Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Graça Para o Humilde
James Smith

Título original: Grace for the Humble

Por: James Smith
(1802—1862)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

"Ele nos dá mais graça, Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4: 6)

Não temos humildade por natureza. Pode haver uma suavidade de disposição e uma prontidão para ceder aos outros; mas não há verdadeira humildade. Esse é um fruto do Espírito Santo, uma bênção da nova aliança. Uma das marcas dos filhos de Deus, e uma prova do amor especial de Deus. Deus nos torna humildes, e então, aprovando nossa humildade, faz-nos muitas e grandes promessas nesse caráter.
O cristão humilde é uma pessoa honrada. Ele é uma bênção para todos que se relacionam com ele, e uma honra para Cristo. Ele tem muito a ver com Deus, recebe muito de Deus, e assim cresce com Deus. Ele evita muitas armadilhas e escapa de muitos perigos em que outros caem. Ele obtém muitas bênçãos e desfruta de muitos confortos, aos quais os outros são estranhos.
Ó preciosa graça! Ó marca distintiva do povo do Senhor! Que eu cresça em humildade diante de Deus. Ó, para ser como Jesus, enraizado na humildade.
Mas, como se deve conhecer a verdadeira humildade? Pelo que é distinguido um homem realmente humilde? Por muitas coisas; vamos notar algumas.
Primeiro, ele tem um profundo sentido do mal do pecado. Ele olha para ele como a raiz amarga, da qual brotam todas as desgraças e guerras, toda a tristeza e sofrimento, todas as dores e impurezas, toda a miséria e loucura e todo o tormento e terror que se encontram no universo de Deus!
Ele o considera como aquela coisa abominável que Deus odeia. É para ele um objeto repugnante, e um assunto repleto de tudo o que é baixo, degradante e horrível. Ele considera o pecado mais terrível do que o inferno. Na verdade, ele considera o pecado como o mal de todos os males, e considera que nada é mau, em comparação com o pecado.
Ele muitas vezes pensa no pecado, pois tem entristecido o coração de Deus, assassinado o Filho unigênito de Deus, e irritado e resistido ao seu Espírito Santo. Ó, se pudesse estar livre do pecado! "Oh, que miserável sou, quem me livrará desta vida dominada pelo pecado e pela morte?" (Romanos 7:24). Mas, como ele não é livrado, ele se coloca diante de Deus, e caminha humildemente com Ele.
Segundo, o homem humilde tem uma alta estima da JUSTIÇA DE CRISTO. A obra gloriosa de Jesus estabelece o fundamento de sua esperança, é o alimento diário de sua fé e o assunto de suas mais doces meditações. Vendo como ele o age, a profunda poluição de sua natureza, os poderosos princípios do mal que trabalham em seu coração, a imperfeição de todas as suas graças e a pecaminosidade de todas as suas ações, ele se sente obrigado a olhar somente para a obediência de Jesus Cristo, para sua justificação diante de Deus. E quanto mais tempo ele vive, mais gloriosa a justiça de Cristo lhe aparece, e mais preciosa é em sua experiência pessoal.
Para isso, ele considera todas as coisas, como esterco e escória. Para isso, ele está preparado para se separar de tudo. Esta é a sua alegria, este é o seu orgulho, esta é a sua canção na casa de sua peregrinação.
Justiça de Jesus! Você será a minha veste de casamento, quando as bodas do Cordeiro chegar! Você será minha súplica diante do trono do meu Pai! Você será meu consolo em meu travesseiro quando eu estiver morrendo, e quando eu cruzar o dilúvio!
Terceiro, o homem humilde é conhecido por sua SUBMISSÃO sob dispensações aflitivas. Em vez de zombar, murmurar ou repelir, ele está em silêncio como Arão, ou apenas diz como ele, se os outros falam duramente com ele: "Tais coisas aconteceram comigo". Em vez de chutar como um novilho desacostumado ao jugo, ele humildemente diz com o humilde Eli, "É o Senhor, que faça o que lhe parece bom". Em vez de refletir duramente sobre o Deus Altíssimo, ou de induzir sentimentos vingativos contra o homem, ele diz com Davi: "Faça comigo, como lhe parece bom". Como o vime - ele se inclina para a brisa, e como o junco - ele se curva diante da tempestade.
Ele percebe que ele perdeu tudo por causa do pecado, e que é provido somente por causa da misericórdia, e é colocado sob a mais profunda obrigação em relação à graça livre e soberana. Ó, para a santa submissão, abaixa a cabeça, silencia a língua, e apresenta o coração como um holocausto a Deus!
