Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ANTES E O DEPOIS DA COPA
DIRCEU DETROZ

Certamente é uma grande incógnita. Qual Brasil surgirá em julho, depois que a copa acabar? Mesmo sem bola de cristal, podemos fazer alguns exercícios de adivinhações. Muitos afirmam que o resultado da Copa do Mundo no campo, não terá nenhuma influência. Eu discordo.

As propagandas institucionais em verde e amarelo estão em todos os canais. Uma da Petrobras mostra a sua grandeza nos cinco títulos mundiais. E agora está na UTI. Ops, digo CPI. E com a taça na mão, a palavra “legado” será esquecida.

O ministro Guido Mantega, foi curto e grosso ao falar do PIB brasileiro no primeiro trimestre. Ele disse que o segundo trimestre será melhor com a ajuda do turismo da copa. Uma certeza, qualquer resultado do PIB é melhor do que 0,2%.

Em 1970, a ditadura militar foi acusada de usar o tricampeonato mundial como propaganda política. Quarenta e quatro anos depois, o Partido dos Trabalhadores está usando os mesmos métodos antes mesmo da copa começar. E rezando pelo hexa.

Rezando porque de 1970 para agora há uma grande diferença. Lá, o Brasil tinha uma constelação de craques consagrados. Pelé, Tostão Jairzinho, Gerson e Rivelino. Hoje temos apenas alguns projetos de craques ainda usando fraldas. No momento, eles estão mais para “pop star”, do que para campeões mundiais. E torço para que me desmintam.

A duas semanas da copa a mídia brasileira, e agora também a internacional, está falando mais de atrasos do que em futebol. A presidente Dilma ficou expert em inaugurar obras inacabadas. Somos favoritíssimos nos atrasos. E mesmo assim a palavra que se ouve é “sucesso”. Só no Brasil estourar prazos e orçamentos é conhecido como sucesso.

E se a seleção fracassar? Uma imagem emblemática do fim da semana passada também pode ser um alerta. Um brasileiro queimando a própria bandeira. Um símbolo nacional. Será que atingimos a barreira entre o vandalismo e o terrorismo?

Com o fim da copa, os olhos estarão para as eleições de outubro. Se as pesquisas pós-copa mostrarem uma tendência de queda da presidente Dilma, é possível que o bicho-papão se mostre ainda mais feio na televisão. Querendo assustar mais gente.

É fato, o terrorismo espantou o povo das ruas. Mas não diminuiu o anseio por mudanças. Mesmo com Dilma Rousseff vencendo, o que é provável, o Brasil terá de mudar. O legado da copa foi chegar ao fundo do poço. E estamos lá.

Provável porque a oposição insiste na cegueira. É impressionante como a oposição não consegue enxergar o clamor do povo. Só pensa em resolver os problemas da Petrobras na CPI. Não seria mais fácil resolvê-los no poder, ao lado do povo? Eu acho!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61634


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LIZZANDRA DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GUERRA SILENCIOSA DIRCEU DETROZ
Poesias CIO DIRCEU DETROZ
Poesias JARDIM SECRETO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 1021 até 1024 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Ação Penal - Isadora Welzel 101 Visitas
Resumo - Investigação preliminar no processo penal - Isadora Welzel 94 Visitas
Resumo - Competência criminal - Isadora Welzel 93 Visitas
Resumo - Pronunciamentos, sentença e coisa julgada - Isadora Welzel 83 Visitas
Matemática na Ponta do Pé - Patricia da Cruz de Lima Sales 75 Visitas
Cores em Movimento - Patricia da Cruz de Lima Sales 54 Visitas
Sala de Leitura: Um Espaço de Descoberta e Prazer - Patricia da Cruz de Lima Sales 41 Visitas
Entre Gritos e Lágrimas - Patricia da Cruz de Lima Sales 34 Visitas
Trabalho em Equipe e Aplicações da Matemática - Patricia da Cruz de Lima Sales 33 Visitas

Páginas: Primeira Anterior