Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ESTAR OU NÃO ESTAR, EIS A QUESTÃO
Manoel Rodrigues de Abreu Matos

É verdade que a sociedade contemporânea é mais desenvolvida que as anteriores. Tornamos o mundo menor, aumentamos a capacidade de diálogo entre os diversos povos e potencializamos novas descobertas que possam vir a contribuir para melhorar nossa vida, além das que já realizamos. Com mais de 200 000 anos de história, o ser humano já descobriu e aprendeu incontáveis coisas, mas ainda não se descobriu enquanto humano. Como tal, deveria prezar pela relação uns com os outros, tendo como elo o diálogo e a reflexão, capacidades que nos diferenciam das demais espécies.
Na contra mão disso, nas ultimas décadas presenciamos o crescimento incontrolável do individualismo e o silênciamento das pessoas, quando deveria ser o contrário. Inexplicavelmente, à medida que nos tornamos mais conectados virtualmente, diminui a interação presencial e as pessoas passam ser controladas pelas redes sociais. É notório, como já criticado por algumas pessoas que ainda conseguem pensar fora da caixa, a mudança na forma de as pessoas se comunicarem. Em um restaurante, por exemplo, passaram a ser normais o silêncio entre os presentes e o som dos cliques. Cliques esses que podem ser das conversas nas redes sociais ou das fotos que tão logo tiradas já recebem as curtidas e os comentários. Na maioria das vezes, certamente, as pessoas nem observam ou contemplam o local onde estão, preocupam tão somente com as fotos que vão povoar as nuvens. Fico pensando o que Hamlet diria disso tudo. Provavelmente, sendo ele uma pessoa muito direta e prática, diria que as redes sociais refletem a solidão da modernidade. Hamlet concluiria sua fala alegando que há algo de podre na sociedade. A podridão a que ele se referiria, provavelmente, seria a insana necessidade que temos de falar o tempo todo, de sermos vistos, curtidos e comentados. Não temos paciência para ouvir o próximo, nossos problemas são sempre mais urgentes e mais importantes que os dos outros. Esse caos parece não nos preocupar mais, já se transformou em realidade e ganhou o status de normalidade. Contudo, uma cena me chamou bastante à atenção. Em uma noite de festa junina, em uma pequena cidade do interior da Bahia, uma banda tocava um velho e bom arrasta pé, muita gente dançando, outros bebendo e mais alguns observando apenas. Como não sou muito bom na arte da dança, estava na plateia. Observei, em meio à multidão, um jovem que utilizava um fone de ouvido tipo headdfone. E não estava desligado, pois ainda foi possível ver as luzes variando de cor na parte interna do fone. Fiquei observando aquele jovem por uns 60 minutos até que ele se perdeu na multidão. Ainda não consegui entendê-lo, pois estava em uma festa, centenas de pessoas, músicas ao vivo, mas aquele jovem parecia não comungar dessa ideia. De fato, o jovem intrigante estava ou não na festa? De novo penso em Hamlet e em seu eterno questionamento “ser ou não ser, eis a questão” que poderia ser adaptada para “estar ou não estar, eis a questão”. Aquele jovem poderia estar em qualquer lugar virtualmente naquele momento, mas, por certo, na festa junina ele não estava mesmo.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52809


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O ESPANTO QUE NOS ALIMENTA Manoel Rodrigues de Abreu Matos
Crônicas A IRRACIONALIDADE PARCELADA Manoel Rodrigues de Abreu Matos
Crônicas CAMINHOS PARA O FIM Manoel Rodrigues de Abreu Matos
Crônicas ESTAR OU NÃO ESTAR, EIS A QUESTÃO Manoel Rodrigues de Abreu Matos
Poesias SER HUMANO: irracional Manoel Rodrigues de Abreu Matos
Poesias Aquele Carro em Chamas: o espetáculo Manoel Rodrigues de Abreu Matos
Crônicas O dia em que passei a gostar das narrativas de terror Manoel Rodrigues de Abreu Matos
Crônicas Por que Seremos um País de Idosos? Manoel Rodrigues de Abreu Matos


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55016 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última