Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
INDEPENDÊNCIA ou BOLSA!
Lasana Lukata

Logo após a vinda do Papa ao Brasil para promover o Frei Galvão de Beato a Santo, o “Santo-Mor” saiu pela Europa (França, Holanda, Malta, Polônia), promovendo outros beatos como foi noticiado. A notícia não trazia informações se os Advocatus Dei europeus (Advogados de Deus), defensores da canonização, reclamaram as promoções como têm reclamado, aqui no Brasil, os Taifeiros da Aeronáutica a promoção que lhes é devida, baseada não em milagres, mas na Lei Federal 3953/61 que deixou de ser cumprida e agora lutam na Justiça.
                        Se o seu problema é promoção
                        Tome as pílulas do Frei Galvão!
Promovido um dia desses ao posto de coronel e financeiramente a general foi o assassinado e ex-guerrilheiro capitão Carlos Lamarca cuja família receberá 300 mil reais de indenização. Um dos taifeiros da Aeronáutica manda a um jornal um e-mail indignado de como pode o país promover um militar desertor que furtou armas para se levantar contra o governo?
Ora, meu caro taifeiro, olhando o reverso da medalha, do seu ponto de vista ele é bandido, covarde, mas o outro lado da medalha o chama de herói, corajoso. Lutou contra a ditadura. Ademais, o país é rico em assistencialismo, mas anda carente de promoção. Veja pelo bom lado que é mais um general no país.
Não é só a sua promoção que anda atrasada, o Brasil anda atrasado, pensa que foi promovido ao BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), países emergentes, mas a prática nos mostra que a sigla é RIC... Aumente a sua percepção e verá que ainda estamos chamando o saudoso João Cândido de marinheiro, almirante é só na música, meus parabéns ao seu xará João Bosco que tão bem homenageou esse humilde desertor da chibata.
                     Se o seu problema é honestidade
                     Tome as pílulas do Frei Galvão
                            E adeus corrupção!
Olha Taifeiro, observando a sua situação e a do Cândido, preciso lhe contar um pequeno caso ocorrido no Posto de Saúde em que eu ficava de plantão à noite. Era um sábado quando chegou um rapaz de cabelos enroladinhos, empurrando uma das macas com um corpo em cima e gritando sai da frente que meu pai está morrendo, eu sou terceiro-tenente da Marinha do Brasil! Não morreu. Para azar dele e riso nosso, o médico também era 2o tenente-médico da Marinha e eu, cabo-marujo recentemente saído de baixa. Tratamos o rapaz o tempo de Senhor Terceiro-Tenente. “Cuida bem do meu pai, hein?!” E respondíamos rimando e rindo à socapa: “Perfeitamente Terceiro-Tenente!”. Ao preencher o boletim de atendimento vi que seu pai era um cabo velho, taifeiro como você meu caro taifeiro indignado da Aeronáutica. Suponho que ainda seja cabo por estar no mesmo problema que você. Não sei. Sei que não existe nas forças armadas o posto que o rapaz dos cabelos enroladinhos vociferava pelo corredor e a minha preocupação, taifeiro, dessa vida que a gente tem levado modernamente é de você e o marinheiro João Cândido serem promovidos a Terceiro-Tenente. Outra preocupação tão legítima quanto a sua é que muitos jovens não conseguem ser promovidos a adultos e as autoridades no assunto reclamam que esses jovens estão morrendo no auge da sua intelectualidade. Vendo os jornais e as conversas dos jovens nas ruas não há como não concordar. De fato, os jovens estão morrendo no auge da sua intelectualidade: Sex Hot, K-1 GP, MAX FIGHT I, UFC (ULTIMATE FIGHTING CHAMPIONSHIP), Sílvio Santos...
Mas sobre essa sua crise de promoção, ouça o conselho da sua ministra do Turismo: “relaxa e goza!” Sim. Alegre-se. Promovo-o a Marechal-do-Ar. Há muita gente sendo promovida de cavalo a burro; você agora é marechal, promovido, agorinha, por esta crônica. Pior seria ser promovido a um “Bolsa Família”. Orvalho não enche poço! Veja: também estou tentando uma promoção de sátiro para ironista e até agora nada. Não é fácil. Leva tempo. A crônica aguarda a sua promoção à Literatura. Não quero com isso levá-lo a um conformismo, mas são muitos pelo Brasil e mundo, aguardando uma promoção.
Fique tranqüilo que os céus e a terra passarão, mas esta crônica não passará porque promoção é assunto que atravessa gerações. Promoção e assistencialismo. Duas coisas tão parecidas e tão distintas sobre esse chão: a primeira emancipa, liberta; a segunda prende, escraviza.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 52896


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LASANA LUKATA
Artigos Pagliarin e a Língua Portuguesa LASANA LUKATA
Ensaios prudentes como as serpentes, simples como as pombas LASANA LUKATA
Ensaios Rodas emperradas LASANA LUKATA
Artigos A emoção nos peitos de Olenka LASANA LUKATA
Crônicas Fanini, Juanribe Pagliarin, Guilhermino Cunha e Cia. LASANA LUKATA
Crônicas De mãos vazias LASANA LUKATA
Crônicas Jato Sólido LASANA LUKATA
Crônicas A estufa não está vazia LASANA LUKATA
Crônicas Tony Maneiro: O vampiro de Meriti Lasana Lukata

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55015 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54874 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54746 Visitas

Páginas: Próxima Última