Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sem Comparação
James Smith


Título original: No Comparison!

Por: James Smith
(1802—1862)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


"Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8:18)

A mortificação do pecado prova que temos a vida de Deus;
A vida de Deus - prova que somos filhos de Deus;
Ser filhos de Deus - prova que somos herdeiros de Deus;
E ser herdeiros de Deus - prova que nossa herança é certa!
Vamos compartilhar com Cristo. Nós compartilhamos como Cristo, sendo co-herdeiros com ele. Como seremos como Cristo em sua glória - devemos ser primeiro conformados a ele em sua humilhação; e se formos conformados a Jesus quando ele se humilhou, sofreremos, e talvez soframos muito. Mas, por grandes ou variados que sejam os nossos sofrimentos, somos encorajados a suportá-los com paciência e fortaleza conforme conclusão do apóstolo, quando ele diz: "Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8:18). Consideremos...
A comparação. Paulo compara os sofrimentos atuais com a glória futura. Os crentes estão expostos a todos os tipos de sofrimento e, em vez de obterem uma isenção em razão de sua filiação ou herança, estão seguros de que é através de muita tribulação que devem entrar no reino de Deus. Como alguns sofrem na mente com dúvidas e medos, de sugestões horríveis, insinuações vis, e tentações violentas, com o trabalho da corrupção, e o conflito constante entre a carne e o Espírito!
Alguns padecem com um sofrimento interior, com o qual ninguém está plenamente familiarizado, a não ser o próprio Deus. Têm tal escuridão, melancolia, aflição, agitação, dificuldade e tristeza - que não seria fácil de descrever.
Alguns sofrem muito no corpo, do estado estressado e desordenado do sistema nervoso, de doenças crônicas ou deformidades no quadro físico. Eles raramente se movem sem sofrimento, e durante anos seguidos têm pouca liberdade de fraqueza e dor. Eles vivem uma vida de sofrimento, uma espécie de vida moribunda, e pensam muito no céu como um lugar onde não há mais dor.
Alguns sofrem muito financeiramente; Quase nada parece prosperar com eles; perdas, cruzes e oposição os encontram em cada turno; e embora desejem viver honestamente e conduzir seus negócios com honra, são frustrados, impedidos e cheios de perplexidade. Ninguém pode dizer o que sofrem de tentações e dificuldades financeiras.
Outros sofrem de opróbrio, deturpação, contenda e perseguição no mundo, ou na Igreja, ou ambos. Ninguém parece compreendê-los, ou está preparado para simpatizar com eles; eles são como "um pardal sozinho no topo da casa". Os falsos amigos e os inimigos abertos unem-se para perturbá-los e angustiá-los, de modo que eles muitas vezes suspiram e dizem: "Ó, que eu tivesse asas como uma pomba, pois então eu voaria para descansar!"
Outros sofrem no círculo doméstico, ou em algumas das relações da vida - são chamados a sofrer longa e seriamente.
Mas, seja por problemas mentais, doença de corpo, provações em negócios, desordem familiar ou perseguição por causa de Cristo - todos sofrem, e a maioria dos crentes sofre muito!
Mas, compare seus sofrimentos atuais com sua glória futura:
Glória que exclui toda dor e sofrimento, todo pecado e tristeza.
Glória além do alcance de todos os inimigos e da causa de todos os problemas.
Glória que inclui felicidade - perfeita, e eterna.
Glória que inclui a honra - a honra mais alta, mais sagrada e mais gratificante.
Glória, ou esplendor, que encherá a alma, vestirá o corpo e dignificará toda a pessoa para sempre!
Se o rosto de Moisés brilhou quando ele esteve por um curto espaço no monte com Deus, então muito mais as pessoas inteiras dos santos brilharão quando estiverem para sempre com o Senhor. Como no monte da transfiguração, o rosto de Jesus brilhou como o sol, e as suas vestes eram brancas e brilhantes; assim também os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai. Cheios de luz, paz e alegria; Vestidos de beleza, de luminosidade e de magnificência - eles aparecerão com Cristo em glória - enchendo-se de admiração e deleite indecifrável!
Ele será colocado sobre nós; e assim Jesus será glorificado em seus santos e admirado em todos os que creem. Ele será possuído por nós, como parte de nossa porção de casamento e herança inalienável. Mas não podemos formar uma ideia adequada da glória que será revelada em nós; pois "nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, e nenhuma mente imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam". (1 Coríntios 2: 9). Devemos morrer para conhecê-lo; ou viver até que Jesus venha, a fim de compreendê-lo.
Vamos agora olhar,
A conclusão. Paulo tinha raciocinado, comparado e pesado o presente com o futuro, e depois de uma comparação cuidadosa chega à conclusão e diz: "Eu acho que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que será revelada em nós." Paulo estava qualificado para julgar, pois se alguém sabia quais eram os sofrimentos, esse alguém era ele, e ele também conhecia o que era a glória. Ele sofria muito. Ele poderia dizer: "Estamos perturbados de todos os lados, estamos perplexos, somos perseguidos, somos angustiados, trazendo sempre no corpo a morte do Senhor Jesus, somos sempre entregues à morte por amor de Jesus".
E comparando-se a si e aos seus sofrimentos com outros, escreve:

