LIVRE ACESSO
Em 2012 o SBT lançou o quadro “Quem foi o maior brasileiro de todos os tempos”, conclamando o público para a votação. Mais de 100 nomes foram escolhidos, conforme a opinião do nosso “distinto e sábio” público. Num país onde a educação ocupa uma posição vergonhosa, não foi surpresa que alguns nomes fossem levantados, não preocupando com o objetivo maior e sim pelo populismo desenfreado. Eu, como um telespectador crítico e avaliativo, fiz questão de participar e um dos nomes honrados que me lembrei, foi um grande pesquisador que atuou como cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi o pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Responsável também pela criação da vacina contra a peste bubônica também chamada de peste negra é uma doença grave e muitas vezes fatal causada pela bactéria da peste, Yersínia pestis, que é transmitida por animais roedores aos seres humanos. A maioria dos indivíduos não tratados morre nas 48 horas que sucedem o início dos sintomas. Estou falando de Osvaldo Cruz. Diante de tantos nomes importantes como este, a colocação ficou muito acima do esperado. 35º lugar. Dentre eles: Carlos Chagas, o homem que descobriu a doença de chagas e trabalhou pela erradicação, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Monteiro Lobato, Jorge Amado e dentre outros que fizeram história. A decisão de abrir o link para a população em geral, talvez foi equivocada no meu ponto de vista. Era melhor restringir a votação à pessoas que realmente entendessem de história e que tivesse pelo menos uma memória culta e eficaz acerca do tema.
Não foi nenhuma surpresa que aparecessem nomes como: Tiririca, Michel Teló, Luan Santana e Neymar. Muito me desagrada ao perceber a ignorância e falta de senso daqueles que se considera brasileiro de verdade. Me envergonho todas as vezes que me reitero da noticia em questão veiculada no site YouTube e custo a compreender o que nossos telespectadores entendem, mesmo repetidamente pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), sobre qual seria o maior brasileiro de todos os tempos. Se a maioria dos brasileiros não conseguem memorizar em quem votou nas últimas eleições, jamais iriam memorizar fatos e pessoas de quinhentos anos até o momento. Por este motivo, creio, que foi um fiasco esta escolha, deixando de lado injustamente nomes de quem realmente merecia esta escolha.
Diante deste triste episódio, na minha opinião, sem querer ser anti democrático ou até intransigente, seria viável se os responsáveis pelo programa fizesse uma pesquisa com os historiadores, escritores e professores universitários, a fim de relacionar pessoas que fizeram história e sequenciando abriria o link para a escolha popular. Evitaria transtornos e aborrecimentos para os cérebros pensantes deste país. Contudo, aprendemos que nem tudo é permitido e somente com uma educação de qualidade poderemos atingir o índice de destaque em ranking mundial e assim conquistar o pódio da sabedoria popular. Do contrário continuaremos ser medíocres.
J. Chaves
|