Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A CASA DE LOLA PAVÃO
shirley de queiroz

Resumo:
A filha de um fazendeiro arruinado,que aporta na cidade de Jequié,com o firme proposito de ser a proprietária de um bordel...

A CASA DE LOLA PAVÃO

                                                                    PELA BAHIA


Era estranho e incomum, ver aquela mulher de longos cabelos negros, tez macia como uma pétala de rosa e cintura delgada, empunhando aquele grosso e mal cheiroso charuto, e dele,   prazeirosamente, arrancando compridas baforadas. Lola, este era o seu nome, Lola Pavão, assim ficou conhecida em toda a cidade de Jequié.
Vaidosa, bonita e desbocada, era a dona da casa    número cinquenta   e    dois da rua do Maracujá, na zona de prostituíção .
Instalou-se ali no ano de 1950,   sem um único tostão, munida apenas de sua cara bonita , muita determinação   e um caminhão de coragem na bagagem de poucas coisas.
Sem pestanejar , jogou na compra da casa da Rua do Maracujá , todo o dinheiro que conseguiu arrecadar após a morte de seu pai; velho fazendeiro, mulherengo e arruinado. Vendeu o pouco      que por milagre ainda lhe restara, e com o dinheiro arrecadado, pagou os mais insistentes   credores de seu finado   pai , que como urubus esvoaçando   sobre carniça,   não lhe deram um só momento de paz. Ás dezenas apareciam para cobrar e ela compreendeu que caso ficasse na velha cidadezinha pagando a quem chegava citando alguma divida esquecida pelo velho fazendeiro arruinado, ficaria sem um único tostão,Foi assim que planejou uma estratégica escapada, e em uma escolhida   madrugada fugiu sem nem mesmo olhar para trás
Sem destino traçado, rumou para Jequié, ficaria   a   mais de cem quilometros da cidade aonde havia nascido e sido criada, portanto bem longe dos   esfomeados   credores de seu   perdulário pai .
Indagando daqui e   dali , chegou a conclusão que montar uma casa na zona do     meretrício , era um bom negócio, bem melhor do que plantar e criar gado. Afinal, desde    seus quatorze anos, quando passava suas tardes dentro do velho galpão atarracada com o filho mais velho de seu Aurélio, que por ordem de seu pai, vinha para lhe reforçar as aulas de português , que acreditava ser o sexo , a melhor sensação deste mundo
Como se conhecia de sobra, acreditou na força da carne e não   pestanejou para principiar seu negócio, e , em muito pouco tempo sua casa estava na moda entre os homens , era uma das mais frequentada   e também a mais citada nas rodas masculinas.


