Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO
CORONÉIS DA MÍDIA
felisberto ruiz

Resumo:
No Brasil os coronéis da mídia controlam a liberade de imprensa e de expressão.

LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO

Muito se discute no Brasil ultimamente sobre a liberdade de imprensa. Os meios de comunicação de massa tradicionais: rádio, jornal, televisão aberta. Todas as vezes que se sentem ameaçadas partem para o ataque principalmente contra o governo que julgam por algum motivo tentar interferir, controlar ou cercear o princípio democrático e constitucional, intocável, de liberdade de imprensa. Será mesmo que os nossos “coronéis” controladores da média brasileira amam e defendem mesmo a tão afamada e defendida liberdade de imprensa?
Nasci no interior do estado do Amazonas na região de tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. Na minha adolescência, nos idos de 1970, lembro-me de meu pai tentando sintonizar a Rádio Nacional ou qualquer outra emissora brasileira, porém não conseguia nada mais do que alguns chiados incompreensíveis. Para ele ouvir algum programa em português tinha que se contentar com a BBC de Londres, a Voz da América, americana ou a Rádio das Antilhas Holandesas.
Por que será que era tão difícil assim sintonizar uma rádio brasileira? Será por causa do rigor ditatorial da época que não permitia a instalação e transmissão de programas de rádio? Será que eles tinham tanto medo assim do comunismo? Será que o governo e a sociedade não tinham nenhum interesse nos brasileiros daquela região? Será que os brasileiros daquela região éramos tão perigosos para a tão importante Segurança Nacional?
Há tantas dúvidas tantas hipóteses. Contudo lembro-me do ódio de me pai por haver tantas rádios colombianas e peruanas no ar, segundo ele, eram elas que não permitiam a sintonização das rádios brasileiras. E ele amaldiçoava os patrícios, entretanto por menor que fosse o seu movimento no sintonizador, mais rádios colombianas e peruanas insistiam em se expressar, e naquela agonia o que elas conseguiram implantar na minha adolescente memória foi a frase em castelhano “arriba Peru nesta mañana.”
Só agora no início do terceiro milênio consigo entender que no Brasil quem controla a imprensa não é o governo e sim os coronéis da mídia nacional. Já perceberam que praticamente todos os Ministros de Comunicações eram ou são “globais”? Sim são eles os “coronéis” da mídia que controlam a imprensa e proíbem a liberdade de expressão. Eles censuram qualquer progresso, qualquer liberdade nesse sentido, porque novos jornais, novas emissoras de rádio e de televisão só podem existir se forem afiliadas das emissoras tradicionais.
Os novos “coronéis” urbanos da mídia nacional, usam suas emissoras como fábricas de fazer “políticos sensacionalistas” enquanto seus programas no rádio e na televisão são superficiais, sem conteúdo, assistencialistas, não são nada mais do que simples mecanismos para manter o voto-de-cabresto nas periferias das cidades brasileiras. Uma vez eleito o “político” deve favores ao seu “padim coroné”. Toda vez que há alguma iniciativa em tentar mudar esse paradigma, o exército de “políticos” pré-fabricados, outrora eleitos entram em ação para manter os interesses de seus mentores. O Círculo continua, e assim eles vão controlando a imprensa nacional e proibindo a liberdade de expressão. Graças por hoje já existir a internet.

felisruiz@gmail.com               Dezembro de 2012.


Biografia:
licenciado em história ufrr felisruiz@gmail.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52827


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O ARCO E A FLECHA felisberto ruiz
Artigos Personalização do Patrimônio Público felisberto ruiz
Poesias Conflitos da Alma felisberto ruiz
Artigos LIBERDADE DE IMPRENSA E DE EXPRESSÃO felisberto ruiz
Artigos A HERANÇA MALDITA felisberto ruiz
Artigos OS PREÇOS DAS COISAS felisberto ruiz
Artigos A ÁGUA COMO SALVAÇÃO felisberto ruiz


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69079 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57978 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57631 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55199 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55082 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54934 Visitas

Páginas: Próxima Última