Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
QUEM COM FERRO FERE...
shirley de queiroz

Resumo:
NESTA TERRA DE MAGIA..TUDO É POSSÍVEL ,ATÉ...

QUEM COM   FERRO,    FERE...

                                                                                            PELA BAHIA

Ao dobrar a esquina da rua Santa Maria, Antônia, mulherzinha linguaruda e espavitada, já alguns anos, esposa de Emerenciano, avistou   Xandó. Ele caminhava   ás pressas e visivelmente desconfiado, olhava    em todas as direções e de encontro ao peito chapado e murcho, apertava   a velha e surrada pasta preta, que não largava, nem mesmo por decreto lei.
     Ao passar   diante da casa de Bezinha, a mulata gorda e arrelienta, que morava no número 32 da rua Santa Maria, ele, deliberadamente, atrasou sua caminhada, diminuiu consideravelmente   o ritmo das passadas,até então , largas, que furiosamente jogava para os lados as bandas das pernas de sua calça de casimira preta. Vestia-a    duas vezes por semana, exatamente nos dias , em que folgava no hospital , aonde trabalhava como auxiliar de enfermagem .
     Xandó, desde o dia em que atendeu a volumosa Bezinha , em uma de suas crises de enxaqueca , adotou em seus dias de folga o costume de passar pela Rua Santa Maria. Passava, mas não entrava, sequer parava diante do portão de madeira ,pintado de verde escuro, que nas últimas semanas, não saia de sua mente. Encurtava os passos, que até então vinha apressado e comprido, alisava com a mão de dedos finos e pálidos, os cabelos ensebado de brilhantina   vagabunda e escandalosamente perfumada, e, ao correr o olhar para dentro da casa fechada, fungava sensualmente. Preocupado, olhava    em seu redor,não   queria ser visto.
E assim foi que naquele dia tudo transcorreu do jeito de sempre. Algumas passadas depois da casa de Bezinha, ele tomou o ritmo anterior e apertou o passo. Quando chegou na esquina de cima, três quarteirões depois   do portão verde,Xandó    parou. Puxou do bolso traseiro    de sua calça de casimira preta, um lenço embolado, e com ele limpou o suor   da testa, abundantemente transpirada. Cheio de mágoa e com os olhos fitos   no portão verde, ele observou amuado:
      - Mas que mulher difícil...parece que nunca sai ao   portão...será assim tão ocupada ?...Casada sei   que não é... Parentes também não tem... Sei que não tem, vive sozinha...e é tão farta...- olhou comprido na direção do   portão verde que agora estava longe, e continuou : - Tem tanta carne naquele corpo...viche..ah se eu pudesse.... – pensou um instante e completou : - e ainda por cima   é assim, toda trigueirinha ....muito,muito mais gostosa!... viche se é ?! -.Plantado na esquina com o olhar pregado no portão verde, aguardou um pouco mais.    Contrariado, cumprimentou Genésio,que ao passar   por ele, deixou no ar, seu cheiro característico . Xandó não gostava de Genésio, que era fartamente conhecido por todos, como o lobisomem   de Jequié. Entre os dois não havia nenhuma sintonia, o achava ignorantão e até grotesco, sobretudo lhe irritava profundamente, a catinga forte que impregnava o ar por onde Genésio   passava. E assim, sempre que podia, Xandó   o evitava.   Contudo, às vezes     o encontro dos dois era inevitável , em algum bar, numa esquina, em algumas ocasiões, ás vezes até nos velórios que     Xandó    jamais perdia.Após a passagem   de Genésio, ele, acintosamente cobriu o nariz com o lenço embolado, que outra vez tirou do bolso   traseiro da calça , e , irritado com o   inesperado encontro, se apressou em deixar o lugar, que até aquele momento havia sido o seu ponto de observação.
     Já cruzava   a Avenida Duque de Caxias, quando , com um toque amargo relembrou e pensou: - Foi falta de sorte...tá difícil me aproximar da mulatona...tão carnuda... E a bunda que tem... iche,aquilo é bunda pra muito tempo...- Antes de atravessar a esburacada rua de sua casa,   parou e secou o suor do rosto. Olhou o lenço avermelhado e ensebado pela poeira e   brilhantina que corria pela testa larga e completou saudoso e agastado :
- Os peitos também.
     Quando seu pé atravessou a soleira da porta de sua casa eternamente escura, isto, apesar da claridade dos dias causticantes , na ensolarada Jequié, aspirou     fundo balançou o corpo magro e recomendou para sí mesmo:
