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A Peneira e Seus Efeitos
J. C. Philpot

Título original: The Sieve and its Effects


Por J. C. Philpot (1802-1869)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra

“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” (Lucas 22.31,32)

Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos; nem são seus pensamentos os nossos pensamentos. Isto é aplicável a uma variedade de coisas. Na verdade, não há apenas uma única circunstância relacionada com as coisas de Deus a que essas palavras não se apliquem. Mas, há dois casos especiais aos quais, segundo minha opinião, se aplicam particularmente. Um deles respeita ao crescimento na graça do filho de Deus; o outro, às qualificações necessárias para um ministro de Cristo.
Se nos perguntassem (supondo que ignorávamos o caminho e que tínhamos a educação de um cristão), o que era mais propício para um crescimento na graça, e como devíamos colocá-lo, talvez algum esquema como este possa ocorrer à nossa mente: coloque o crente no campo, em um local calmo e retirado, onde não teria negócios nem ansiedades mundanas para distrair sua mente; e deixá-lo lá ler a sua Bíblia, ser cercado por amigos religiosos, fixar certas horas para meditar, vigiar e orar. Tal poderia ser um delgado esboço do que consideramos o modo certo de educar um cristão nas coisas de Deus. Este esquema foi bastante usado. Por ele os homens foram conduzidos na caverna do eremita; mosteiros e conventos foram formados sobre este plano; e em vez de serem as moradas da religião, acabaram por provar em muitos casos, ser pouco mais que antros de iniquidade.
Mas, suponhamos que também fomos chamados (eu ainda presumo que somos ignorantes do caminho de Deus) para encaixar e educar um ministro na obra do ministério. Podemos propor um esquema como este. Dê-lhe uma boa educação; instrua-o nas línguas originais; forneça-lhe uma biblioteca teológica bem selecionada; coloque-o em um círculo de irmãos ministros; deixe-o passar o seu tempo na leitura, meditação, vigilância e oração. Nesse esquema, os homens dotaram as universidades. colégios, academias e instituições de vários tipos surgiram neste sistema. E qual é o resultado? Em vez de criarem servos para Deus, eles terminaram em criar servos para Satanás. Este é o caminho do homem. E vemos o resultado; que em vez de conduzir ao crescimento da graça um cristão privado; em vez de encaixar um ministro para o serviço de Deus, tudo termina em confusão, e num afastamento dos caminhos retos do Senhor.
Assim, simplesmente esbocei os caminhos do homem e os pensamentos do homem. Cheguemos agora ao manancial de toda a verdade e toda a sabedoria e vejamos se os caminhos de Deus não diferem dos caminhos do homem; e os pensamentos que residem no coração do Criador dos pensamentos que se alojam no seio da criatura.
Quais são esses caminhos e quais são esses pensamentos, esforçar-me-ei para apresentar-lhes consoante as palavras do texto. “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.”
Podemos observar três características principais nas palavras que temos diante de nós.
Primeiro, a peneira; "Satanás desejou ter você para que ele pudesse peneirá-lo como trigo."
Em segundo lugar, o que é que não falta na peneira; "Eu orei por você para que a sua fé não desfaleça."
Em terceiro lugar, os benefícios e bênçãos que brotam da peneira; "Quando te converteres, fortalece os teus irmãos".
I. A peneira - "Satanás desejou ter você para que ele pudesse peneirar você como trigo." O Senhor estava se aproximando do fim de sua estada na terra; ele estava chegando perto da hora solene quando estava prestes a ser batizado com o batismo de sofrimento e sangue. E parece que Satanás aproveitou esta oportunidade para ver se, por suas artes infernais, não conseguia remover seus discípulos. Ele não ignorava que o Senhor Jesus Cristo era o Filho de Deus, nem o que ele veio fazer sobre a terra. Ele sabia que ele veio para construir uma igreja contra a qual as portas do inferno não poderiam prevalecer. Mas, se ele conseguisse desviar pela tentação ou pela perdição, qualquer um dos discípulos do Senhor, que vitória ele obteria! Ele, portanto, parece ter reservado sua grande força para a última hora, e ter olhado com atenção para cada um dos seguidores do Senhor.