E foi assim, que num dia de chuva grossa e intermitente, de muita lama na rua , e nenhum movimento na cidade, que   fechou negócio com Domingos, o motorista sarará que, em determinado momento de sua vida, resolvera   cafetinar mulheres, mas, por falta de tino comercial e muita fome   pelo sexo oposto , não se deu bem . E então, doido para se estabelecer em São Paula, lugar de boa fama e sonho de todo   baiano com pretensão   a ganhar carradas de dinheiro. Então Domingos, não discutiu muito, com a firme convicçao de que venceria em São Paulo, vendeu sua casa pela   minguada oferta dela, que na verdade , era   a metade do que ele estava pedindo.
E assim que Domingos retirou seus pertences de uso pessoal de dentro da casa, e partiu com a certeza que seu anseio de ficar rico, em São Paulo seria realizado, Lola,sem um único tostão , mas embuida de uma vontade férrea de conduzir o seu próprio destino, abriu a mala de pequeno porte, único objeto trazido por ela em sua fuga, e da mesma tirou uma pequena caixa de madeira, e de dentro da mesma retirou um charuto. Mordeu uma das pontas, cuspiu o pedaço que ficara em sua boca por sobre o ombro e procurou por entre   as roupas bem dobradas a caixa de fósforos, com o charuto entre os lábios riscou o palito na parte áspera e escura da pequena caixa e o acendeu, o primeiro não cumpriiu sua tarefa, apagou-se logo,mas na segunda tentativa, soltou com satisfação   a fumaça fedorenta no ar. Fechou a mala,encostou –a na   parede e ensaiou alguns passos sem saber o rumo que tomaria, a casa era grande   e para onde olhasse veria portas e corredores. Preferiu ficar na sala aonde estava, era de bom tamanho e no canto esquerdo dela, estava um balcão , por trás dele, algumas prateleiras entulhadas de garrafas vazias, forradas com papel de seda, cortados com bicos irregulares e círculos   vazados, todos verdes no mesmo tom das portas e janelas. Em seu papel de reconhecimento do local, vizualizou na parede caiada de branco, uma gravura aonde Jesus Cristo , em um local ermo, ajoelhado   e encostado em uma grande pedra, com as mãos postas, fita o espaço, sobre seu rosto, vindo do céu, um grande facho de luz. Girou a cabeça e constatou que nas   outras   três paredes, além das gravuras condizentes com o local, havia mais quadros   religiosos, e assim numa miscelania contraditória , enquanto Cristo orava nos montes das oliveiras, na parede defronte a ele, uma mulher de costa com a saia suspensa,mostrava a opulência de suas nadegas muito branca. Eram diversas as gravuras obscenas e no meio delas algumas mostrando Cristo e sua sagrada família .
Lola caminhou pelos corredores e foi abrindo as portas dos pequenos quartos, aonde a mobília consistia em uma cama de solteiro,quase todas patentes, e uma mesinha ao lado, em algumas delas havia um copo com água e dentro do mesmo uma flor murcha ou ressecada, que   explicava a ausência de freqüentador no abandonado ambiente.
Nos dois primeiros dias, ficou sozinha, dentro da casa de muitos cômodos . A chuva torrencial, caia sem parar , e ela, depois de alimentar-se com a farinha , o requeijão e a rapadura que trouxera dentro da mala,juntamente com sua roupa e charutos, dirigiu –se para uma das largas janelas verde, que dava frente para a rua. Completamente absorta,   observou que Jequié, a cidade sempre ensolarada, estava se transformando em um grande e visguento lamaçal . Não se podia caminhar sem afundar um palmo de perna dentro do barro escuro e colante.
Na verdade já   chovia há três dias, e, a cidade em peso, estava assustada e apreensiva. O medo e a angustia estava estampado   no rosto de cada cidadão, especialmente aqueles mais idosos,que passaram pelas agruras da enchente de 1914.
Com tanta água vinda do céu, o encantado   Rio das Contas, estava em uma de suas cheias, e em tempo de cheia, deixava de   ser o que era de costume, suas águas mansas e   corredeiras, domicílio de piabas, traíras , durinhos   e outros    se   transformava em um rio     zangado, mal humorado e assassino. As   águas corredeiras , mansa e cristalinas, ficavam espumantes,onduladas ,barrentas , e consigo arrastava furiosamente tudo que estivesse em seu alcance . Era o grande e indesejado ,assustador espetáculo da cheia.
A certa hora do dia, quando a chuva intermitente, dava uma rápida trégua e estiava um pouquinho, o pessoal mais curioso e desocupado, ia para a beira dos barrancos   , assistir, abismados e até horrorizados, a passagem das águas que consigo arrastava : bois, cavalos, arvores de grande porte , cachorros e... até mesmo gente.   Era um verdadeiro e dantesco momento, e para quem já presenciou,   um assustador e inesquecível espetáculo!
O medo da grande maioria, era que ele invadisse a cidade, como já havia   acontecido no ano de mil novecentos e   quatorze .
Debruçada na janela , expelindo a fumaça de seu charuto para fora e divertindo-se com os formatos que tomava, Lola, sem atinar com o drama vivido pela cidade   e seus cidadãos , viu Anastácia , a primeira mulher a trabalhar em seu bordel, chegar .
Ela, recebendo sobre si a água que caia continuadamente, olhou o número da casa e conferiu no papel molhado   e já rasgado que trazia na mão. Num gesto que denotava satisfação , como se dissesse : - Acertei! - apertou de encontro ao peito a trouxinha    que carregava consigo, e molhada até os ossos,   gritou :
- Ó de casa ! – debruçada   no parapeito da janela, fumando seu habitual charuto , Lola, que apesar de estar próxima, não havia sido vista   por Anastácia, jogou no ar, uma comprida baforada e simplesmente disse:
- Apôis...