     - Essa casa ta precisando de uma arejada.... Pudera..fica muito tempo fechada, pra falar a verdade ...tá igualzinho o cheiro daquele catinguento do Genésio...acho que estou   precisando dá sumiço nesse   restos...- coçou a cabeça de cabelos grudados no couro,ás custas da brilhantina de cheiro pronunciado e colocou a pasta preta sobre um móvel empoeirado . Em seguida arregaçou as mangas, suspirou fundo e observou : - Viche,to precisando   ir até o Rio Das Contas ainda hoje... Esse cheiro não tá muito bom....-   Distraiu-se,chacoalhou o corpo magro   e novamente pensou em Bezinha e balançando o corpo desajeitadamente cantarolou um trechinho de uma musica da moda e depois disse : - Ah!....Mais a mulatona deve ter uma lasca de buceta ! É uma pena, mas essa semana eu não tenho mais chance... Infelizmente vou ter que esperar até a semana que vem....amanhã   pego no batente de novo... Mais deixa pra lá, sempre tem um veloriozinho para ir... Igual a mulatona não tem... E o   pior é que a danada não sai de minha cabeça, a bocetona deve ser uma lasca! vixi!!!
     Xandó apanhou a caixa pesada, que estava coberta com um saco de cimento rasgado e a colocou de lado, inesperadamente pulou para   trás e resmungou contrariado :
     - Iche, que esqueci de tirar a   roupa! Ando tão distraído...é a danada da mulatona gostosa   que não sai de meu pensamento, mas deixe estar....a semana que vem ela não me escapa....se for preciso, bato na porta....- pensou um pouco e depois arrematou :- Naturalmente que com muita discrição...naturalmente....deixe estar, sou muito discreto...esta é   a vantagem, posso comer quantas mulheres quiser e a   verdade é que ninguém   nunca descobriu... Ainda bem!...
Enquanto tirou a roupa domingueira, ele sacudia o corpo para os lados,como se estivesse dançando, mas    desajeitado parecia um boneco desengonçado, seus gestos    duros e não se afinavam com o ritmo da musica a todo instante ,desafinadamente cantada por ele .     
     Após se despir,   colocou na frente do corpo magro e nu, um avental ,   apanhou a colher de pedreiro estrategicamente colocada ao lado de um saco de cimento e dentro de uma lata   de vinte litros, principiou uma massa.
     Xandó ,pelado,vestindo somente o avental,   foi balançando o corpo enquanto cantava a modinha da mula preta, ate   a escura dispensa, e ao entrar franziu a testa e tapou o nariz. apanhou na prateleira escura e empoeirada um saco plástico e com o rosto voltado para o lado,sem abrir ,deu um nó no mesmo, fechando –o rapidamente . As moscas azuis, grandes e estranhamente   bonitas, zumbiam furiosamente   e se cruzavam enlouquecidas, brigando   pelo   que estava dentro do saco plástico, agora nas mãos de Xandó, que de cara fechada, com a mão que estava livre, insistia em espantá-las. Na tentativa de tangê-las a qualquer custo, seus movimentos eram bruscos e desordenados, mas teimosamente elas   voltavam e parecia querer brigar pelo conteúdo do saco que ele segurava, agora , com a boca amarrada.. Impacientando – se com a situação, ele, apanhou no chão um pano que parecia um guardanapo e passou a sacudi-los na direção delas, enquanto     furiosamente as xingava :
-Xô ! Xô! Xô insetos filhos da puta ! Bicho enxerido é mosca varejeira ...Xô filhas da puta !!!Sai pra lá bichos do diabo!! Vão arretar o cão, suas condenadas dos inferno!!! Vão arretar o cão !!!
     Apressou-se em colocar o saco plástico dentro da lata de vinte litros e o empurrou até ve-lo sumir por   baixo da massa de cor esverdeada. Limpou as mãos de dedos longos e finos num pedaço de papel e   ainda se esquivando das   moscas varejeiras, afirmou :
     -Ainda hoje levo isso para o Rio das Contas...já devia ter sido enterrado...é mas não deu, a lua era cheia...não gosto dela...pra falar a verdade me dou melhor com a escuridão de breu , principalmente em noites de velório... A verdade é que sou um   bom samaritano, cumpro com o meu dever de   cidadão solidário. Olha, e no que depender de mim, todas serão purificadas... e de mais a mais, quem fica com a parte pecaminosa sou eu... Pra dizer a verdade acho que faço um grande trabalho... E é justamente disso que eu gosto!

