Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
É PRECISO PAGAR O MESMO PREÇO
DIRCEU DETROZ

Na letra da música “Eu era um Lobisomem Juvenil, o Legião Urbana canta: “Ontem faltou água, ontem faltou luz, teve torcida gritando quando a luz voltou”.

Com o carnaval em pleno vapor, penso que os peemedebistas estariam fazendo plágio da música cantando assim: “Estamos no carnaval, e tem torcida gritando que ele não acabe até 2018”. Não tem jeito. Logo as bundas da Ivete Sangalo e da Anitta, serão trocadas novamente pelas delações. Pelas manchetes que falam em pacotes de dinheiro.

Querendo ou não, desbancar um ex-aliado do poder tem preço a ser pago. Talvez, o PMDB não sonhasse ser tão alto. Mesmo com muitos amigos ajudando empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Mesmo quando tentam fazer da corrupção o pano de fundo da governabilidade, cravar que o preço possa ser pago é uma aposta perigosa.

Por doença, ou por denúncias de corrupção, que não deixa de ser uma doença grave, o ministério do presidente Michel Temer vem sendo abatido numa velocidade espantosa. Ter amigos para entregar pacotes é bom. Até que esses amigos resolvem contar o que tinha dentro dos pacotes.

Quem melhor ilustrou a asfixia do governo foi o senador Romero Jucá. Em discurso da tribuna do Senado, Jucá foi da suruba ao nazismo. Da Inquisição a Revolução Francesa.

Nunca escondi o meu lado antipetista, mas perguntaria a Romero Jucá o quanto ele estava preocupado quando a ex-presidente Dilma foi jogada na fogueira? Quando sua cabeça foi guilhotinada numa festa com nuances de “suruba” no Congresso?

A queda de um partido corrupto e a ascensão de outro igualmente corrupto ao poder mostra também, o papel insignificante que a sociedade teve no processo. O Partido dos Trabalhadores foi tirado do poder porque perdeu apoio político. E não porque as pessoas foram às ruas e bateram panelas.

Minha preocupação vai além de ter um partido corrupto no poder. Qualquer governante ilegítimo com o mínimo de bom senso, assumiria tratando de fazer simplesmente um governo de transição, até que outro legitimo fosse eleito.

O PMDB resolveu fazer diferente. Para ter uma garantia a mais de não cair, resolveu seguir o manual do mercado financeiro item por item. No Brasil a única possibilidade de um governo cair, pelo som das panelas, é quando o mercado financeiro bate. Foi o que aconteceu com Dilma.

Toda a cúpula do PT, incluindo Lula, foi abatida pela corrupção. O preço para alguns tem sido alto mesmo fora da prisão. Se a cúpula PMDB e seus aliados atuais passarem incólumes, então o Brasil terá cometido uma imensa injustiça com os petistas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68967 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55015 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54888 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54790 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última