Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Existencialismo de Kierkegaard e mundo líquido de Bauman
Giulio Romeo

Resumo:
O Humano do Existencialismo de Kierkegaard em diálogo com o Humano do mundo líquido de Bauman



O diálogo entre o humano do existencialismo de Søren Kierkegaard e o humano do "mundo líquido" de Zygmunt Bauman revela um contraste profundo entre duas visões sobre a existência, a liberdade e as ansiedades humanas. Embora separados por quase dois séculos e por contextos sociais muito diferentes, ambos os pensadores abordam questões existenciais centrais, mas de maneiras distintas. Vamos explorar como as visões de Kierkegaard e Bauman se entrelaçam e divergem em relação ao ser humano e à sociedade.

1. A Angústia e a Liberdade

Kierkegaard, considerado o "pai do existencialismo", explorou intensamente o conceito de angústia, que para ele é uma consequência da liberdade humana. A angústia surge do fato de que o ser humano está constantemente confrontado com a necessidade de fazer escolhas, sendo essas escolhas uma expressão de sua liberdade, mas também fonte de incerteza e desespero. Kierkegaard via a vida como uma sucessão de decisões existenciais que moldam a essência de quem somos, e ele acreditava que a autenticidade humana se encontra na capacidade de encarar essa angústia e fazer escolhas baseadas em um compromisso individual com a verdade e a fé.

Bauman, por outro lado, descreve o mundo contemporâneo como "líquido", onde as estruturas sociais, relações e identidades são fluídas, temporárias e constantemente mutáveis. Para Bauman, o ser humano moderno está em constante movimento, sem a solidez e permanência que caracterizavam sociedades anteriores. No mundo líquido, as escolhas estão sempre disponíveis, mas essa liberdade pode ser sufocante, pois a ausência de certezas gera uma angústia contínua. O ser humano líquido tem dificuldade de criar um "eu" estável, já que os relacionamentos, os trabalhos e até as ideologias são constantemente renegociados e descartáveis. Assim, a liberdade se transforma em uma fonte de insegurança.

Diálogo: Para Kierkegaard, a angústia é inerente à condição humana por causa da liberdade, mas é também uma porta para a autenticidade. No mundo de Bauman, essa angústia se multiplica, pois as escolhas se tornaram mais complexas e efêmeras, e as condições sociais e culturais não proporcionam a estabilidade necessária para que as decisões existenciais se enraizem. Ambos os autores lidam com a angústia da liberdade, mas enquanto Kierkegaard vê a possibilidade de superá-la pela fé e compromisso individual, Bauman observa uma sociedade onde o ser humano se sente preso pela fluidez das escolhas.

2. Autenticidade vs. Superficialidade

Para Kierkegaard, a autenticidade vem da escolha consciente e individual de se comprometer com algo maior, seja uma causa ou a fé religiosa. A autenticidade é o resultado de um processo solitário de autoexame e de assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas. O humano de Kierkegaard busca uma conexão com sua própria essência, afastando-se das distrações e pressões sociais.

Por outro lado, Bauman descreve um mundo onde as identidades são superficiais e passageiras. No contexto do mundo líquido, as pessoas estão constantemente reconfigurando suas identidades, adotando diferentes papéis de acordo com as circunstâncias e as modas culturais.
A autenticidade, segundo Bauman, torna-se quase impossível, pois a sociedade líquida não oferece as condições necessárias para que o indivíduo encontre algo sólido no qual possa se ancorar. As relações humanas, que antes eram vistas como compromissos a longo prazo, agora se tornaram superficiais e descartáveis, contribuindo para um senso de vazio existencial.

Diálogo: O humano de Kierkegaard busca uma autenticidade profunda, através de um mergulho na interioridade e em escolhas existenciais fundamentais, enquanto o humano do mundo líquido de Bauman enfrenta dificuldades para encontrar esse tipo de profundidade em um mundo onde tudo é temporário e instável. A pressão para ser flexível e adaptável no mundo líquido pode ser vista como uma barreira para a busca de uma existência autêntica. Assim, Kierkegaard sugere que a autenticidade é possível com compromisso e seriedade, enquanto Bauman parece mais cético em relação à possibilidade de autenticidade em um mundo que valoriza a liquidez.

3. Ansiedade e Relacionamentos

Para Kierkegaard, os relacionamentos, como todas as decisões humanas, são uma fonte potencial de ansiedade, mas também de autêntica conexão. O compromisso verdadeiro em um relacionamento, seja com outra pessoa ou com Deus, envolve risco, incerteza e responsabilidade. O ser humano de Kierkegaard encontra significado em relações que são construídas com base em um compromisso genuíno, mesmo que isso traga consigo o peso da angústia.

Já para Bauman, os relacionamentos no mundo líquido são frequentemente marcados pela transitoriedade e pelo medo do compromisso. Em vez de buscar um envolvimento profundo, o ser humano moderno frequentemente opta por relações "leves", sem laços duradouros, para evitar o sofrimento ou o sacrifício que o compromisso pode exigir. No entanto, essa superficialidade nas relações também gera ansiedade e uma sensação de solidão, pois a busca por conexões rápidas e descartáveis acaba minando o sentido de pertença e profundidade.

Diálogo: Kierkegaard e Bauman concordam que os relacionamentos são fonte de ansiedade, mas enquanto o primeiro vê o compromisso como caminho para a autenticidade e sentido, o segundo observa como o medo do compromisso se espalhou na modernidade líquida, tornando as relações frágeis e frequentemente insatisfatórias. No entanto, a ansiedade persiste em ambos os cenários: em Kierkegaard, ela vem do risco inerente ao comprometimento; em Bauman, ela surge da fluidez e instabilidade das relações.

O humano do existencialismo de Kierkegaard é aquele que enfrenta a angústia da liberdade e das escolhas com coragem, buscando autenticidade e compromisso em meio às incertezas da vida. Já o humano do mundo líquido de Bauman se vê imerso em uma sociedade onde as certezas e as estruturas que antes ofereciam estabilidade estão dissolvidas, resultando em uma ansiedade crônica alimentada pela constante fluidez das relações e escolhas. Ambos oferecem uma visão profunda das angústias e desafios existenciais, mas a resposta de Kierkegaard é encontrar significado em compromissos profundos, enquanto Bauman observa o colapso dessas mesmas condições no mundo moderno.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 46


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Decálogo Giulio Romeo
Crônicas Espírito eterno Giulio Romeo
Crônicas Uno Factum Giulio Romeo
Crônicas Os asseclas do medo Giulio Romeo
Crônicas Fractal Giulio Romeo
Crônicas Anáfora Giulio Romeo
Crônicas Elocução Retórica Giulio Romeo
Crônicas Devaneio Lógico Giulio Romeo
Crônicas Saudade Giulio Romeo
Artigos Vielas e Veredas Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 61 até 70 de um total de 77.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Chuva de Verão - Dennys Robert Franklin 57205 Visitas
🔴 Meia-boca [Piada grátis, no final do texto] - Rafael da Silva Claro 57200 Visitas
Quando tudo começou - Flora Fernweh 57195 Visitas
A saga em busca de emprego - Vander Roberto 57180 Visitas
🔴 Inúmeros números - Rafael da Silva Claro 57170 Visitas
A calça preta - Condorcet Aranha 57164 Visitas
Oscar do Linux 2023 pelo autor - Vander Roberto 57163 Visitas
Digo sempre “Eu te amo” - Ana Mello 57163 Visitas
🔴 Prenda-nos se for capaz - Rafael da Silva Claro 57144 Visitas
SUPERFICIALIDADE X SINCERIDADE - Douglas Tedesco 57141 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última