Há uma expressão em Jó 1: 8, que, penso, lança grande luz sobre o modo como Satanás marca a sua presa. Disse-lhe o Senhor: Consideraste meu servo Jó? Agora, se olharmos para a margem de nossa Bíblia, lemos o seguinte: "Você colocou seu coração em meu servo Jó?" O Senhor viu que ele tinha colocado seu coração em Jó; não um coração de amor, mas um coração de inimizade; e que ele era como um açougueiro fixando seu olho em um cordeiro, e dizendo: "Aqui está um para a minha faca!" Ou como um lobo que rodeia um rebanho de ovelhas, e destaca a mais gorda para sua garganta gananciosa. Portanto, Deus lhe disse: "Você colocou seu coração em meu servo Jó?" “O que! Ele deve ser sua presa? Nada te satisfará, senão sobrecarregar-te de sua malícia? Mas qual foi a resposta do adversário de Deus e do homem? - Você não colocou uma cerca sobre ele? Ele não negou que seu coração estava posto em cima de Jó; que desejava por as mãos no sangue de seu coração; mas ele se queixa de que Deus tinha colocado uma cerca ao redor dele; que havia uma cerca por onde ele não poderia passar e que não poderia quebrar. Assim, embora pudesse olhar para a sebe, a presa estava a salvo de sua infernal malícia até que Deus tirou a sebe.
Mas, o Senhor tirou duas vezes a cerca exterior, e preservou duas vezes a interior, dizendo, finalmente: "Eis que ele está na tua mão, mas não lhe tires a vida". O Senhor manteve isso; e o resto deu a Satanás. E assim, quando a cerca exterior foi tirada, encontramos Satanás invadindo-o, primeiro despojando-o de sua propriedade e de sua família, então afligindo seu corpo, e fazendo tudo exceto o que não lhe foi permitido fazer - tocar sua vida.
Assim, parece-me que nestes últimos dias da peregrinação do Senhor sobre a terra, este lobo estava cercando o redil em que o Senhor tinha colocado suas ovelhas, pondo seu coração em uma e outra, e desejando tragá-las com a sua garganta infernal. E Deus o permitiu em um exemplo; não só pôr seu coração em uma delas, mas gratificar sua malícia infernal sobre Judas, o filho da perdição, que não sendo guardado pelo poder de Deus, foi permitido que caísse nas mãos de Satanás, e ser destruído em corpo e alma eternamente.
O Senhor abrange em nosso texto todos os seus discípulos. É um erro pensar que só é aplicável a Pedro. As palavras correm assim: "Simão, Simão, Satanás desejou tê-lo, não só você (está no plural no original), mas "ter todos vocês para que ele possa peneirar vocês como trigo”. Especialmente você - "mas tenho orado por você para que sua fé não desfaleça; Simão. Como se Satanás os visse todos, e desejasse peneirar tudo em sua peneira. E assim ele fez até certo ponto. Mas, havia um em particular. É quase como se Satanás tivesse falado assim: "Eu apanhei um dos tenentes; deixe-me ver se eu não posso derrubar o coronel. Eu tenho Judas; eu vou ter o Pedro também. E assim faria, se o Senhor não tivesse orado por ele, e fortalecido sua fé. Judas ele poderia ter; ele era um dos seus. Mas Pedro era um dos do Senhor. Encorajado pela queda de Judas, ele estava determinado a ter Pedro em seguida. Mas, como o Senhor anulou tudo, e fez disso uma bênção para Pedro, e para o resto dos discípulos!
E isso nos mostra que todos devem ter a peneira. Todos os professantes - todos os que se chamam pelo nome do Senhor, e todos os que invocam o nome do Senhor - todos devem ser colocados na peneira; e assim ser provado que são de Deus e de quem não são.
Mas, o que é uma peneira? Primeiro, vamos ver a figura literal e naturalmente; pois, a menos que entendamos a figura literalmente, não podemos esperar compreender sua significação espiritual. Qual é o objetivo da peneira? É separar o grão sobre o chão do celeiro, misturado como está com poeira e palha, sementes pequenas, e lixo. Ele deve ser separado de todos estes antes de ser apto para se fazer pão. E qual é o instrumento usado para esse fim? Uma peneira. Esta é a ideia principal representada. A peneira é sacudida para trás e para a frente para separar o grão sadio do não sadio; poeira e sementes pequenas caem assim através das malhas da peneira, enquanto o grão bom permanece na mesma. Isto concorda com as palavras do Profeta: "Pois eis que darei ordens, e sacudirei a casa de Israel em todas as nações, assim como se sacode grão na peneira; todavia não cairá sobre a terra um só grão." (Amós 9: 9).
