Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Esther
Luiz Eudes

No meio do caminho tinha uma casa, às margens da estrada. Era a casa da negra Esther. Neta de escravos, Esther era freguesa da mercearia de José Paulo. Dona Esther estava sentada em uma esteira feita por ela mesma com palha de licuri. A velha já estava cansada, perdeu o vigor das forças nas duras tarefas da vida na roça. As suas pernas não respondiam mais ao desejo de manter-se de pé. Sentia-se velha e cansada, a octogenária. Passava os fins de tarde a contemplar o sol se pôr por trás das jaqueiras atrás da casa e quando chegava a noite e seus mistérios, ela rezava o rosário para afastar o medo e descansava o corpo pesado de mulher que pariu dezoito filhos numa cama de vara de cipó coberta por um colchão de palha seca de capim. Sempre que aparecia prenhe o falecido marido lhe pedia; “me dê um filho homem, é melhor para me ajudar nos roçados”.
Dona Esther mandou que o visitante entrasse e tomasse assento no largo banco de madeira, ordenou à neta que lhes servisse café fresco, água de moringa e que fizesse ligeiro um suco de graviola ou de pitanga, ao gosto das visitas. A casa de taipa não era invadida pelo calor do sol porque o frondoso umbuzeiro fazia sombra, onde as galinhas ciscavam a terra molhada, enquanto leves nuvens se perdiam pelo vasto céu.
José Paulo tirou o alforje que trazia pendurado na cangalha e de dentro extraiu mantimentos e os colocou sobre a pesada mesa para alegria de todos. Dona Esther era sua cliente desde quando comprou a mercearia a José de Simão, filho de Simão, e por ela nutria consideração e respeito.
Tomou um caneco de água fresca da moringa, se despediu dos moradores da casa, beijou suavemente o belo rosto negro da velha Esther, emoldurado por longos cabelos brancos envoltos em uma polpa e continuou a caminhada atrás de novos sonhos e novas esperanças, enquanto a negra ficou mirando o horizonte, pitando o seu cachimbo recheado com o fumo picado que o amigo lhe trouxe.













Biografia:
Luiz Eudes é autor de Noite de Festas e Tempo de Sonhos
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Contos Os músicos Luiz Eudes
Contos Zé do Mato Luiz Eudes
Contos Esther Luiz Eudes
Contos Rádio de Pilha Luiz Eudes
Contos Pizza de pimenta Luiz Eudes
Contos O prefeito Luiz Eudes
Contos Pagando promessa Luiz Eudes
Poesias A missão Luiz Eudes
Contos A voz da nossa gente Luiz Eudes
Contos Encontros e desventuras Luiz Eudes

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68961 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54773 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54698 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54671 Visitas

Páginas: Próxima Última