Em quarto lugar, a humildade enche um homem com gratidão pelas misericórdias divinas. Como Jacó, ele sente que não é digno da menor de todas as misericórdias de Deus. E, como Davi, ele fica assombrado diante de Deus, e pergunta: "O que sou eu, e qual é a casa de meu pai, para que assim me favoreças?" Quando lê o seu perdão no sangue de Jesus, sente a paz de Deus em seu coração, vê os dons de uma generosa providência espalhada ao seu redor, e olha adiante antecipando sua glória futura - seu coração incha, sua alma transborda e ele louva ao Senhor com lábios alegres. E mesmo quando a escuridão o rodeia, e a providência parece franzir o olhar sobre ele, ele reflete sobre seus desertos, e o que ainda lhe resta, e dá graças a Deus.
Almas humildes são sempre gratas, e as almas gratas desfrutam de muita paz interior e alegria. Ó meu Deus, enche-me de humildade, para que manifeste diariamente gratidão a ti, e louve o teu santo nome!
Em quinto lugar, a humildade é vista em nossa mensagem sob repreensões. Somos aptos a sermos censurados por causa de Cristo; e é difícil de suportar opróbrio, e reprovação imerecida. Ele foi para o coração de Jesus, que é representado como exclamando: "O opróbrio quebrou meu coração!" Enche a natureza humana de indignação, ou se agacha em covardia, e avança com desprezo. Mas, o humilde cristão, enquanto ele sente profundamente - ele sofre mansamente, e às vezes alegra-se, porque ele é considerado digno de sofrer vergonha pelo precioso nome de Jesus. Ele se apieda e ora por aqueles que o tratam com repreensão; e deseja para eles a paz e o conforto que ele próprio desfruta.
Ó Salvador, modelo de mansidão sob opróbrio, ó paciente Cordeiro de Deus que não se queixa, opera em mim pelo teu Espírito, em conformidade com a tua natureza de cordeiro, para que possa suportar mansamente e sofrer pacientemente o que quer que venha sobre mim por causa de ti, enquanto estiver no mundo!
Em sexto lugar, o homem humilde é conhecido por seu CONTENTAMENTO com a condição que Deus lhe atribuiu. Alguns estão sempre reclamando, e nunca podem ser satisfeitos. Quase nada está certo! Eles nunca têm o suficiente, ou o que é certo. Olham com um olhar invejoso em alguém; e com um olho ciumento em outro. Isso indica orgulho, e surge do estado insubmisso do coração. Eles não estão e não podem ser satisfeitos.
Os humildes são o oposto de tudo isso, tendo alimento e roupa, eles sentem que deveriam estar satisfeitos. E, embora possam ser pobres e necessitados, olham ao redor, e veem quantos têm menos; eles olham para o poço de fogo eterno, e veem o que merecem! E então, como exorta o Apóstolo, esforçam-se para ficar satisfeitos com as coisas que têm, vendo que Deus disse: "Nunca te deixarei, nem te abandonarei".
Senhor, ensina-me a graça do contentamento!
"Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Filipenses 4: 11-13).
Finalmente, os humildes são conhecidos por seu amor à oração e a todas as ordenanças divinas. Eles frequentemente imploram a Deus, dão graças a Deus e esperam diante de Deus. A oração, é imediatamente seu alívio e deleite. Eles levam tudo a Deus; e em todas as coisas visam agradar a Deus. Eles procuram a Palavra de Deus e seguem-na. Eles observam a providência de Deus e admiram-na. Eles consultam a vontade de Deus, e a cumprem. Eles não vivem para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou. Eles observam todas as ordenanças de Cristo. Eles fazem tudo o que podem e dizem: "Nós somos servos inúteis!" A oração é um privilégio, louvar um deleite, a casa de oração um lar, e o serviço de Deus, liberdade.
Ó Espírito Santo, dá-me esta característica de um homem verdadeiramente humilde! Que eu ame a oração, e aprecie todas as ordenanças do meu Deus gracioso!
Os humildes são os favoritos especiais de Deus. Deus fará qualquer coisa por eles, ou dará qualquer coisa a eles. "Vós todos, revesti-vos de humildade uns para com os outros, porque Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes". (1 Pedro 5: 5).
Mas quem não ama os humildes? Há algo tão adorável na humildade, que não podemos deixar de admirá-la onde quer que nós a vejamos. Oh, que todos nós fôssemos humildes, pois seríamos úteis e felizes!
"Ele nos dá mais graça, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". (Tiago 4: 6). Deus dá a graça que nos torna humildes, e quando em obediência à sua Palavra, cultivamos a humildade, ele dá mais graça! Ele continua a dar graça, conforme precisamos da graça.
