Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO
CORONÉIS DA MÍDIA
felisberto ruiz

Resumo:
No Brasil os coronéis da mídia controlam a liberade de imprensa e de expressão.

LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO

Muito se discute no Brasil ultimamente sobre a liberdade de imprensa. Os meios de comunicação de massa tradicionais: rádio, jornal, televisão aberta. Todas as vezes que se sentem ameaçadas partem para o ataque principalmente contra o governo que julgam por algum motivo tentar interferir, controlar ou cercear o princípio democrático e constitucional, intocável, de liberdade de imprensa. Será mesmo que os nossos “coronéis” controladores da média brasileira amam e defendem mesmo a tão afamada e defendida liberdade de imprensa?
Nasci no interior do estado do Amazonas na região de tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. Na minha adolescência, nos idos de 1970, lembro-me de meu pai tentando sintonizar a Rádio Nacional ou qualquer outra emissora brasileira, porém não conseguia nada mais do que alguns chiados incompreensíveis. Para ele ouvir algum programa em português tinha que se contentar com a BBC de Londres, a Voz da América, americana ou a Rádio das Antilhas Holandesas.
Por que será que era tão difícil assim sintonizar uma rádio brasileira? Será por causa do rigor ditatorial da época que não permitia a instalação e transmissão de programas de rádio? Será que eles tinham tanto medo assim do comunismo? Será que o governo e a sociedade não tinham nenhum interesse nos brasileiros daquela região? Será que os brasileiros daquela região éramos tão perigosos para a tão importante Segurança Nacional?
Há tantas dúvidas tantas hipóteses. Contudo lembro-me do ódio de me pai por haver tantas rádios colombianas e peruanas no ar, segundo ele, eram elas que não permitiam a sintonização das rádios brasileiras. E ele amaldiçoava os patrícios, entretanto por menor que fosse o seu movimento no sintonizador, mais rádios colombianas e peruanas insistiam em se expressar, e naquela agonia o que elas conseguiram implantar na minha adolescente memória foi a frase em castelhano “arriba Peru nesta mañana.”
Só agora no início do terceiro milênio consigo entender que no Brasil quem controla a imprensa não é o governo e sim os coronéis da mídia nacional. Já perceberam que praticamente todos os Ministros de Comunicações eram ou são “globais”? Sim são eles os “coronéis” da mídia que controlam a imprensa e proíbem a liberdade de expressão. Eles censuram qualquer progresso, qualquer liberdade nesse sentido, porque novos jornais, novas emissoras de rádio e de televisão só podem existir se forem afiliadas das emissoras tradicionais.
Os novos “coronéis” urbanos da mídia nacional, usam suas emissoras como fábricas de fazer “políticos sensacionalistas” enquanto seus programas no rádio e na televisão são superficiais, sem conteúdo, assistencialistas, não são nada mais do que simples mecanismos para manter o voto-de-cabresto nas periferias das cidades brasileiras. Uma vez eleito o “político” deve favores ao seu “padim coroné”. Toda vez que há alguma iniciativa em tentar mudar esse paradigma, o exército de “políticos” pré-fabricados, outrora eleitos entram em ação para manter os interesses de seus mentores. O Círculo continua, e assim eles vão controlando a imprensa nacional e proibindo a liberdade de expressão. Graças por hoje já existir a internet.

felisruiz@gmail.com               Dezembro de 2012.


Biografia:
licenciado em história ufrr felisruiz@gmail.com
Número de vezes que este texto foi lido: 61671


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O ARCO E A FLECHA felisberto ruiz
Artigos Personalização do Patrimônio Público felisberto ruiz
Poesias Conflitos da Alma felisberto ruiz
Artigos LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO felisberto ruiz
Artigos A HERANÇA MALDITA felisberto ruiz
Artigos OS PREÇOS DAS COISAS felisberto ruiz
Artigos A ÁGUA COMO SALVAÇÃO felisberto ruiz


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63223 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63186 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63066 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 62986 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 62984 Visitas
Viver! - Machado de Assis 62971 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62954 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62879 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62848 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62799 Visitas

Páginas: Próxima Última