Agora, para aplicá-lo, vamos ver a sua interpretação espiritual. Significa, então, ser colocado nas circunstâncias em que nossa profissão é tentada ao máximo. Seja qual for o motivo pelo qual nossa profissão é provada, nossa religião é peneirada, e a poeira e sujeira são separadas dela; seja qual for o meio pelo qual esse processo é executado, pode ser chamado de peneira. E eu diria que há, na maior parte, quatro peneiras empregadas. Pode haver outras; mas há quatro especialmente que ocorrem em minha mente - em que professantes de religião, e todos que se chamam pelo nome do Senhor, devem ser testados, peneirados e provados, sejam eles do Senhor ou não.
1. Primeiro, há a peneira da PROSPERIDADE. Os efeitos disso lemos no Salmo 73, e no capítulo 21 de Jó, onde encontramos os frutos dos professantes em circunstâncias prósperas. Esta peneira que encontramos também é indicada na primeira epístola a Timóteo, onde o Apóstolo diz: "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10). Quem tem olhos para ver, não viu isto clara e repetidamente? Há um membro de uma igreja, e ele será humilde e contrito, enquanto em circunstâncias pobres. De coração quebrantado, sua conversa será deleitável, doce e proveitosa, ele estará observando a mão de Deus na providência e recebendo muitas marcas do favor da misericórdia e do amor de Deus, mas se ele ganhar muito dinheiro, o negócio prosperar ou se casar com uma esposa rica, qual é o efeito? Ele se torna magro espiritualmente, estéril, morto e inútil, e em vez de sua conversa ser como antes, sobre as coisas de Deus, o mundo e as coisas dele parecem comer cada coisa verde em sua alma. Por esta peneira, Deus igualmente ciranda para fora da peneira professantes, e manifesta-se frequentemente se há ou não a vida verdadeira de Deus na alma.
2. Mas, ainda, existe a peneira da ADVERSIDADE. E esta peneira da adversidade tenta alguns que não foram provados na peneira da prosperidade. A pobreza, as circunstâncias deprimentes, as perdas nos negócios, o comércio afundando, as ansiedades na família e a doença do corpo, fazem parte desta peneira; e ela é uma que é muito tentadora.
3. Outra peneira é a peneira da ALMA ATRIBULADA. Sondagens concernentes ao nosso estado diante de Deus; dolorosas descobertas dos males do nosso coração; o funcionamento da incredulidade e infidelidade, rebelião, blasfêmia e obscenidade da nossa natureza corrompida pelo pecado; nenhuma luz sobre o nosso caminho, nenhuma doce resposta à oração, nenhuma manifestação de misericórdia e amor, nenhuma presença de Deus para o nosso coração; gemidos e choros, suspiros e lágrimas, tribulações, fardos, aflições e tristezas - nesta peneira quantas pessoas de Deus são tentadas ao extremo!
4. A quarta e última peneira de que falarei é a peneira da TENTAÇÃO; como Pedro foi colocado nela, bem como todo o povo de Deus é mais ou menos colocado nela. Pois Satanás deseja peneirar tudo como trigo; e não há um filho de Deus, nem um professante, que Satanás não deseje, mais ou menos, peneirar com a peneira da tentação. Agora, destas tentações, algumas são muito apropriadas e agradáveis ​​à nossa carne, e algumas são muito terríveis, cortantes, perfurantes e causam feridas ao nosso espírito. Por exemplo; olhe para a maneira pela qual Satanás peneirou os santos de outrora. Abraão, Isaque e Jacó, pelo temor do homem; e Aarão pela mesma tentação. Olhe como ele peneirou em sua peneira Noé por bebida forte; Raquel por inveja e ciúme; Davi pela luxúria; Ezequias por orgulho; Asafe por irritação; Salomão por idolatria; e Moisés pela impaciência. Olhe através dos registros da Bíblia, e veja se podemos encontrar um santo na Palavra de Deus que não foi de alguma forma ou outra peneirado na peneira da tentação.