Primeiro, ele dá graça para o dever. Só podemos realizar o dever corretamente, na força da graça. Além disso, muitos deveres do Novo Testamento são muito mortificantes para a carne (a natureza terrena decaída no pecado), tão contrários às nossas inclinações naturais, que nunca poderíamos cumpri-los, se a graça não nos fosse dada. Mas, pela graça de Deus, estimamos o que Deus aprova, aceitamos o que Deus requer e tentamos fazer tudo o que Deus ordena. Nós podemos fazer todas as coisas através de Cristo, e a graça que ele dá. Graça para conformar a minha vontade com a vontade de Deus, e para me incitar a tentar, e permitir-me a realizar, tudo o que é bom e aceitável aos olhos de Deus!
Segundo, ele dá graça para santificar suas provações. As provas não sancionadas são males reais, mas as provas santificadas são grandes bênçãos. Os humildes são provados, muitas vezes - profundamente provados; mas então recebem graça juntamente com suas provações, o que as torna benéficas e lucrativas. Provações santificadas aprofundam a nossa humildade, fortalecem a nossa fé, animam a nossa esperança, nos fornecem matéria para a oração, tornam a misericórdia e as promessas preciosas, nos levam a inclinar-nos mais sobre Jesus e a semearmos as sementes do louvor. Elas nos desmamam do mundo, nos direcionam para o céu, secam nossas corrupções, iluminam nossas evidências e provam que nossos corações estão certos com Deus. Que todas as minhas provações sejam santificadas e tão santificadas, para que eu possa ser coagido diariamente a abençoar o Senhor por elas. "Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra." (Salmos 119: 67). "Foi bom para mim ser afligido." (Salmos 119: 71).
Terceiro, ele dá graça para o conforto na pobreza. A humildade é mais frequente na casa-de-campo do que na mansão; entre os pobres, do que entre os ricos. À medida que algumas das nossas mais doces flores crescem e florescem na obscuridade, assim esta graça mais bela cresce e floresce muitas vezes no isolamento da vida humilde. Mas, a pobreza não é sempre o que parece ser: sob o casaco esfarrapado, muitas vezes brilha o coração feliz!
Tudo é o que Deus faz para nós; e muitas vezes ele faz da pobreza uma escada pela qual subimos ao céu; ou uma nuvem que vem carregada com as bênçãos espirituais mais ricas. Muitos experimentam a bela linguagem do profeta como sendo verdade. "Os humildes aumentarão a sua alegria no Senhor, e os pobres entre os homens se regozijarão no Santo de Israel." Não temerei a miséria; se o meu Deus me conceder a graça para me consolar, e ser o meio para me aproximar do meu Salvador e me conformar a Ele, que bebeu profundamente o cálice de sofrimento no meu lugar.
Em quarto lugar, ele dá graça para livrar do perigo. Muitas vezes estamos em perigo, pois os perigos ficam espessos ao longo de todo o nosso caminho, e mesmo o homem humilde cairia em alguns deles, se não fosse pela graça. A graça que Deus dá, fortalece a visão para discerni-los, dá prudência para andar sabiamente entre eles, e cautela para escapar de ferimentos por eles. Outros tropeçam sobre eles, são apanhados por eles, ou caem neles, mas o homem humilde passa incólume no meio deles! Ó Jesus, estou muitas vezes em perigo, em perigo iminente! Envia-me, dia a dia, a graça livradora!
Em quinto lugar, ele dá graça para adoçar as aflições pessoais. Muitas são as aflições dos justos, e a aflição é naturalmente amarga. Não podemos gostar dela. Nós nunca a escolheríamos. Mas, o Senhor a envia, porque é necessária para nós; e faz dela uma bênção para nós. Para o humilde, com aflição, vem a graça; de modo que no leito da doença e na câmara de luto, ele está pronto para cantar! Ele vê tanta misericórdia na aflição, desfruta tanto do amor de Deus sob ela, ou é tão familiarizado com o céu por ela, que a chama de aflição doce, e bendiz a Deus por ter experimentado privação e dor! Ó que haja graça na dor e na fraqueza do corpo, no luto e na alienação de amigos, para adoçar este amargo para mim!
Em sexto lugar, ele dá graça para nos treinar para o céu. O céu é o destino do homem humilde. Para isso ele é nomeado, e para isso ele deve estar preparado. Aquele que nos disse: "Ensina a criança no caminho que deve seguir", ele mesmo treinará todos os Seus filhos amados. Pela obra de seu Espírito em nós, pelas dispensações de sua providência para conosco e pela comunicação de sua graça a nós, ele nos treina para o céu. O presente nos serve para o futuro; a terra é para nos ajustar para o céu. Ó Senhor, dá-me graça para me tornar apto a participar da herança dos santos na luz.
