Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os sonhos não acabam
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Sandman é uma das obras mais famosas de Neil Gaiman, conheça a obra que retoma o universo de Sonho.

O britânico Neil Richard MacKinnon Gaiman, conhecido pelos vorazes leitores de quadrinhos e literatura fantástica como Neil Gaiman, nasceu no Reino Unido em 10 de novembro de 1960. Um renomado escritor e roteirista, tendo em sua bibliografia su-cessos como Deuses Americanos e Belas maldições. Antes de se aventurar na escrita de romances, trabalhou como jornalista freelance e produziu biografias.
     Depois de conhecer o roteirista Alan Moore, escreveu roteiros de quadrinhos, publicando com o quadrinista Dave MacKean. Após isso, assinou contrato com a DC Comics e publicou uma minissérie da Orquídea Negra. O primeiro trabalho a alçá-lo a fama na cultura pop foi o seriado Neverwhere, inspiração surgida após jogar um RPG. Depois disso vieram Os livros da magia, aumentando sua fama mundial na 9ª arte.
     Mas é unanimidade entre os fãs, Sandman é sua obra-prima. A epopeia de Sonho arrebatou legião de fãs quando foi publicada (1988-1996) em 75 edições. Trouxe uma nova roupagem aos mitos e concepções oníricas. Uma fábula moderna. A série The Sandman foi lançada em outubro de 1988, um marco do selo Vertigo da DC. A série durou até o ano de 1996. Em 2013 foi lançada a série Sandman: Prelúdio, um prequel dos acontecimentos anteriores a série original. Em 2018, no aniversário de 30 anos da série, Neil Gaiman decidiu retomar sua narrativa e continuar as incríveis histórias de Morpheus.
     O Sonhar é uma graphic novel que reúne o Universo de Sandman vol.1 e O So-nhar volumes 1 a 6. O primeiro capítulo é apenas um preâmbulo para as novas seriali-zações, a saber: Os livros da magia, de Kat Howard; Casa dos Sussurros, de Nalo Hopkinson e Lúcifer, de Dan Watters. Já O Sonhar terá desenho da brasileira Bilquis Evely e roteiro de Simon Spurrier. Capas de Jae Lee e June Chung.
     A primeira coisa que você precisa saber sobre essa série de Sandman, se você, assim como eu, não leu nada da série, não comece por O Sonhar. Adquira uma das edi-ções definitivas que estão sendo lançadas pela Panini, ou até mesmo Sandman: Prelúdio, que aqui no Brasil foi lançado como uma trilogia. Cômodo para ler e para comprar. Além disso, é uma fantasia adulta, história e narrativa mais complexa e rebuscada.
     No primeiro capítulo d’O Sonhar, vemos um pequeno prólogo com histórias interconectadas. Mostrando uma palhinha de tudo que poderemos encontrar nas novas séries do universo de Sandman. Cada uma delas trará novas abordagens aos persona-gens, explorar cenários ainda desconhecidos, trazer nostalgia aos leitores e fazer com que novos desbravadores sejam levados a um mundo de sonhos e pesadelos.
     Daniel, o atual rei do Sonhar, evade de seu reino. Ao mesmo tempo que há um vazio de poder no reino do perpétuo, um casulo em forma de cubo surge em frente ao castelo. Rachaduras surgem ferindo a realidade. Seres feitos de matéria onírica saem das fendas. Lucien, o bibliotecário do Sonhar parece estar perdendo a razão. Uma nova for-ça parece estar nascendo naquele mundo.
     Quem conduz a trama com seus dilemas e personalidade forte é Dora. Serei sin-cero, para quem esperava ver uma história com Morpheus ou outros perpétuos como a nossa querida Morte, ou a divertida Delírio, foi um banho de água fria. Acho que a tra-ma é grande demais para ela. Seu passado e sua relação com Sandman é carregada nas tintas do mistério, porém, insuficiente para mobilizar toda uma saga.
     Quem rouba a cena mesmo é o zelador do Sonhar, Merv Cabeça de Abóbora. O personagem é tão legal que já protagonizou um quadrinho chamado Merv Punkhead – Agente do Sonhar. Sou suspeito pra falar dele, eu gosto muito desse personagem. Mas ele serve muito bem de antagonista para a Dora, bem como trazer uma perspectiva de apego ao Sonhar. Ele é o mais desesperado em encontrar uma solução.
     O Juiz Cadafalso é a suposta solução de Merv. Mas o tiro saiu pela culatra, per-doem-me o trocadilho. Lucien se mostra como um dos agentes passivos do Sonhar. O medo que o reino entre em declínio devido a ausência de seu mestre é palpável. Caim e Abel, como sempre, servem não apenas como alívio cômico ácido, terão novos papéis a desempenhar. Estou muito curioso para saber quais serão os rumos do Sonhar.


Para adquirir acesse aqui:
https://www.amazon.com.br/Universo-Sandman-Sonhar-1/dp/8542621468


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 52878


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Poetize a vida Caliel Alves dos Santos
Artigos O Brasil não é hexa, mas Lula é tri! Caliel Alves dos Santos
Artigos O romper das cordas Caliel Alves dos Santos
Resenhas Mirar na lua acima das estrelas Caliel Alves dos Santos
Artigos Representação política como parâmetro da divisão do Brasil Caliel Alves dos Santos
Artigos O que é dívida histórica? Caliel Alves dos Santos
Resenhas Iraci Gama: intérprete de Alagoinhas Caliel Alves dos Santos
Ensaios Militares como fator de risco a democracia Caliel Alves dos Santos
Resenhas A cidade em palavrório Caliel Alves dos Santos
Resenhas A poética feminina Caliel Alves dos Santos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54629 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54545 Visitas

Páginas: Próxima Última