Mas, além daquelas que são apropriadas e sedutoras para a carne - além da concupiscência da carne, da luxúria dos olhos e do orgulho da vida - além da facilidade, da cobiça, do espírito mundano e de mil encantos sedutores, existem outras tentações pelas quais é permitido a Satanás peneirar o povo de Deus. Tentações quanto às suas próprias vidas; tentações quanto à divindade do Senhor Jesus Cristo; tentações quanto à inspiração das Escrituras - tentações quanto à eficácia do sangue do Cordeiro; tentações sobre se Deus ouve e responde a oração; se temos uma alma, ou nossas almas existem após a morte; tentações sobre o céu e tentações para blasfemar, desistir de toda a religião e mergulhar de cabeça no mundo; tentações para amaldiçoar a Deus e morrer; tentações para murmurar, zangar e repreender sob cada dispensação dolorosa; tentações para não orar mais porque Deus não envia manifestamente uma resposta à oração.
Quem sabe alguma coisa das coisas de Deus, ou de seu próprio coração, não sabe o que é estar em uma ou outra destas quatro peneiras; às vezes exaltado pela prosperidade; às vezes deprimido pela adversidade; às vezes visitado pela tribulação; às vezes sacudido para trás e para a frente na peneira da tentação?
II. Mas, passamos para o nosso segundo ponto - o qual não falha quando colocado na peneira. "Eu orei por você para que sua fé não desfaleça." O Senhor não orou por Judas; ele era o filho da perdição, e, portanto, ele caiu através da peneira, e caiu no inferno, onde ele está agora, e onde ele estará por toda a eternidade. E você e eu certamente cairíamos também, a menos que tenhamos um interesse salvador no amor e sangue do Cordeiro. Você pode escapar por um tempo; mas se você não tem nenhum interesse salvador na mediação do Senhor Jesus Cristo; se você não tem nenhuma parte em seu sangue expiatório e graça; se ele não está intercedendo por você em virtude de Sua presença à direita do Pai, mais cedo ou mais tarde você vai cair através da peneira e vai cair no inferno.
Agora na peneira espiritual há coisas que caem, e há coisas que não caem; assim como na figura literal, há coisas que caem através da peneira natural, e há coisas que não caem através dela. Sujeira, sementes pequenas, partículas de lixo passam; mas o bom e saudável grão permanece. Assim, na alma do cristão, há aquilo que cai através das malhas da peneira, e há o que é deixado para trás.
Mas o que é que cai através das malhas? Vou dizer-lhe.
1. Primeiro, autojustiça. Isso cai; porque se um homem for colocado na peneira da tribulação, e nele houver uma descoberta dos males de seu coração; ou se Satanás puder sacudi-lo para trás e para a frente na peneira da tentação, ele vai sacudir a sua autojustiça, e esta deve cair. Um homem não pode ser um fariseu autojusto que é bem peneirado na peneira da tentação. É impossível. A autojustiça cai de sua alma como a sujeira cai através das malhas da peneira.
2. Confiança falsa é outra coisa que cai da peneira. Quão vãos são alguns homens! Que linguagem forte eles usam! Que posição alta eles ocupam! Haverá uma das alturas de Sião, sobre a qual não resistirão? Ora, se os julgar pelas suas palavras, pareceriam prontos para voar para o céu; mas observem-nos nas suas obras, e os verão rastejar sobre a terra. Em palavras, parecem muito perto do trono de Deus; em ações, não muito longe do espírito do diabo. Agora essa confiança vã passa. Se eu sou peneirado na peneira da tentação; se eu conheço os males do meu coração; se eu sou agitado para trás e para a frente na peneira da tribulação da alma, como pode a confiança vã ficar? Tudo se rompe e voa como a névoa diante do sol, ou o pó diante do vento. Ele cai, e o ego afundará para o seu lugar certo - um pobre miserável.
3. A força da criatura é outra coisa que cai através da peneira. Força da criatura! Essa foi a força de Pedro quando ele tremeu diante de uma criada; quando não podia suportar o peso de uma empregada doméstica, mas se encolhia como um frango diante de um falcão. Essa foi a força, a coragem deste poderoso Pedro, que estava indo para a prisão e para a morte, que podia tirar sua espada e cortar a orelha do servo do sumo sacerdote, mas agora temia e tremia diante de uma empregada.
Deixe a nossa força de criatura ser colocada na peneira da tentação; deixe o diabo nos sacudir para trás e para a frente; deixe Deus esconder seu rosto; que a escuridão cubra a mente; deixe que os problemas agarrem a alma - onde está toda a nossa força? Quando a tentação vem para seduzir, enfeitiçar, enredar, emaranhar, e desviar, podemos ficar de pé? Não! Nós caímos em um momento. Deixe o diabo entrar, podemos ficar de pé? Poderia Jó ficar de pé? Davi poderia ficar de pé? Aarão poderia? Não, nem por um instante! A força da nossa criatura cede quando somos colocados na peneira de Satanás!
