Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O mundo do trabalho diante das novas tecnologias
Isadora Welzel

A sociedade se transformou com o advento de novas tecnologias, que do mesmo modo, repercutiram no mundo do trabalho com inovações que modificaram as estruturas de produção e de informação, trazendo maior flexibilidade ao trabalho em um tempo de máximo apreço pelo lucro gerado por ele. Contudo, ao lado de vantagens, a modalidade de trabalho remoto ainda apresenta desafios.

O tema suscita um importante questionamento que se volta às implicações do teletrabalho: onde se estabelece uma distinção entre o meio privado e o meio laboral nessa nova tendência de trabalhos à distância e a até qual ponto os recursos necessários serão utilizados com a finalidade de trabalho em detrimento de interesses pessoais?

Sou adepta do entendimento de que não pertence à empresa a competência de exigir de seus funcionários recursos que requerem um investimento para além da possibilidade do empregado, em uma situação excepcional como a vivida em 2020. Primeiramente, em razão de um bom senso acerca da realidade dos funcionários, e segundo porque justamente a capacidade de verificação e controle dos trabalhadores se restringe com a maleabilidade que o trabalho remoto propõe. Dessa forma, não se sabe com precisão o tempo de trabalho útil e o real esforço do funcionário, bem como se desconhece o verdadeiro uso que o mesmo faz da rede wi-fi durante o seu expediente.

Estendendo a discussão para um campo filosófico, pode-se refletir acerca da presença contemporânea do panoptismo na sociedade do trabalho, descrito por Foucault como uma forma de vigilância dos sujeitos repreendidos, uma vez que as empresas buscam o controle de seus funcionários, ainda que por meios não convencionais advindos dessa nova tendência de trabalho remoto. No entanto, essa supervisão certamente se encontra limitada devido à barreira da distância que separa o contratante e o prestador de serviços.

Por fim, cabe salientar que o debate acerca das indefinições do novo paradigma tecnológico no mundo do trabalho, é visto como elemento central de análise, em razão de romper fronteiras que até então se consolidavam como bem delimitadas. Desse modo, a distinção entre público e privado se tornou tênue e recebeu dimensões desafiadoras ao tradicional monitoramento de um chefe, tanto sobre o verdadeiro compromisso do empregado, quanto sobre a utilização da internet para outros fins.

Disciplina: Informática jurídica


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55541


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57605 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57485 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57439 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57383 Visitas
Eventos incomuns - Flora Fernweh 57354 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 57327 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57305 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57304 Visitas
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57292 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 57288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última