Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Responsabilização do Governador
Isadora Welzel

Quando se disserta sobre o Poder Executivo, nota-se que o princípio da simetria não se aplica rigidamente a alguns temas nos âmbitos do Executivo estadual e municipal, visto que algumas prerrogativas são previstas pela Constituição expressamente ao Presidente da República em razão da magnitude de seu cargo e de sua influência decisiva no país quanto à estabilidade e à economia, por exemplo.

Neste sentido, o benefício de não poder, na vigência do mandato, ser responsabilizado por ato estranho ao exercício de suas funções, é uma imunidade exclusivamente presidencial, de modo que o chefe do Executivo a nível nacional somente será processado após o término de seu mandato pela justiça comum.

Assim sendo, não seria razoável supor que as imunidades quanto à prisão e à responsabilidade se estendem aos governadores ou aos prefeitos, que inclusive podem ser presos por crime em flagrante delito e de forma preventiva, diferentemente do Presidente da República, cuja imunidade ocorre em razão do cargo que ocupa.

Além disso, ao discorrer sobre as garantias dos governadores, estamos tratando de uma Constituição de uma unidade federada, de modo que o ente estadual goza de uma autonomia relativa. No entanto, não é soberano a ponto de prever em sua própria Constituição a disposição de não responsabilização por ato estranho ao exercício de suas funções. A hipótese seria diferente, por exemplo, no caso de um Estado confederado, cujos entes possuem maiores poderes para legislar.

Logo, considera-se que não se aplica a irresponsabilidade relativa ao governador, podendo este ser responsabilizado, embora ocupe um cargo de importância local como representante do Poder Executivo no Estado, devendo-se seguir a estruturação e a organização de competências do Estado Federal também no que tange às diferentes instâncias de poder quanto às imunidades conferidas ou não a seus representantes em um modelo de organização com poderes sobrepostos e que se pauta na deliberação política das imunidades materiais e formais a depender do cargo ocupado, distinção que se aplica à hipótese veiculada, já que a Magna Carta é expressa e não restam dúvidas de que se trata de uma exceção que abarca exclusivamente o Presidente da República por prerrogativa de função.

Disciplina: Direito Constitucional II


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 62


Outros títulos do mesmo autor

Jurídicos Resgate histórico da legislação brasileira sobre PCD's Isadora Welzel
Artigos A cidadania no Brasil atual Isadora Welzel
Artigos José Murilo de Carvalho e a cidadania brasileira Isadora Welzel
Artigos A Comissão da Verdade e a sua importância Isadora Welzel
Artigos A Assembleia Constituinte de 1987 Isadora Welzel
Jurídicos Reforma Tributária Isadora Welzel
Jurídicos Fichamento Filosófico - O Proporcional e o Razoável Isadora Welzel
Artigos O genocídio na América até o Brasil atual Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre aula aberta - Global Access to Justice Isadora Welzel
Poesias Classificação de direitos e a cidadania plena Isadora Welzel

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60506 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59756 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58576 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58414 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58390 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57870 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 57868 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57798 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57638 Visitas
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57600 Visitas

Páginas: Próxima Última