4. A sabedoria da carne é outra coisa que cai através da peneira. Nosso alardeado conhecimento da Palavra de Deus; nossas visões profundas deste e daquele capítulo da Bíblia, e nossas visões profundas dessa passagem; o conhecimento doutrinário que talvez tenhamos armazenado em nossas cabeças durante anos, tudo cai através da peneira - não oferece nenhum conforto, não traz nenhum alívio, não comunica nenhum apoio - tudo o que aprendemos em nosso julgamento falha na hora da prova. Não podemos fazer uso dessas coisas; todas elas caem através da peneira.
Outras eu poderia mencionar; tais como a oração carnal, a santidade da criatura, as observâncias legais. Tudo de natureza terrestre, tudo que não é da própria implantação de Deus na alma, nos falha na hora da provação. Você conhece isto - se você esteve na peneira. Era uma peneira para mim ser afastado do ministério, e meus inimigos dizendo, “Deus fechou a sua boca; esperamos que nunca mais seja aberta!" Não era uma peneira? Eu sei que era para mim. Aflição, dificuldade, tristeza e tribulação; os dardos ardentes do inferno; armadilhas colocadas para os meus pés - um homem que não conhece essas coisas como sendo uma peneira, nunca esteve nelas.
Mas, se ele entrar nessa peneira, ela tirará toda a sua falsa religião e lhe fará sentir que não tem senão o que o próprio Deus colocou em sua alma, soprou em seu coração e lhe deu conhecimento pelo poder do Espírito. Nada mais vai ficar na peneira; "Porque cada planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada" (Mateus 15:13). Todas estas coisas, então, e outras que poderiam ser mencionadas, vão nos falhar na peneira.
Mas, não há algo que não falha? Bendito seja Deus que existe. O Senhor disse a Pedro: "Eu tenho orado por você, para que a sua FÉ não desfaleça". E que misericórdia que a fé de Pedro nunca falhou; pois se a sua fé tivesse falhado, ele mesmo certamente teria descido pela peneira! Mas, o Senhor orara por ele; e sua fé não falhou. Não o deixou no dia da provação; ela estava lá onde o próprio Deus a havia implantado pela primeira vez.
Mas, como a fé age nessas circunstâncias? Por estabelecer uma maior firmeza na verdade de Deus; um firme domínio sobre o Senhor Jesus Cristo como o único refúgio e Salvador dos pecadores; uma ligação mais firme ao seu sangue expiatório, gloriosa justiça e amor moribundo. A fé não falha; não, só é mais fortalecida por ser colocada na peneira; por ser livrada da religião falsa, da fé carnal que a cercara, como a hera aperta o tronco da árvore, e que sendo cortada, a fé se fortalece na alma. A fé não falha, e isto nunca acontecerá, onde ela realmente é implantada por Deus.
E a ESPERANÇA não falha. A falsa confiança falha; a força da criatura falha; a confiança carnal falha. Todos caem através da peneira! Nenhum deles resiste. Mas, a esperança nunca falha; porque é a âncora da alma, segura e firme; e não falha porque entra dentro do véu. Ela se levanta na provação, e permanece na peneira, e como o bom grão não pode cair.
O amor não falha. Pedro nunca cessou de amar o Senhor Jesus Cristo; ele poderia apelar para ele como um Deus que procurava o coração e dizer: "Você sabe todas as coisas, você sabe que eu o amo". Estejamos na peneira da tribulação, da tentação, da adversidade e da angústia - isso apaga o amor do Senhor Jesus Cristo, onde uma vez foi derramado no coração? Não! Ele o preserva; não pode morrer; e a alma está saindo em desejos afetuosos por Ele como "o chefe entre os dez mil e o totalmente desejável".
A oração fracassa? Ah não! Onde uma vez o espírito de graça e súplica é derramado sobre uma alma, ele nunca falha. Eu nunca soube disso falhando. Podemos ter longas temporadas de morbidade e esterilidade espiritual; mas quanto mais somos provados, mais oramos; quanto mais nossa alma é atribulada, mais clamamos ao Senhor; quanto mais pesada for a prova, mais gemeremos em nossas petições. Nada podemos fazer sem isto. A tristeza oprime os nossos peitos? Oração, súplica, clamores, gemidos, petições? O que! Estes falham? Nunca! Pode haver golpes impressionantes por um tempo; eu senti isso. O golpe parece tão pesado que mal conseguimos pronunciar uma palavra; mas a oração se eleva, brota espontaneamente, é derramada de novo, extraída da mesma Fonte de todo o bem.
