Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Espectador x Expectador
Rita de Cássia Batista

Todos os domingos recebo em casa uma revista de notícias. Nela, vem contido os principais assuntos do momento desde a visita à casa da vovozinha até o último confronto em qualquer país do mundo. Não sou de me desesperar, mas confesso que fiquei um tanto apreensiva com a de hoje.

Como se não soubéssemos, os escândalos de corrupção dobram a casa dos bilhões, mas é incrível ler que, pessoa A desviou x bilhões, pessoa B x,xx bilhões, pessoa C x,xxx bilhões, por aí aumentando os números e as vírgulas.

Em meio a esta roubalheira sistêmica, algumas perguntas que nunca terão respostas começaram a me inquietar, assim como o desejo de estar aqui escrevendo esta crônica.

Como posso eu, mero espectador (com S mesmo - que significa aquele que assiste) cooperar para a mudança do quadro da economia brasileira? Como posso eu, mera professora (que nunca foi prioridade para a nação) cooperar para que meus alunos se transformem em seres ativos, se todo o exemplo que eles veem advém de pessoas inescrupulosas, que ganharam fama e muito dinheiro de uma maneira obscura e insolente? Como posso eu, enquanto cidadã brasileira (esse termo ainda é válido na atual conjuntura nacional?) fazer com que a geração dos nossos filhos se torne uma geração fiel aos seus princípios e valores, se estes cresceram vendo maus exemplos nos noticiários todos os dias? Como posso eu exigir que os "ladrões de galinha" estejam presos, se os gângsters, chefes da máfia estão por aí, livres, leves e soltos perguntando nas redes nacionais "que país é esse, cara"?

Como enfatizei anteriormente, estas perguntas nunca terão respostas. Será que a reversão do PIB do Brasil que, neste ano, está em -1% achará seu caminho de volta, para, sequer, se igualar com países latinos bem menos desenvolvidos que o Brasil?

Espero não ter que fazer as malas e procurar um lugar decente para viver, pois enquanto não tivermos força para reverter nossa mera condição de eSpectador para eXpectador, estaremos fadados ao fracasso, vendo nosso país e nossa honra afundarem feito um barco à deriva.

Força, Brasil! Brava gente brasileira, somos nós quem podemos mudar a nossa história!!


Biografia:
Possui graduação em Letras - Português / Inglês pela Universidade Vale do Rio Verde (2005). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio, professora e corretora de Redação do Colégio Nova Geração (Sistema COC de Ensino) e curso A1 Pré-Vestibular Poliedro - Grupo Unis. Trabalha há 08 anos em banca de correção de provas discursivas dos concursos do Exército Brasileiro, trabalhou no Polo Sigma (cursos EaD, profissionalizantes e preparatórios), no curso Orion - Desenvolvimento Empresarial como professora de Redação para curso preparatório para concurso, em escolas municipais e estaduais (sistema penitenciário) como professora de Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos e na Coopersul Minas como docente do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Possui especialização na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora e Mestrado na área de Educação, linha de pesquisa Linguística Aplicada.
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Juntando os Cacos Rita de Cássia Batista
Crônicas Espectador x Expectador Rita de Cássia Batista
Crônicas O tempo... Rita de Cássia Batista
Crônicas Tem dias assim... Rita de Cássia Batista
Crônicas A (des)adequação da Linguagem Rita de Cássia Batista
Crônicas Iniciativas Rita de Cássia Batista
Crônicas Flores em Vida Rita de Cássia Batista
Crônicas Maturidade Descomplicada Rita de Cássia Batista
Crônicas A Coisa Rita de Cássia Batista
Crônicas Paradigmas do Aprendizado Rita de Cássia Batista


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55039 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54926 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54782 Visitas

Páginas: Próxima Última