Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Paradigmas do Aprendizado
Rita de Cássia Batista

Para escrever o belo, nossa vontade deve ser maior que nossa inspiração, porque a inspiração é momentânea e, embora a vontade também o seja, os segundos que a diferencia consegue superar o desejo e, então, nasce o belo.
Posso dizer que hoje não tenha inspiração, mas tenho vontade para produzir. Pode ser que nessas mal traçadas linhas o belo não se realize, mas o meu desejo de ser ativo foi maior que o de ficar estático.
Aliás, falando nessa dicotomia, nascem dois paradigmas: curiosidade e apaticidade. Minha versão do Word não encontrou esta palavra como real, sublinhou-a. Um neologismo? Talvez. Indiferente ao momento, mas totalmente inteligível no contexto.
Pessoas apáticas me sufocam. Primeiro porque não esboçam nenhuma reação e nunca sabemos se agradamos ou ao contrário e, segundo, porque não acumulam conhecimento, permanecem apenas de "corpo presente", como se a presença fosse item fundamental no processo de construção.
Pessoas curiosas, essas sim merecem meus aplausos. São dignas de todos os elogios e fazem questão de não somente "fazer presença", mas construi-la.
Até pouco tempo existia uma propaganda que dizia que não eram as respostas que moviam o mundo, mas as perguntas. E, então, o que fazer se elas não brotam? Não nos contaminam? Me entristeço quando olho para alunos apáticos, desmotivados, homens e mulheres, meninos e meninas subestimados a meros robôs que sequer possuem a coragem de arriscar um palpite, mesmo que errado, mas necessário.
Professores, tantas vezes, vestem-se de palhaços, de fardas, de reis, rainhas, monges e executivos para chamarem a atenção de uma plateia que, por si só, já DEVERIA estar pronta, mas está estática, inerte ao paradoxo Shakespeariano do "ser ou não ser", meras metamorfoses ambulantes.
E, então, enquanto nossos espectadores não acordam, estejamos nós, vivos, atentos, mesmo que nossa presença sequer seja percebida, pois o importante não é o que me conforta, é o que me incomoda!!!


Biografia:
Possui graduação em Letras - Português / Inglês pela Universidade Vale do Rio Verde (2005). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio, professora e corretora de Redação do Colégio Nova Geração (Sistema COC de Ensino) e curso A1 Pré-Vestibular Poliedro - Grupo Unis. Trabalha há 08 anos em banca de correção de provas discursivas dos concursos do Exército Brasileiro, trabalhou no Polo Sigma (cursos EaD, profissionalizantes e preparatórios), no curso Orion - Desenvolvimento Empresarial como professora de Redação para curso preparatório para concurso, em escolas municipais e estaduais (sistema penitenciário) como professora de Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos e na Coopersul Minas como docente do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Possui especialização na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora e Mestrado na área de Educação, linha de pesquisa Linguística Aplicada.
Número de vezes que este texto foi lido: 54864


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Juntando os Cacos Rita de Cássia Batista
Crônicas Espectador x Expectador Rita de Cássia Batista
Crônicas O tempo... Rita de Cássia Batista
Crônicas Tem dias assim... Rita de Cássia Batista
Crônicas A (des)adequação da Linguagem Rita de Cássia Batista
Crônicas Iniciativas Rita de Cássia Batista
Crônicas Flores em Vida Rita de Cássia Batista
Crônicas Maturidade Descomplicada Rita de Cássia Batista
Crônicas A Coisa Rita de Cássia Batista
Crônicas Paradigmas do Aprendizado Rita de Cássia Batista


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minicurso sobre a redação no ENEM - Isadora Welzel 79731 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 59549 Visitas
Salvando computador muito ruim - Vander Roberto 55635 Visitas
81 anos da prisão e morte dos Rosas Brancas - Vander Roberto 55456 Visitas
Delícias da festa junina - Ivone Boechat 55378 Visitas
QUE SE... - orivaldo grandizoli 55372 Visitas
Lançamento do livro - Alberto Kopittke 55353 Visitas
Nua, totalmente indefesa - rodrigo ribeiro 55309 Visitas
A FARSA DA USURA - fabio espirito santo 55293 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 55275 Visitas

Páginas: Próxima Última