Olhar para o Senhor fracassa? A dependência de sua Palavra falha? Apoiar-se em sua promessa falha? Não! Estes são a própria implantação de Deus na alma; eles não falham. A falsa oração cai, a verdadeira oração permanece; falsas esperanças perecem, a verdadeira esperança permanece. Assim, poderemos percorrer toda a obra da graça e mostrar que nenhuma das graças e frutos do Espírito Santo falham quando somos colocados na peneira da tentação, mas somos todos fortalecidos por isso.
III. Os benefícios e bênçãos que brotam da peneira- nossa terceira característica principal é muito notável; porque lança uma luz abençoada e graciosa sobre o todo: "Quando te converteres, fortaleça os teus irmãos". Alguns tiraram uma conclusão muito estranha disto, que Pedro não era convertido antes. Esse não é o significado da palavra; o significado da palavra é este, "quando você for restaurado, fortaleça seus irmãos". "Quando você for trazido de volta, quando você estiver recuperado." Pedro era convertido antes deste evento. Antes disso, o Senhor lhe dissera: "A carne e o sangue não to revelaram, mas meu Pai que está nos céus". (Mateus 16:17); e Pedro poderia dizer: "Cremos e temos certeza de que você é o Cristo, o Filho do Deus vivo" (João 6:69). Os homens devem ser estranhamente enganados pelo som de uma palavra para pensar que Pedro não era convertido antes. Mas, ele se afastou e negou o seu Senhor. Sob a tentação, ele não pôde ficar de pé; mas a misericórdia o restaurou e o trouxe de volta; o Senhor teve piedade dele; e saiu do forno como ouro puro.
Mas, quando ele foi convertido, restaurado, recuperado, trazido de volta - este foi o benefício, este foi o fruto de ter sido peneirado na peneira de Satanás - ele deveria fortalecer seus irmãos. Esta foi a maneira pela qual Pedro foi feito ministro. Não foi enviado para a "academia de Cafarnaum", nem para a "universidade de Nazaré"; foi colocado na "peneira de Satanás"; e nessa peneira aprendeu aquelas lições pelas quais saiu para fortalecer seus irmãos. Sou corajoso, então, para dizer que um homem que não esteve mais ou menos na peneira não merece o nome de um cristão - e estou certo de que um pregador não provado não vale o nome de um ministro. Na verdade, para que serve isso? Muito parecido com o sal que perdeu o seu sabor – é apenas adequado para ser lançado no monturo.
Tomemos, por exemplo, um ministro não provado - para que ele serve? Comer, beber e dormir; para edificar hipócritas no engano; para esmagar o pobre, o necessitado, o povo afligido de Deus; e lançar flechas de desprezo contra os servos do Senhor que alimentam o rebanho para matança. Isso é tudo que ele é adequado para fazer.
Para edificar a igreja de Deus; para lançar o caminho; para remover as pedras de tropeço; para fortalecer as mãos fracas; para confirmar os joelhos fracos; para levantar um padrão para o povo; ele não sabe, ele não é adequado para essas coisas. E nenhum filho provado de Deus escutará seu ministério por muito tempo.
Tome um ouvinte não provado, para o que ele é apto? Metade do tempo adormecido, e a outra metade olhando para o relógio; ou sonhando o tempo com algo que ele fez no sábado, ou ocupando seus pensamentos com algo a ser feito na segunda-feira. Isso é tudo o que ele faz. Além de criar conflitos, e fazer outros tão mortos como ele mesmo. Para que servem os diáconos não provados? Encher a igreja de professantes vazios. Não sendo provados nas coisas de Deus, não sendo sacudidos na peneira, não sabendo distinguir entre a obra de Deus e a obra da natureza; como podem eles, quando os candidatos vêm a eles, discernir o que é de Deus em sua alma? Se eles não puderem discerni-lo, (e discerni-lo não podem, a não ser que tenham sido bem abalados na peneira de Satanás), encherão a igreja de professantes vazios e superficiais. De fato, para o que é apto um homem professo não provado? Para nada! Sua profissão o impede para o mundo; e sua falta de provação o inabilita para a igreja de Deus; e assim ele só está apto para ser expulso por ambos.
