CHAMANDO A ATENÇÃO DE DEUS!
O que nos torna corajosos? O que nos faz enfrentar uma situação que nos deixa pasmos, amedrontados, aterrorizados?
Sabe aquela situação em que tudo esta contra você, não importa oque se faça... As únicas palavras e pensamentos que inundam sua mente são: Não vai conseguir, Não tem mais jeito, Desista; Todos a sua volta já desistiram, perderam á coragem, a fé, a autoestima, a confiança em si mesmo e principalmente em Deus, você tem quase certeza de que não tem mais jeito, mas, algo em você, lá no seu intimo, muita das vezes inconscientemente, não se conforma com a situação, pelo contrario investe, insiste, avança, mesmo que de forma camuflada, escondida, amedrontada, sem esboçar nenhum gesto de incrível coragem com relação aos problemas, os reveses da vida, pelo menos aos nossos olhos. Mas de onde vem essa Força? Como surge essa Coragem?
Bem, o medo da situação, do desconhecido, do inesperado é algo que não podemos fugir!
Mas, sentir medo não é pecado, também não faz de você um covarde.
Muita das vezes a nossa postura diante da tormenta é de superioridade, como quem diz: nada vai me abalar, vou resistir firme; fazemos de tudo para que os outros não percebam o quão apavorado estamos, algumas pessoas se portam desta forma por orgulho, por não querer aceitar que o pavor esta a sua porta, e que não sabem o que fazer muito menos como reagir; No entanto, há aqueles que se destacam, se sobressaem de forma involuntária, chamam a atenção de uma forma singular; continuam levando a vida como se tudo estivesse em paz,
Realizam seus trabalhos normalmente, vão à igreja, as confraternizações, as reuniões familiares e cumprem com suas obrigações; mas? Elas agem assim porque são cheias de si? Porque a autoestima delas é inabalável? Não... É por algo muito mais sublime, como diz o salmista em Salmos 11:3-4 “oque fara o Justo se forem destruídos os seus fundamentos?” A não ser esperar no Deus da Sua salvação!(grifo nosso) Pois, “O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens”.
E com esta atitude de Fé, de total entrega e dependência a Deus; Vemos este mesmo Deus, vislumbrado a nos observar! É... Chamamos a atenção de Deus!! E quando alcançamos tal façanha, nosso mundo e alicerces são abalados, descobrimos o novo de Deus, somos matriculados em sua Faculdade e passamos a aprender o verdadeiro significado do que é conhecer a Deus, nossas experiências de vida cotidiana e espiritual estão agora em outro nível; É... Chamamos a atenção de Deus! E Ele viu em nós mérito para sermos discipulados por Ele, só que isso não significa que será tudo mais fácil daqui para frente, que vamos alcançar todos os nossos objetivos, que encontramos nosso Oásis!! Não, ainda não; nós apenas entramos para a Faculdade de Deus, mas ainda não nos formamos; e podemos dizer que nesse Centro de Ensino, 10% do aprendizado é Teórico e 90% é Pratico; e muitas lições importantes deverão ser apreendidas e as de excelso valor irão marcar e mudar nossa história.
Vocês devem se lembrar de Gideão; certo? Bem, a situação de Gideão e do seu povo era a seguinte:
Viviam amedrontados pelo horror causado pelo povo Midianita, suas terras, casas, plantações, todas as suas fazendas, suas vidas eram literalmente saqueadas por este povo.
Seus sonhos foram roubados, a esperança de um futuro estava quase que extinta; o terror era visível no rosto dos Israelitas, viviam desanimados, desonrados, tristes, angustiados, eram constantemente assombrados e acovardados pela eminente aparição de seu inimigo que acarretaria em toda sorte de desgraça. Eles haviam aceitado a escravidão e violação que seus inimigos suscitaram; Mas, diferente da grande maioria do seu povo, Gideão mesmo atemorizado com o horror da afronta e vitupério que eram submetidos; chamou a atenção de Deus quando se dirigia ao lagar; e ao invés de espremer uvas, malhava o seu trigo; claro que foi instinto de sobrevivência, logico que ele estava pensando no bem estar dos seus, e com certeza foi o meio que ele encontrou para não ter que enfrentar o problema e o inimigo de frente; por não se achar de fato preparado para tal confronto nem muito menos o mais indicado para tal tarefa; no entanto, ele estava fazendo algo, sem perceber estava tomando partido, estava chamando para si a responsabilidade; estava chamando a atenção de Deus!!