                                                    **************
               
Já era uma semana depois, como o sol escaldante de Jequié, estava arrebentando mamonas, as ruas estavam desertas. Passava das   quatorze horas, Xandó, atracado a sua surrada pasta preta, apressado dobrou a esquina da Rua Santa Maria. Cuidadoso, parou e observou, lembrou-se que era comum    encontrar por ali Antonia , a mulher de Emerenciano, sabia e conhecia a fama de sua língua afiada, portanto,para   resguardar-se duma provável aparição dela, aguardou por mais um minuto.
     Xandó secou o suor da testa brilhante, apertou a pasta de encontro ao peito murcho e como a rua não tinha ninguém, tampouco apareceu a espevitada Antônia, ele estufou o peito murcho para a frente e cheio de coragem caminhou na direção da casa da mulata, que nos últimos dias, havia lhe tirado o sossego .
     De frente ao portão verde da casa de Bezinha, ele, cuidadoso olhou para os dois lados, somente depois é que bateu     palmas. Bezinha, a mulata gorda e exuberante, vestia um camisolão de cambraia muitas e muitas vezes lavada, e pela   pouca textura do tecido, suas formas estavam totalmente á vista. Xandó, agarrado a sua pasta preta teve um frêmito, seus lábios finos tremeram e seus olhos miúdos   dançaram dentro da órbita.Sua voz sôou insegura e muito baixa,como quem não quisesse ser ouvido, ao dizer:
-Olá dona Bezinha...quero lhe falar um minutinho, é possível ?
Ela não subiu os degraus que a levaria ate ele, remexeu o corpanzil de uma forma   que demonstrou inteira satisfação   e depois de um breve silêncio exclamou :
-Oxente...Oxente gente, mas não é o seu Xandó ?... O moço da injeção ? Mas tá fazendo o que por aqui home?
-Bom...Bem eu ... - tentou dizer.
E ela transbordando sua alegria , pediu :
- Desça. Desça até aqui,vem dá um dedinho de prosa comigo... Empurre o portão que   ele tá somente encostado...venha, venha tomar uma xicrinha do meu café   ..... Venha cá...
     Os olhos miúdos de Xandó, ávidos e curiosos, passearam pelo corpo da mulata. Antes de se decidir, e de principiar a descida dos degraus,ele, cuidadoso, ainda olhou mais uma vez    para os   dois lados da rua, para sua tranqüilidade, ela continuava deserta. Agarrado a sua surrada pasta preta, empurrou o portão verde e leve feito uma criança que ganhou um doce, ele desceu .
     A casa de Bezinha, que era bastante   recuada, e que ficava a mais de um metro abaixo do nível da rua, estava fresca, contrastando satisfatoriamente com o calor abrasador que a tudo torrava.   Á volta da casa , algumas arvores frutíferas, favoreciam    sobremaneira   e acalmava o mormaço. No oitão da mesma, um princípio de monturo, aonde, as moscas   varejeiras, zuniam e sobrevoavam   ás tontas.
     Xandó limpou o suor   da testa porejada e sentou-se no lugar indicado por Bezinha, que   segurando uma velha e muito areada chaleira, fez   uma grande propaganda de seu café. Era evidente o interesse com que ela o fitava e escandalosamente o adulava.
     - Precisa   incomodar comigo não dona Bezinha...    Passei por aqui pra ver se tá melhor da enxaqueca.
     Ela gesticulou exageradamente com   a mão vazia e respondeu :
     -Meio lá meio cá, seu Xandó... Enxaqueca é doença que vai e que volta.
     Os olhos ávidos de Xandó, passeavam pelo corpo da mulata avantajada, que também o fitava de maneira parecida. Ele, descontrolado não se continha, acintosamente lambia os lábios   finos que nervosamente não paravam de tremer