Mas, tome o outro lado do caso. Para que serve um cristão provado? Ele é apto para Deus e para a Sua glória; apto para o céu e felicidade eterna, onde as ondas de provação e tristeza não mais baterão sobre sua alma perturbada; apto para a conversa com o povo afligido de Deus; apto para ouvir a verdade como ela é em Jesus; apto a viver uma vida de testemunho do evangelho que ele professa; apto a brilhar como uma luz no mundo.
Para que serve um ouvinte provado? Ele está apto para chorar e suspirar quando chega à igreja, para que o Senhor abençoe a Palavra para sua alma; ele está apto a ouvir um ministério experimental; apto a sentar-se sob um servo provado de Deus; apto para as promessas, misericórdias e bênçãos do evangelho; apto para as doces manifestações do sangue de Jesus, da graça e do amor à sua alma; apto para cada boa palavra e obra.
E para que serve um diácono? Apto para descobrir o estado real e a condição do candidato; conhecer a experiência dos membros; para ver onde está a obra de Deus; para provar o que os servos de Deus pregam por experiência pessoal; para discernir o que é verdade e o que é erro; o que é o ensinamento do Espírito e o que o ensinamento do homem; o que é a sabedoria de cima, e o que é a sabedoria de baixo.
E para que serve um ministro provado? Para fortalecer os irmãos; que é o que ele deve fazer. Ninguém mais está apto a fortalecer os irmãos, senão aquele que esteve na peneira de Satanás. Se a religião falsa não tiver sido sacudida da alma, deve construir uma religião falsa na alma dos outros; se ele não provou o que permanecerá, e o que não resistirá, como ele pode construir uma verdadeira obra de graça nos corações do povo de Deus? Ou como ele pode separar o precioso do vil?
Mas, como ele fortalece seus irmãos? Ele não deve fortalecer as mãos dos malfeitores; ele não deve fortalecer as mãos de professantes ímpios; ele não deve fortalecer a segurança morta, a confiança vã, a presunção vazia, a religião superficial e exterior; ele não deve fortalecer nenhuma dessas coisas; mas quebrá-las em mil pedaços, como Deus vai capacitá-lo. Tudo deve ser arrancado; e ele o fará, se Deus tirar esses trapos de suas próprias costas. Mas, fortalecerá os irmãos; os queridos filhos de Deus; os santos provados e aflitos. Ele os fortalecerá; pois muitas vezes são fracos e precisam de fortalecimento.
Mas COMO ele os fortalecerá? De várias maneiras.
1. Ele lhes mostrará o caminho em que Deus conduz seu povo. Pode haver, por exemplo, um filho de Deus que nunca ouviu sobre as várias tentações a que está sujeita a liderança da igreja. Mas agora ele diz: "Tenho sentido tentações por anos; mas sempre me disseram que não era religião; que devemos nos guardar de todas estas coisas; que nunca devemos ter uma dúvida; que nunca devemos ter medo; mas colocá-los todos sob nossos pés. Foi-me dito para olhar para Cristo, para viver sobre ele, para reivindicar uma parte de sua misericórdia e amor, e para subir ao céu como sobre as asas de águia. Fui instruído repetidamente que isto é religião; e que as tentações, as provações, as tribulações, os conflitos, os gemidos, os suspiros, as lágrimas, o abatimento e a depressão - que tudo isso nunca é para ser entretido, para nunca ser pensado por um único momento; que um filho de Deus não tem provações e aflições, mas caminha na luz de Deus o dia inteiro. Mas, agora, (eu suponho que um filho provado de Deus aqui pode falar) eu posso ver que eu tenho experimentado tudo isso por anos; mas fui tentado porque não podia ser o que eu pensava que um filho de Deus devia ser, e não podia pôr de lado aquelas dúvidas e medos que me fizeram tão pobre criatura abatida, ou vencer aquelas tentações que tanto me incomodaram.
2. Ele também fortalecerá os irmãos, apontando mais claramente a plenitude da graça que está em Cristo, e assim os levará a olharem e a se inclinarem mais sobre ele, e menos sobre si mesmos.
3. Ou, um servo de Deus pode mostrar na peneira o que se opõe à obra de Deus na alma; e desta maneira os irmãos podem ser fortalecidos para lutar contra isto.