Finalmente, ele lhes dá graça para permitir que eles deixem todos os eventos com Deus. Este é o segredo da verdadeira felicidade. Este é um dos maiores privilégios do homem humilde. Ele não está ansioso pelo amanhã. Ele deixa Deus governar Seu mundo; e Ele faz isto para administrar todos os seus assuntos tanto temporais quanto espirituais, pessoais e relativos. Ele lança todos os seus cuidados sobre o Senhor. Ele lança todos os seus fardos sobre o seu Deus. Ele confia tudo às mãos do Senhor. Pela oração e súplica com ação de graças, ele dá a conhecer todos os seus pedidos a Deus, e desfruta da paz de Deus, enquanto outros são lançados em tempestades e não são confortados. Ele sabe em quem ele crê, e a quem ele encomendou, não somente sua alma, mas seu corpo e todos os seus negócios, para ser guardado e ser administrado, até que Jesus venha pela segunda vez, sem pecado para salvação. Deus misericordioso, dá-me graça - ao teu pobre, fraco, inconstante filho - para me permitir confiar-te todas as minhas preocupações e deixá-las contigo!
Vede, pois, a quem Deus irá visitar: "Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos." (Isaías 57:15). Deus ama o humilde, ele vai visitar o humilde, ele vai fazer do coração do homem humilde a sua casa.
Veja o que Deus dará. Não ouro, mas graça. Não o perecível, mas o imperecível. Não o que o homem pode obter, mas o que somente ele mesmo pode conferir. Ele dará a graça, a semente da glória, a santificação do coração, o antídoto para todos os males da vida e o único consolo e apoio suficientes na morte.
Veja por que alguns são tão felizes - eles são humildes! Imaginamos que seríamos felizes se tivéssemos uma abundância de coisas mundanas boas, grandes habilidades, uma posição elevada e a admiração de nossos semelhantes. Mas, nenhum destes, nem todos estes, poderiam nos fazer felizes! Podemos ser felizes sem eles, ou podemos ser felizes com eles, se formos humildes, mas de nenhuma outra maneira.
A humildade é a fonte da verdadeira felicidade neste mundo! Nem mesmo o próprio Deus poderia nos fazer felizes, senão nos humilhando. Veja, então, o caminho da paz e prosperidade é a humildade! Quanto mais humildade, mais paz. Quanto mais humildade, mais verdadeira prosperidade. Quanto mais baixo somos, mais bonito o sol aparece. E quanto mais baixo estivermos em humildade, mais vemos a beleza de Jesus e a glória de Deus. E quanto mais vemos da beleza do Salvador e da glória de Deus, mais da verdadeira paz e prosperidade desfrutamos!
Leitor, o que você diz a essas coisas? Você sabe experimentalmente o que é a verdadeira humildade? Você foi despojado de tudo o que é seu, e como um pecador pobre, vazio e sem valor, você procurou ser salvo gratuitamente pela graça? Você sente que não é nada em si mesmo, e que não pode fazer nada de si mesmo? E você está deitado ao pé da cruz, como um pecador; no trono da graça, como suplicante; e aos pés de seu Pai celestial, como uma criança? Se assim for, feliz é você, porque Deus lhe dará mais graça. Espere graça de Deus, peça a graça de Deus e use toda a graça que você recebe para Deus.
Pecador orgulhoso, não humilde, você deve ser derrubado! Como o orgulhoso rei Manassés, você deve ser humilhado, e como uma criatura pobre e perecível, pedir perdão às mãos de Deus e buscar a salvação através do sangue do Salvador. Você pode ser humilde, pode desfrutar de todas as coisas boas de que estamos falando. Se quiser, você deve procurá-las em Deus, e estar disposto a recebê-las como favores de Deus. Que o Senhor nos torne humildes, santos e felizes!


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52842


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Sem Comparação James Smith
Artigos Perplexidade James Smith
Artigos A Bondade de Deus James Smith
Artigos Santificação James Smith
Artigos Venha a Mim James Smith
Artigos Graça Para o Humilde James Smith
Artigos A Nova Criação James Smith
Artigos Ana, ou o Poder da Oração James Smith
Artigos Graça James Smith
Artigos Eu Confiarei James Smith

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 28.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69056 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57958 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57601 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55873 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55176 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55127 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55003 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54928 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54876 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54865 Visitas

Páginas: Próxima Última