"22 São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu;
23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes;
24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.
25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.
28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas." 2 (Coríntios 11: 22-28).
Aqui está uma lista de sofrimentos! Onde encontraremos um paralelo? Contudo, este grande sofredor diz: "Nossos problemas ligeiros e momentâneos estão alcançando para nós uma glória eterna, que supera todos eles, assim fixamos nossos olhos não no que é visível, mas no que é invisível. O que é invisível é eterno!" (2 Coríntios 4: 17-18).
Quanto aos sofrimentos, Paulo estava bastante qualificado para julgar entre os sofrimentos atuais e a glória futura.
Mas ele também conhecia algo da glória; pois ele estivera no Paraíso! Ele tinha testemunhado a felicidade, ouviu os cânticos, observou os serviços e viu a glória dos espíritos dos justos aperfeiçoados. Essa honra era peculiar a si mesmo. Pedro, Tiago e João haviam visto o Mestre transfigurado no monte, e assim poderiam ter uma ideia melhor da glória que os outros discípulos; mas Paulo esteva no terceiro céu! Ouça o seu próprio testemunho: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe),que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir." (2 Coríntios 12: 2-4). Tendo estado no paraíso, no terceiro céu - tendo visto, ouvido e provado algo das alegrias da glória e das alegrias gloriosas dos abençoados - ele foi qualificado para julgar entre a tristeza presente e a alegria futura.
Portanto, quando somos chamados a sofrer - a sofrer severamente, a sofrer por muito tempo - olhemos para a frente, com a ajuda da Palavra de Deus, e comparemos o presente com o futuro.
O mal presente comparado com o bem futuro. Isto foi o que decidiu Moisés: "Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa." (Hebreus 11: 24-26).
Comparemos o mal presente com o bem futuro. Isto outros decidiram: "E outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados." (Hebreus 11.36,37).
Outra vez, "você aceitou alegre a confiscação de seus bens, porque sabia que tinha possessões melhores e duráveis."
Comparemos o bem e o mal temporais com o bem e o mal que são eternos, como fez Paulo. Ele olhou para si com. . .
Sofrimentos como do homem - e glória como de Deus;
Sofrimentos como terrenos - e glória como celestial;
Aqui os sofrimentos são curtos e a glória eterna;
Sofrimentos são como um rápido flash de luz - quando contrastados com um eterno peso de glória;
Sofrimentos como muito confinados ao corpo - e glória como incluindo, enchendo e transbordando corpo e alma;
Sofrimentos como muito de fora de nós e glória como dentro de nós.
Vejamos os dois assuntos como faremos - se os considerarmos biblicamente, sobriamente e através de um meio espiritual - devemos chegar à conclusão certa de que "os sofrimentos do presente tempo não são dignos de serem comparados com os Glória que será revelada em nós!"
Os sofrimentos, então, não são inconsistentes com a filiação. Muitos dos pequeninos do Senhor são tentados a pensar que, se fossem filhos do Senhor, eles não seriam provados como eles são, ou não sentiriam suas provações como eles as sentem. Mas isso é um erro. Todos os filhos de Deus sofrem, mais ou menos; e todos sentem agudamente suas aflições.
Ninguém jamais sofreu como o primogênito de Deus; nem ninguém se sentiu tão agudamente como ele sofreu. O embaraço, disse ele, quebrou o coração.
Todos os nossos sofrimentos estão ligados ao pecado. O pecado é a fonte natural de todo sofrimento. Se não houvesse pecado, não haveria sofrimento; não poderia haver nenhum. Jesus nunca poderia ter sofrido se Deus não tivesse colocado sobre ele nossas iniquidades. Mas para o pecado em nós chamando para listras - ou, mas para o pecado em outros, agitando-os para afligir-nos - não devemos sofrer como nós.
Mas muitos de nossos sofrimentos vêm sobre nós por causa de Cristo, e são chamados de "sofrimentos de Cristo", que somos chamados a encher em nossos corpos.
Se eu sofrer pelo pecado em mim mesmo - então eu deveria aborrecer-me.