Agora Deus apresenta-se a Gideão e chama-o para um intensivo aprendizado; no entanto, atente-se a interrogativa que o mesmo faz a Deus: "Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam” - Juízes 6:13. Imagino que Deus deve ter dado um sorriso de canto de boca e pensado com sigo - é pelo visto o tema da nossa primeira aula vai ser:
- TEMOS QUE TER NOSSAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS COM DEUS!
É bom e edificante conhecermos nossas Raízes espirituais, enxergarmos a grandeza dos feitos de Deus através da historia, nos alegrarmos e regozijarmos com os milagres e as surpreendentes atuações de Deus sejam elas mediante a sua palavra ou através dos testemunhos daqueles que nos cercam; no entanto, Deus queria mostrar a Gideão que melhor do que ouvir sobre os feitos de Deus, é vivencia-los; ou ainda melhor, ser o canal, o instrumento para a realização de tais magníficos feitos! Ter em nossa bagagem a singularidade de obtermos nossas próprias pratica de vida com um Deus que nos testa em todo nosso limite, para implantar em nós a supremacia do seu conhecimento, da sua graça e seu amor.
Gideão aprenderia também que:
- DEUS VAI USAR AQUILO QUE TEMOS A OFERECER; NADA, ALÉM DISTO!
O Senhor diz a Gideão - O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã”- Juízes 6:14. Deus sabia das limitações de Gideão, como também, sabia que seu clã era o menos importante, e o maravilhoso de tudo isto é que o Senhor não se detém a estes detalhes tão humanos, Ele está restritamente interessado em nossa disposição em permitir-se descobri a magnitude de ser instrumento, servo e soldado. As qualificações necessárias, para as tarefas a desempenhar? Bem, isto é com Ele, vem Dele, Ele lhe concederá. A onde você tem que ir? O que você tem que fazer? Ele lhe instruíra, guiará seus passos. As batalhas e as guerras que você terá que travar? Ele lhe encorajará, irá lhe induzir á melhor estratégia a ser tomada, será seu baluarte. Simplesmente use a força que você tem, seja quem você é, pois foi assim que você chamou a atenção de Deus!
- TEMOS QUE ESTAR DISPOSTOS A DERRUBAR OS ALTARES ESTRANHOS, E SACRIFICAR A DEUS!
Na maioria das vezes para desfrutarmos do favor de Deus, temos que derrubar altares estranhos que ao longo da caminhada vamos erguendo, às vezes de forma involuntária, mas na grande maioria das vezes, não queremos nos desapegar de velhos costumes, ideologias; ou seja: gostos que precisão ser mudados, pratica que precisa ser abandonada, pensamentos formados que precisão ser corrigidos mediante a palavra de Deus. Era assim que o povo de Israel se encontrava, e quando Deus levanta a Gideão, quando este lhe chama a atenção; Deus lhe ordena que derrube os altares estranhos, começando pela casa de seu pai. Não foi uma tarefa fácil, o povo quis matá-lo por isso; e também não será uma tarefa fácil para nós, causará muitos desconfortos, principalmente pelo fato, de termos que começar por nossa casa, nossos costumes, nossas atitudes. Mas que possamos ser Renovados! Como nos Ensina Paulo: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” -Efésios 4:22-24. oferecendo nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus! Romanos 12:1.
Bem, quando Gideão entendeu e aceitou, estes três pontos importantes em seu Relacionamento com Deus, só ai ele estava pronto para descobrir o que Deus faria através de sua vida, muitas outras lições seriam aprendidas mas o fundamento do aprendizado de Deus em sua Vida estava lançado; que possamos permitir que este fundamento seja lançado em nossas vidas, e assim deixar, sermos levados pelo Mestre dos Mestres a uma vida de excelência em graça e amor; onde nosso prazer é sermos e pertencermos a Ele.
O primeiro passo para isto é: CHAMAR A ATENÇÃO DE DEUS!
Pb. Anderson de Oliveira
Siga minha Pagina! www.facebook.com/www.berseba.com.br
|