4. Ou, ainda, quando o Senhor se alegra em nos tirar de nossas angústias e nos abençoar com qualquer descoberta de sua misericórdia, podemos dizer ao povo de Deus: “Eu estive em apuros, e o Senhor apareceu para mim, e me abençoou e me livrou." Quando saímos desta maneira do forno, podemos fortalecê-los dizendo: “Espere, vigie, suspire, chore e ore; e o Senhor aparecerá em seu próprio tempo.”
5. Ainda, nós fortalecemos os irmãos mostrando-lhes que na peneira todas as falsas esperanças cedem; toda a justiça da criatura chega ao fim; e tudo que é de uma natureza terrestre perece. E assim, tirando estas coisas, a vida e o poder de Deus são fortalecidos. Suponha que você fosse um fazendeiro e, no começo da primavera, deu um passeio em seus campos, e viu todos os tipos de ervas daninhas brotando. “Oh!”, diz, “eu vou perder a minha colheita - estas ervas daninhas vão sufocar o grão!” Você trabalha para arrancar as ervas daninhas, e limpar a lavoura; e quando está feito, quando as ervas daninhas são arrancadas, e lançadas sobre o monturo, qual é a consequência? O trigo floresce.
Dá-se o mesmo espiritualmente. O servo provado do Senhor vem e mostra-lhe o lixo em seu coração; o que não é da graça, mas apenas natureza. “Aqui está o berço da autojustiça; ali a erva da cobiça; aqui o joio da santidade carnal; lá a erva venenosa do orgulho e da ambição - arranque-os! Não deixe um restante! Qual é a consequência? Quando estas coisas são arrancadas, a vida de Deus começa a florescer na alma - e uma colheita começa a brotar para a honra e glória de Deus. Eles já estavam meio sufocados pela erva daninha - mas agora as ervas daninhas são arrancadas, e a graça prospera.
Agora, assim, o homem que esteve na peneira da tentação poderá mais ou menos fortalecer seus irmãos. Mas, ele não fortalecerá mais ninguém - e em seu juízo certo ele não quer fortalecer ninguém mais. Suponhamos que eu viesse a esta capela com vistas a fortalecer as mãos dos malfeitores; encorajar professantes descuidados; fortalecer aqueles que não sabem nada da vida e poder da piedade e que não a desejam - eu estaria fazendo a obra de Deus? Eu teria uma consciência limpa diante de Deus? Eu esta noite deitaria minha cabeça sobre meu travesseiro, e diria, “Eu tenho feito a obra de Deus hoje? Tenho fortalecido as mãos dos ímpios? Tenho lhes tornado mais ousados, robustos e mais fortes do que eram antes. Poderia eu, se eu tivesse alguma consciência, colocar a cabeça no meu travesseiro e dizer: “Bendito seja Deus, tenho fortalecido as mãos dos ímpios hoje?” Não! Eu não poderia fazer isso!
Mas, se Deus abençoar minhas fracas palavras e fazer com que esta visita seja um meio de fortalecer os irmãos e de confortar os pobres e desanimados filhos de Deus, mostrando a obra de Deus em suas almas, e alegrando seus corações, que outra recompensa eu desejaria? Por que eu deveria deixar o meu povo e família, vir aqui com um corpo fraco, com muitas provações, exceto na mão do Senhor para fortalecer os irmãos? Se o Senhor me colocou na peneira (como ele tem feito uma e outra vez) e me tirou da peneira, e me capacita a falar, para fortalecer as mãos dos irmãos - as pessoas cansadas de Deus - e assim ser feito um instrumento de bênção para suas almas - eu não quero mais e se Deus quiser, eu não teria menos.
Isso pode satisfazer minha alma, que os homens digam o que quiserem, ou pensem o que quiserem. Se Deus me dá um testemunho na minha própria consciência; e se Deus me aprova à sua consciência, isso é um testemunho suficiente. É o que Deus tem prazer em fazer em mim, e o que ele tem prazer em fazer em você por meu intermédio, que permanecerá. Deixe minha alma; que as nossas almas que temem a Deus, permaneçam no testemunho de Deus. "Se eu quisesse agradar o homem", disse o apóstolo; e todo verdadeiro servo de Deus acrescentará sua amiga cordialidade a isto, "Eu não deveria ser servo de Cristo". Eu deixo isso para suas consciências.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
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