Se eu sofro pelo pecado em outros - então posso muito bem penalizar o transgressor com o castigo, e admirar a graça distintiva de Deus que me faz diferir dele.
Mas se eu sofro por causa da justiça, por amor de Jesus, então eu posso muito bem me alegrar; porque o Espírito de glória e de Deus repousa sobre mim!
Os nossos sofrimentos atuais são misturados com muitas misericórdias. As quais temos. . .
Na bondade dos amigos,
Nos meios da graça,
No conforto do Espírito Santo,
No conhecimento do nosso perdão,
No sentido de nossa aceitação com Deus,
No testemunho de uma consciência boa, esclarecida e honesta!
Nós nunca temos a tristeza não misturada ou o sofrimento não misturado aqui na terra.
A luz mistura-se com a escuridão;
A misericórdia se mistura com a nossa miséria;
A alegria se mistura com a nossa tristeza.
Mas a nossa glória será não misturada, quer com vergonha ou dor.
Na glória, nunca coraremos e vergonha, ou inclinaremos a cabeça ou evitaremos contemplar a face; mas seremos tão destemidos e corajosos quanto um leão, e tão inconsciente de culpa quanto um santo anjo!
Não sentiremos nenhuma dor. Nada jamais agitará a mente, perturbará a alma ou produzirá dor no corpo.
Uma santidade, felicidade, saúde perfeita, e juventude perpétua, não misturadas - serão nossa porção imutável!
O presente é o nosso único tempo de sofrimento. Como, portanto, nossos sofrimentos são apenas parciais - então eles devem ser curtos. O tempo, na melhor das hipóteses, não é longo. Mas qual é o nosso tempo? Como o inseto, nascemos e morremos em um dia. Verdade, uma hora de sofrimento - parece mais do que doze horas de prazer; mas os sofrimentos de todos os tempos serão como nada - se comparados com as alegrias da eternidade!
Para os crentes em Jesus, os sofrimentos são confinados à terra; eles não podem entrar no céu; eles estão confinados ao tempo; eles não podem correr para a eternidade.
Os sofrimentos atuais - nos apresentarão à glória futura. Nossos sofrimentos são apenas aqueles de crianças que estão indo para casa para tomar posse da herança familiar.
Se a pousada não é agradável - vamos deixá-la amanhã!
Se nossas conveniências e confortos não são agora de primeira classe, logo serão!
Se a estrada é áspera, basta passar por ela uma vez.
Se o tempo for severo, logo estará bem; tempestades não são geralmente de muito longa vida.
Nós ficamos mais perto de casa todos os dias!
A última dor será sentida em breve;
O último gemido logo nos escapará;
O último conflito será encerrado em breve.
Logo cruzaremos o limiar da casa de nosso Pai!
Logo, muito em breve, estaremos ausentes do corpo - e estaremos presentes com o Senhor. Nossa glória está preparada; ele só espera ser revelado. Glória e honra devem ser trazidos até nós no aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Ela está guardada para nós no céu. Está reservada no céu para nós. Quando Cristo, que é a nossa vida, aparecer, então também nós apareceremos com ele em glória.
"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Pois neste tabernáculo nós gememos, desejando muito ser revestidos da nossa habitação que é do céu." (2 Coríntios 5: 1-2). O que, oh, o que será - ser revestido com a nossa morada celestial! Como devemos nos sentir - quando habitarmos um corpo que é espiritual, poderoso, incorruptível e imortal!
Não é uma maravilha que, neste mundo de pecado e tristeza, sofrendo privações e dores como sofremos no corpo e na mente - que não aspiremos, por muito tempo, e não clamemos em voz alta para a vinda de Jesus! Se simpatizássemos com os sofrimentos dos outros - se fôssemos adequadamente afetados pelos gemidos de uma criação sofredora - se desejássemos como deveríamos a manifestação dos filhos de Deus - com certeza, diariamente, sim, a cada hora, clamaríamos, "Vem, Senhor Jesus, venha depressa!"
Nota do tradutor: Cremos que as palavras do apóstolo em Rom 8.18: "Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.", são muito mais do que um mero incentivo para suportarmos as tribulações que experimentamos neste mundo, de modo que pensemos sempre na glória do por vir, como se estivessem sendo comparadas duas condições distintas: uma de miséria neste mundo e outra de bem-aventurança depois da nossa morte.
