Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Anteu, Rosnan & Caveiras
Lasana Lukata



Disseram que esse ano de 2007 seria regido por Ogum e Iansã; outros disseram que por Iemanjá; outros, por Obaluaiê; outros, por Exu. Note-se que não há uma harmonia nas afirmações.
Eu cá por mim, olhando os jornais, creio que esse ano está sendo regido por Exu, Exu Caveira: a palavra Caveirão e Caveirinha não saem da mídia; Bush que pertence a Sociedade secreta Caveira e Ossos tem deixado muitas caveiras no Iraque e trazido algumas para a América.
Você que veste rosa ou azul não vai gostar dessa crônica porque pesada, mas essa crônica é leve. Um esqueleto adulto tem 206 ossos e, sem o peso da barriga que você tem ou dos 500 ml de silicone no teu peito, filha, juntos pensam apenas 9 quilos. É leve ou não é? O problema é a progressão geométrica de caveiras no planeta: 9 x 9 x 9... Mulheres passam fome até ficar umas caveirinhas,eu prefiro as carnudinhas. Sai pra lá, Mulher Caveira! E há os que aplaudem a produção de caveiras no mundo e é certo que o coveiro precisa comer, comer e não se empanturrar. Foi tempo em que quem esperava sapato de defunto morria descalço. Hoje há sapatos de defuntos à vontade para se calçar. Só pega resfriado quem quiser. É uma caveirada espalhada pelo mundo que sei não! Esse mundo parece que tem caveira de burro. Falando em caveiras lembrei de Anteu. Anteu era um gigante que vivia na Líbia e matava todos os viajantes que passavam por suas terras com a finalidade apenas de ficar com as caveiras, mas não era como o filme O Predador que colecionava caveiras por esporte e também não era nenhum texano produzindo caveiras no Oriente Médio até lhe tomar o petróleo. Suas caveiras eram para cumprir a promessa feita a seu pai de erguer um templo com crânios humanos. Hércules enfrentou Anteu, mas cada vez que o arremessava no solo, o gigante recuperava as forças e erguia-se mais feroz. Percebendo, Hércules, que a força de Anteu vinha da terra, ergueu-o no ar e o matou por asfixia. Assim, não foi preciso Hércules passar o gigante pelos quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Fogo, Água.
As enciclopédias não dizem, mas concluo por mim mesmo que se Hércules em vez de suspender o gigante no ar, o arremessasse no mar, também seria inútil porque o gigante Anteu era filho da Terra e de Netuno, o rei dos mares (Gaia e Poseidon para os gregos). Ora, um pai que comanda as águas jamais deixaria seu filho morrer afogado, pelo contrário, a exemplo da Terra, daria força a Anteu que recuperaria as forças e emergiria mais feroz. Acredito que Hércules também deu sorte de o Ar não ser padrinho do gigante Anteu. Se fosse, o Ar não permitiria que Anteu morresse asfixiado.
A verdade é que Hércules foi feliz na primeira tentativa, mas aqui no Brasil, os nossos Hércules já estão na segunda tentativa, querendo ver a caveira de Rosnan, nosso Anteu, gigante do Senado, que recentemente foi arremessado, mas já recuperou as forças, erguendo-se mais feroz.
E não adianta nada ter a percepção de um Hércules, tentar achar um ponto fraco, não que não exista, mas porque Rosnan parece ser filho da Terra e do Mar, afilhado do Ar, amigo do Fogo e patrão dos “sucos de Laranjas”.
Veja-se como ele é protegido: “O PMDB precisava desses votos, e os senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon vinham votando sistematicamente contra as decisões da bancada. São ossos do ofício”. Palavras do líder do PMDB no Senado. Opa! Olha o Exu Caveira aí de novo! Só pensa em ossos. Estão desossando a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. O Brasil é transformado num país invertebrado.
E Rosnan pode não erguer, em Brasília, um templo com crânios humanos, mas nessa era de Caveirões e Caveirinhas, pode fazer a caveira de muita gente.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 55573


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LASANA LUKATA
Artigos Pagliarin e a Língua Portuguesa LASANA LUKATA
Ensaios prudentes como as serpentes, simples como as pombas LASANA LUKATA
Ensaios Rodas emperradas LASANA LUKATA
Artigos A emoção nos peitos de Olenka LASANA LUKATA
Crônicas Fanini, Juanribe Pagliarin, Guilhermino Cunha e Cia. LASANA LUKATA
Crônicas De mãos vazias LASANA LUKATA
Crônicas Jato Sólido LASANA LUKATA
Crônicas A estufa não está vazia LASANA LUKATA
Crônicas Tony Maneiro: O vampiro de Meriti Lasana Lukata

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 61120 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60672 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60557 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60413 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59277 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59169 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 59039 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59039 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58813 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58790 Visitas

Páginas: Próxima Última