Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
É PRECISO PAGAR O MESMO PREÇO
DIRCEU DETROZ

Na letra da música “Eu era um Lobisomem Juvenil, o Legião Urbana canta: “Ontem faltou água, ontem faltou luz, teve torcida gritando quando a luz voltou”.

Com o carnaval em pleno vapor, penso que os peemedebistas estariam fazendo plágio da música cantando assim: “Estamos no carnaval, e tem torcida gritando que ele não acabe até 2018”. Não tem jeito. Logo as bundas da Ivete Sangalo e da Anitta, serão trocadas novamente pelas delações. Pelas manchetes que falam em pacotes de dinheiro.

Querendo ou não, desbancar um ex-aliado do poder tem preço a ser pago. Talvez, o PMDB não sonhasse ser tão alto. Mesmo com muitos amigos ajudando empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Mesmo quando tentam fazer da corrupção o pano de fundo da governabilidade, cravar que o preço possa ser pago é uma aposta perigosa.

Por doença, ou por denúncias de corrupção, que não deixa de ser uma doença grave, o ministério do presidente Michel Temer vem sendo abatido numa velocidade espantosa. Ter amigos para entregar pacotes é bom. Até que esses amigos resolvem contar o que tinha dentro dos pacotes.

Quem melhor ilustrou a asfixia do governo foi o senador Romero Jucá. Em discurso da tribuna do Senado, Jucá foi da suruba ao nazismo. Da Inquisição a Revolução Francesa.

Nunca escondi o meu lado antipetista, mas perguntaria a Romero Jucá o quanto ele estava preocupado quando a ex-presidente Dilma foi jogada na fogueira? Quando sua cabeça foi guilhotinada numa festa com nuances de “suruba” no Congresso?

A queda de um partido corrupto e a ascensão de outro igualmente corrupto ao poder mostra também, o papel insignificante que a sociedade teve no processo. O Partido dos Trabalhadores foi tirado do poder porque perdeu apoio político. E não porque as pessoas foram às ruas e bateram panelas.

Minha preocupação vai além de ter um partido corrupto no poder. Qualquer governante ilegítimo com o mínimo de bom senso, assumiria tratando de fazer simplesmente um governo de transição, até que outro legitimo fosse eleito.

O PMDB resolveu fazer diferente. Para ter uma garantia a mais de não cair, resolveu seguir o manual do mercado financeiro item por item. No Brasil a única possibilidade de um governo cair, pelo som das panelas, é quando o mercado financeiro bate. Foi o que aconteceu com Dilma.

Toda a cúpula do PT, incluindo Lula, foi abatida pela corrupção. O preço para alguns tem sido alto mesmo fora da prisão. Se a cúpula PMDB e seus aliados atuais passarem incólumes, então o Brasil terá cometido uma imensa injustiça com os petistas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54739 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54664 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54588 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54447 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54391 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54380 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54339 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54282 Visitas
Amores! - 54278 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54225 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última