O mesmo apóstolo foi quem disse, na mesma epístola aos Romanos, em seu quinto capítulo, que se gloriava sobretudo nas tribulações, sabendo que são justamente elas que abrem a porta para o nosso aprendizado da paciência, que por sua vez nos conduz à experiência, que produz esperança, que são graças preciosas que Deus intenta forjar na vida de todos os crentes.
Assim, mais do que um consolo superficial, as palavras de Romanos 8.18, consistem na confirmação mesma de que as aflições que aqui passamos não devem ser encaradas como algo que nos seja contrário, pois, por elas, Deus está produzindo o nosso crescimento espiritual em santificação.
A provação da fé é algo muito precioso, pois é o que nos confirma na verdade, de modo que não sejamos movidos por qualquer vento de falsa doutrina.
O sentido então destas palavras tem a ver com algo do seguinte tipo: “Temos que suportar com paciência, as aflições e tribulações, que estão sob o controle de Deus para o nosso aperfeiçoamento, porque por maiores que elas sejam, por mais desconforto que nos tragam, nada disto pode ser comparado com o eterno peso de glória que já está sendo forjado em nós a partir deste mundo, pois estas aflições estão contribuindo juntamente para o nosso bem, especialmente para uma maior comunhão com o nosso Deus, e uma maior transformação do nosso caráter, tornando-nos cada vez mais semelhantes a Cristo.”
Modifiquemos, portanto, o nosso modo comum carnal de entender as aflições e tribulações. Vejamo-las com os olhos da fé, e conforme o eterno propósito de Deus, de nos tornar longânimos, assim como Ele é longânimo (tardio em se irar); perdoadores, como Ele é perdoador; pacientes, como Ele é paciente. De outro modo, não poderíamos aprender o significado de que o amor tudo suporta, tudo sofre, não se exaspera, não é provocado facilmente, e que nos convém aprender a mansidão, a misericórdia, sem ira e animosidade, tendo todos os nossos atos sendo feitos com amor.
Como o poder de nosso Senhor se aperfeiçoa na nossa fraqueza, conforme ocorreu na experiência do apóstolo Paulo, ele aprendeu a se gloriar nas tribulações, na cruz, nas suas fraquezas, conforme afirma em suas epístolas, pois a crucificação da carne com suas paixões, a saber, da velha natureza, abria espaço para o fortalecimento da nova natureza, pela graça de Jesus. Por isso nosso Senhor disse ao apóstolo que a Sua graça lhe bastava, pois o Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Temos então, este tipo de glória em que podemos nos gloriar ainda neste mundo, a saber, na nossa cruz, nas nossas fraquezas e tribulações, pois, somos fortalecidos pela graça do Senhor para tudo suportar com paciência cristã, de maneira que o Seu santo nome é glorificado pelo nosso testemunho do Seu grande poder operando em nós.
Ao pensarmos, portanto, na glória vindoura, em cuja esperança devemos nos gloriar, e à qual se refere o apóstolo no texto de Romanos 8.18 (compare com Romanos 5.2), não podemos esquecer de nos gloriarmos nas tribulações deste tempo presente (Rom 8.3), porque não nos foi dado somente crer em Cristo, mas também padecermos por Ele (Fil 1.29), pois aprouve ao Pai que fôssemos identificados com Ele em todas as coisas, tanto em Sua glória, quanto em Seus sofrimentos.
“2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” (Romanos 5.2-4).








Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Sem Comparação James Smith
Artigos Perplexidade James Smith
Artigos A Bondade de Deus James Smith
Artigos Santificação James Smith
Artigos Venha a Mim James Smith
Artigos Graça Para o Humilde James Smith
Artigos A Nova Criação James Smith
Artigos Ana, ou o Poder da Oração James Smith
Artigos Graça James Smith
Artigos Eu Confiarei James Smith

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 28.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68961 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54766 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54668 Visitas

Páginas: Próxima Última