                                                 ///////////////////////

Uma semana depois , a chuva tinha estiado de vez, e   num dia , que o mormaço habitual e o sol escaldante, imperava na cidade de Jequié, Ofélia, desconfiada e arisca, fez sua entrada na casa de Lola. Não veio de longe, era da vizinhança, já conhecia com maestria    todas as ruas que compunha   o núcleo da zona do meretrício da cidade de Jequié. Por ser de natureza medrosa e assustada, caiu em desgraça, e foi escorraçada, do bordel aonde vivia por uma colega declaradamente arruaceira e metida a valente. Saiu sem direito sequer de carregar os seus poucos pertences. A valentona atrevida, acintosamente apossou-se deles. Apontou o dedo na cara de Ofélia que tremendo feito uma geleia ,limitou-se apenas a murmurar :
- Sim senhora...não senhora
E de cara fechada , a valentona foi taxativa ao dizer :
-Se tu não escafeder ainda hoje , eu, pessoalmente    me encarrego de marcar com minhas unhas , essa tua cara de lambisgóia disfarçada de gente!!!. - Gaguejando um “sim senhora “, que mal saiu por inteiro, a assustada   Ofélia , sem sequer olhar para   trás, bateu em retirada em busca de um novo lugar aonde venderia   prazer, era a única coisa que em defenitivo   sabia fazer. Foi o que lhe disse o namoradinho que a deixou na praça Ruy Barbosa, depois de uma complicada fuga .
A fuga dos namorados adolescente acabou mal, mas ela extremamente   medrosa não teve coragem de voltar para casa, o medo que sentia dos irmãos mais velhos, era maior que o medo das necessidades, e assim foi que quando alguém lhe contou da existência das casas de prostituíção na rua do Maracujá, resolveu se aventurar,mas, por ser rigorosamente   medrosa e covarde, era   explorada   e intimidada pelas colegas, que de uma forma ou de outra sempre tiravam algum proveito do extremado medo sentido por ela.
Chegou a casa de Lola apenas   com a roupa do corpo e uma tremedeira que custou muitos copos de água com açucar.
E foi na casa de Lola Pavão, que Ofélia   conheceu alguém que impressionado com tanta   covardia, aproximou-se dela , a principio era somente   uma grande curiosidade,mas que a partir do primeiro contato que tiveram   quedou –se irremediavelmente apaixonado, e   então tornou-se o seu protetor, e a partir dali nunca mais alguém ousou desafiar    ou intimidar a medrosa Ofélia , que jamais deixou de ser a   covarde    que sempre fora, era somente uma medrosa, protegida por Terno Branco, o maior e mais temido pistoleiro da cidade. E, entre os dois, com o passar do tempo, o   chamego foi se acentuando.
E no dia seguinte, á chegada de Ofélia,   chegaram Leonor e Lucinha ,   coincidêntemente , também escorraçadas , isto por conta de uma das diabruras cometida por Leonor, contumaz   amiga do alheio .Qualquer coisa que ficasse ao seu alcance, era devidamente   surrupiado. Jamais resistia a algum objeto ao alcance de sua mão, assim, por conta de seu mal hábito, pela vida, ia colecionando   divertidas e não divertidas   encrencas:
Estavam as duas de passagem por Itaquara, como ali no fim da linha, descobriram que o dinheiro, usado sem nenhuma parcimônia por qualquer uma das duas, havia acabado, concluiram que precisavam reabastecer a bolsa e só conheciam um jeito , a velha e antiguíssima   forma . Então resolveram que ficariam em Itaquara até colocar dentro do seio uma quantia que lhes permitisse    continuar a divertida e descontraída viagem .
Sem um único tostão,sequer para pagar uma pousada, convenceram o velho Emiliano   lhes ceder a velha choupana da beira do riacho, evidente que para merecer o favor, ambas   precisaram   passar com ele uma tarde inteira , mostrando ao esperto proprietário, de que forma elas    ganhavam   a vida . Ainda na noite desse dia, Leonor   e Lucinha, chegaram a desanimadora conclusão que os maridos Itaquarenses, estavam satisfeitos com o que tinham em casa, eram exageradamente pacatos e ... fiéis . Nem mesmo a ousadia da flor no cabelo e dos generosos decotes , de forma nenhuma usados na localidade conseguiram estimular   os apagados   Itaquarenses.   
E por este motivo, naquela noite, Lucinha não tomou   nenhuma bebedeira na intenção de alguém, como era de seu feitio, tampouco se apaixonou perdidamente, como costumava. Era   hábito seu   apaixonar-se pelo primeiro que lhe    pagasse uma bebida. E na Itaquara afastada e pacata,   ela sentiu falta dos lugares por onde tinha andado, contudo, dali , mesmo que quisesse   , não   poderia escapar , pelo menos por enquanto,   ambas,    não tinham dinheiro nenhum, nem mesmo para pagar   a marinete, que afinal , não custava tanto.
E assim foram ficando, até o dia que Leonor , atraída pela saia colorida de bulgariana, estendida no varal da casa de seu Ariano, resolveu tomá-la   para sí, e tão descontraída era, que sem qualquer constrangimento, ou preocupação, a vestiu e com ela   foi a pequena feira local. Foi quando   dona Carmelita, a enfezada mulher de seu Ariano, reconheceu no corpo da rameira descontraída , a sua saia há alguns dias sumida. Botou a boca no mundo e munida de sua inseparável sombrinha, também colorida , pulou para cima de Leonor e Lucinha, e tomada por uma incrível disposição de bater, distribuiu pancadas a torto e direito. Foi preciso que seu Ariano e outros Itaquarenses   acudissem as duas espancadas raparigas   e urgentemente as tirasse dali. Chorosas e razoavelmente machucadas, foram   botadas dentro da marinete que já   ia partir.
Seu Ariano, homem pacato e inimigo de confusão, assustado com a súbita furia de sua enfezada esposa    , enfiou   a mão    no bolso da calça e contou os tostões para a passagem das damas agredidas e não desejadas.