     Após o   cafezinho, servido em uma avermelhada caneca de barro, Xandó com os olhos pregados na opulência dos seios de Bezinha, sentiu que o desejo    era maior que a cautela. Enfiou a mão dentro   da pasta preta que durante todo o tempo manteve junto de sí e caminhou ate   a mulata, que encostada á pia, conversava animadamente com ele.
     A   um palmo da gorda mulata, Xandó, ainda conversando e lambendo os lábios trêmulos mantinha a mão dentro da pasta preta, e quando esta começou   sair , ele recebeu na testa larga e suada, o golpe certeiro.
     O cepo que estava sobre a pia, por trás de Bezinha, atingiu sua cabeça com o peso de um paralelepípedo . Sem sequer ter tempo de compreender, ele, pesadamente foi ao chão. Bezinha, olhos arregalados, mostrando no ato toda sua satisfação , desferiu um outro golpe e ao ver o corpo estremelicando na sua agonia de morte, riu triunfalmente . As mão roliças segurava o cepo e   por um momento ela quedou fascinado diante do cadáver, agora inerte aos seus pés, depois resmungou   satisfeita :
-Quase que tu me escapa hein ? E pensar que por você cheguei até a tomar injeção ...minha nossa, quanto sacrifício a gente faz por um bom pedaço de carne magra,espia,eu odeio injeção, mas sou doida por um bom pedaço de carne magra   e   mais ainda se o bicho for bicho homem ...
     E no Barro Preto, um bairro   pobre da ensolarada Jequié, aonde escondida por trás de uma moita de cansanção fica a casa de Xandó. As moscas varejeiras, brigando uma com as outras, atabalhoadamente sobrevoam    um saco plástico que está sobre a prateleira escura e empoeirada do armário da dispensa, contendo entranhas humana, que ele, Xandó, na ânsia de   saborear um    novo prato, sequer teve tempo de levar para   enterrar   no leito do Rio das Contas.

       
                                                                                                             SHIRLEY DE QUEIRÓS





Biografia:
Shirley de Queiroz, nasceu na ensolarada Jequié-Bahia no dia 05-10-1943.É autora de Unidos na Solidão, Sala de Aula, Confissões de uma Pomba-Gira, Adelaide Carraro no Mundo Cão de Silvio Santos, e autora de muitos contos,que escreveu para revistas de circulação nacional. Tem um novo livro para ser lançado,que ja está sob avaliação de algumas editoras, chamado : - Minha Incrivel Passagem pela Cadeia.
Número de vezes que este texto foi lido: 52851


Outros títulos do mesmo autor

Contos A MORTE DO RIO DAS CONTAS shirley de queiroz
Contos ELEOTERO, O MORTO INCONFORMADO shirley de queiroz
Poesias QUEM COM FERRO FERE... shirley de queiroz
Contos NOS BRAÇOS DA MORTE shirley de queiroz
Contos DOIS PSICOPATAS shirley de queiroz
Contos QUEM DIRIA !!??? shirley de queiroz
Contos A CASA DE LOLA PAVÃO shirley de queiroz


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69083 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57980 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57637 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55910 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55229 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55212 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55090 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54966 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54962 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54958 Visitas

Páginas: Próxima Última