Trindade. Eles nunca se viram; eles nunca gemeram debaixo de uma carga de pecado; nunca tiveram um conhecimento de si mesmos em sua ruína e depravação.
(Nota do tradutor: Uma grande evidência bíblica desta verdade nós encontramos no relato do livro de Atos quanto ao que sucedeu quando não somente os apóstolos foram batizados pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes, mas uma grande multidão de cerca de três mil pessoas também se converteu pela operação do Espírito em suas mentes e corações, debaixo da pregação dos apóstolos.)
2. Nem podemos conhecer a pureza e a espiritualidade da santa LEI de Deus, senão por esta unção do Santo.
3. Nem podemos saber que as escrituras são verdadeiras, ou que Deus revelou sua mente e vontade nelas, exceto em virtude desta unção do Santo.
4. Nem podemos saber se há um JESUS, um Mediador divino, um Homem que é Deus conosco, senão em virtude desta unção do Santo. Podemos ter opiniões e noções corretas; podemos ter especulações flutuando no cérebro; senão pelas visões do Filho de Deus em seus sofrimentos e agonias que podemos ter pela unção do Santo. Ver a corrente de sangue expiatório do seu corpo sangrando, ver o seu manto glorioso de justiça, justificar e cobrir os pecados do seu povo, ver o Santo Mediador intercedendo à direita do Pai e ter a alma quebrantada na visão e no sentimento do mistério de Cristo como Deus e Salvador, nada mais que uma unção do Santo, o óleo da unção do Espírito Santo sobre o coração, pode nos dar esse conhecimento daquele que nos concede a vida eterna.
5. Nem podemos conhecer o PERDÃO de nossos pecados, senão em virtude desta unção do Santo. Não podemos saber que o sangue de Jesus Cristo purifica de todo pecado, senão em virtude da unção do Santo.
6. Nem podemos conhecer a liberdade do evangelho ou as doces manifestações do Senhor da vida e glória, nem podemos caminhar em liberdade, como Davi fala no Salmo 119:45, nem podemos desfrutar da doçura e bem-aventurança de um evangelho Libertador, senão por esta unção. Não podemos sair das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, da frieza para o calor, senão pela unção do Santo. Nem podemos saber qual é a graça de Deus, nem esta benevolência de um Pai terno, nem sua vigilância sobre os seus filhos como o Pai mais afetuoso, nem o derramamento do seu amor no coração, nem o testemunho interior do Espírito de adoção, que nos permite clamar, Abba, Pai, senão em virtude da unção do Santo.
7. Nem podemos saber o que é ter uma casa celestial, um porto de repouso e paz, uma mansão abençoada acima de onde as lágrimas são apagadas de todos as faces, senão em virtude desta unção. Quão necessário é, então, como é indispensável para uma alma que está à beira da eternidade, que é provada e perturbada à vista da morte e do juízo, saber que ela tem alguma unção do Santo que repousa em seu coração e consciência!
Mas, se ele tiver a unção do Santo, haverá frutos e efeitos, haverá alegria sagrada e desejos; o coração não será sempre estéril, escuro e infrutífero; não será sempre agarrado às coisas do tempo e do sentido. Haverá algo na alma distinto destas coisas como luz das trevas, e céu da terra. Haverá humildade, quebrantamento, ternura, contrição, espiritualidade afetiva como diferente do espírito do mundo, como Cristo de Belial. Essa unção do Santo que toca o coração e a consciência de um homem o tornará mais ou menos manifesto como uma nova criatura; tornará a religião espiritual mais ou menos o elemento em que sua alma vive e se move; ela o transformará, como diz o apóstolo, "na renovação de sua mente"; as coisas velhas passarão; sim, todas as coisas se tornarão novas; com ela é feliz; sem ela, é um miserável.
Com esta unção do Santo, tudo é simples, abençoado e claro; sem ela tudo é escuro, perplexo e confuso; com ela haverá um sabor na leitura das Escrituras, e elas serão mais doces para a alma do que o mel e o destilar dos favos; sem ela as Escrituras não são senão um enigma, um cansaço e um fardo. Com ela, a oração é doce e deliciosa para a alma - e a oração, a pregação e a audição são, igualmente, abençoadas; sem tudo isso é escuro e confuso; não sentimos a importância das coisas que estamos ouvindo e falando.
Com esta unção do Santo, as ordenanças de Deus são abençoadas; vemos uma grandeza e uma beleza na ordenança do batismo, e uma doçura na ordenança da Ceia do Senhor. Com esta unção do Santo, o povo de Deus é altamente valorizado como nossos principais companheiros; sem ela não nos importamos com eles, e sentimos como se preferíssemos sair de sua companhia do que entrar nela. Com ela as coisas eternas são grandes e preciosas, as únicas coisas que valem a pena buscar ou ter, sem ela as coisas eternas desaparecem, e as coisas do tempo e do sentido ocupam a mente - ela fica engajada no mundo e as realidades eternas ficam fora de vista.
Que diferença na alma de um homem quando tem essa unção e quando não a tem! Quando a unção repousa sobre o coração de um homem, faz uma mudança tão grande como quando o sol nasce e a noite desaparece; como quando a primavera chega e o inverno se vai. Agora você acha que sabe a diferença? Isso revela sua religião? Você tem essas mudanças interiores, essas alternâncias, escuridão e luz, verão e inverno, dia e noite, tempo de semente e colheita, frio e calor - estas são figuras da obra de Deus na alma. Nós precisamos de ambos. O trigo precisa do inverno, bem como da primavera e do verão. Precisamos da noite tanto quanto do dia; do sol tanto como da ausência dele. Assim, espiritualmente; precisamos da unção, e às vezes precisamos da retirada da unção, porque ficaríamos orgulhosos, como Deer fala: “O coração eleva os dons de Deus e torna a graça um laço."
Agora, se alguma vez sentiu em sua alma a menor gota desta unção, você será salvo. Os filhinhos a quem o apóstolo escreveu, dizendo: "os seus pecados são perdoados", eram apenas fracos, mas com essa unção tudo tinha chegado para cobrir seus pecados. Os mais débeis, portanto, os mais trêmulos, os mais duvidosos e os mais temidos, os mais exaltados, os mais autocondenados, se tiverem apenas a menor queda desta unção do Santo em suas almas, são pecadores perdoados e estarão com Cristo em glória.
Quando Moisés consagrou os utensílios no tabernáculo, não foi a quantidade do óleo da unção que ele colocou, que os santificou; se ele mergulhasse o dedo mínimo no óleo e apenas tocasse o vaso, era tão consagrado como se colocasse ambas as mãos no óleo da unção e esfregasse tudo. Assim, espiritualmente, o menor toque desta unção de Deus, o Espírito Santo sobre a consciência, a menor gota deste óleo santo, caindo do Espírito no coração, santifica-o e ajusta-o para o céu.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Artigos As Coisas Melhores que Acompanham a Salvação J. C. Philpot
Artigos Bálsamo de Gileade J. C. Philpot
Artigos Miséria do Homem e Misericórdia de Deus J. C. Philpot
Artigos A Provação pelo Fogo do Trabalho de cada Homem J. C. Philpot
Artigos O Poço e o Muro J. C. Philpot
Artigos A Unção do Santo J. C. Philpot
Artigos A Perda de Todas as Coisas por Causa de Cristo J. C. Philpot
Artigos A Palavra da Graça e Deus J. C. Philpot
Artigos Crucificado com Cristo J. C. Philpot
Artigos O Exercício e o Lucro da Piedade J. C. Philpot

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 40.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54629 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última