                                                  #################
Dentro do veículo , cheia de   marcas roxas e arranhões que já começavam a arder, Lucinha comentou chorosa :
-Mas que diabo Leonor!....precisava roubar a peste da saia da velha ? E ainda por cima, ir   a feira vestida com ela ?
Entre os soluços que lhe chacoalhava o corpo saudável   e bonito,mas agora bastante arranhado e até mordido, é claro, pela zangada dona Carmelita , Leonor apressou-se em responder :
- E como é que eu ia adivinhar   que a porra da velha ia a feira ?
E foi dessa maneira, que sem qualquer planejamento, foram as duas parar em Jequié. E, da rodoviária   á casa de Lola Pavão , foi um pulo.   A recepeção     foi outra, sentiram de imediato que os   homens de Jequié pensavam com duas cabeças, o que para elas, era formidável . Muito mais animados , inclusive, não faltou quem as levasse para a rua do Maracujá, onde, por sorte, a casa indicada, foi    exatamente   a de Lola Pavão, que por sinal, já dava mostra de boa frequência   e provável prosperidade


                                                  /////////////////////


     Assim foi que Lola, formou sua pequena mas competente equipe. Além de Leonor, Lucinha, Ofélia e Anastácia, outras moças entraram, algumas se foram, mas a maioria ficou,   e a casa de Lola Pavão que já era a mais frequentada, em pouco   tempo já estava toda mobiliada.      fazia    ela, questão do melhor, gostava do que era bom, apreciava   e compreendia o que era bonito. Suas   mulheres a qualquer hora do dia, estavam pintadas, perfumadas e vestidas com   apurado esmero. Como era   extremamente   vaidosa, fazia absoluta questão que suas   meninas lhes seguissem os passos,    o que dava excelentes resultados. muito depressa sua casa pegou boa fama   e ela também, foi então que passou a ser chamada de Lola   Pavão e de forma nenhuma se mortificou com o apelido recebido, ao contrário ,adotou-o como se o tivesse recebido na pia batismal, e quando alguém , mais curioso, queria     saber o seu nome   por inteiro, ela fechava os olhos de fartos e negros cílios   e mais faceira que todas , soltando no ar a fumaça de seu fedorento charuto, respondia :
-Eu me chamo Lola , Lola Pavão, pra que mais ?






shirley de queiroz


Biografia:
Shirley de Queiroz, nasceu na ensolarada Jequié-Bahia no dia 05-10-1943.É autora de Unidos na Solidão, Sala de Aula, Confissões de uma Pomba-Gira, Adelaide Carraro no Mundo Cão de Silvio Santos, e autora de muitos contos,que escreveu para revistas de circulação nacional. Tem um novo livro para ser lançado,que ja está sob avaliação de algumas editoras, chamado : - Minha Incrivel Passagem pela Cadeia.
Número de vezes que este texto foi lido: 52916


Outros títulos do mesmo autor

Contos A MORTE DO RIO DAS CONTAS shirley de queiroz
Contos ELEOTERO, O MORTO INCONFORMADO shirley de queiroz
Poesias QUEM COM FERRO FERE... shirley de queiroz
Contos NOS BRAÇOS DA MORTE shirley de queiroz
Contos DOIS PSICOPATAS shirley de queiroz
Contos QUEM DIRIA !!??? shirley de queiroz
Contos A CASA DE LOLA PAVÃO shirley de queiroz


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69070 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57970 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57621 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55893 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55206 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55171 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54945 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54927 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54904 Visitas

Páginas: Próxima Última