Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ANTES E O DEPOIS DA COPA
DIRCEU DETROZ

Certamente é uma grande incógnita. Qual Brasil surgirá em julho, depois que a copa acabar? Mesmo sem bola de cristal, podemos fazer alguns exercícios de adivinhações. Muitos afirmam que o resultado da Copa do Mundo no campo, não terá nenhuma influência. Eu discordo.

As propagandas institucionais em verde e amarelo estão em todos os canais. Uma da Petrobras mostra a sua grandeza nos cinco títulos mundiais. E agora está na UTI. Ops, digo CPI. E com a taça na mão, a palavra “legado” será esquecida.

O ministro Guido Mantega, foi curto e grosso ao falar do PIB brasileiro no primeiro trimestre. Ele disse que o segundo trimestre será melhor com a ajuda do turismo da copa. Uma certeza, qualquer resultado do PIB é melhor do que 0,2%.

Em 1970, a ditadura militar foi acusada de usar o tricampeonato mundial como propaganda política. Quarenta e quatro anos depois, o Partido dos Trabalhadores está usando os mesmos métodos antes mesmo da copa começar. E rezando pelo hexa.

Rezando porque de 1970 para agora há uma grande diferença. Lá, o Brasil tinha uma constelação de craques consagrados. Pelé, Tostão Jairzinho, Gerson e Rivelino. Hoje temos apenas alguns projetos de craques ainda usando fraldas. No momento, eles estão mais para “pop star”, do que para campeões mundiais. E torço para que me desmintam.

A duas semanas da copa a mídia brasileira, e agora também a internacional, está falando mais de atrasos do que em futebol. A presidente Dilma ficou expert em inaugurar obras inacabadas. Somos favoritíssimos nos atrasos. E mesmo assim a palavra que se ouve é “sucesso”. Só no Brasil estourar prazos e orçamentos é conhecido como sucesso.

E se a seleção fracassar? Uma imagem emblemática do fim da semana passada também pode ser um alerta. Um brasileiro queimando a própria bandeira. Um símbolo nacional. Será que atingimos a barreira entre o vandalismo e o terrorismo?

Com o fim da copa, os olhos estarão para as eleições de outubro. Se as pesquisas pós-copa mostrarem uma tendência de queda da presidente Dilma, é possível que o bicho-papão se mostre ainda mais feio na televisão. Querendo assustar mais gente.

É fato, o terrorismo espantou o povo das ruas. Mas não diminuiu o anseio por mudanças. Mesmo com Dilma Rousseff vencendo, o que é provável, o Brasil terá de mudar. O legado da copa foi chegar ao fundo do poço. E estamos lá.

Provável porque a oposição insiste na cegueira. É impressionante como a oposição não consegue enxergar o clamor do povo. Só pensa em resolver os problemas da Petrobras na CPI. Não seria mais fácil resolvê-los no poder, ao lado do povo? Eu acho!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69007 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56757 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55100 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55047 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54884 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54807 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54793 Visitas

Páginas: Próxima Última