Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O que você precisa para ser feliz?
Rejane Boeira

Eu passei parte da vida achando que para ser feliz precisava pertencer a um grupo. O grupo dos inteligentes na escola, dos que respondiam todas as perguntas corretamente, dos que sabiam resolver as complicadas equações matemáticas, dos que tiravam as melhores notas e dos que eram “preferidos” pelos professors.

Eu tentei ser parte do time vôlei, de basquetebol e dos que eram selecionados para as competições. “Se fizer parte de tal grupo serei mais feliz”, pensava eu.

Imaginava em minha cabeça adolescente que “tinha” de integrar o grupo das chamadas patricinhas, ou como quer que fossem chamadas no meu tempo. Aquelas que se escondiam no banheiro para maquiar-se e se por mais bonitas para os meninos. As que andavam cochichando pelos cantos, entre risos, caras e bocas, escolhendo e recusando os meninos mais populares. Era o jogo de faz-de-conta-que-não-estou-interessada-mas-estou que determinaria quem seria considerado “cool” nas rodas da escola.

Na faculdade, a mesma história, mas com motivos diferentes. Era imperativo fazer parte da turma dos intelectuais para ser aceito, aqueles que sabiam articular os debates com as palavras “cultas e inteligentes”. Desta maneira, você poderia tornar-se parte dos que “se destacam”. Porque estes estariam sempre à frente na disputa pelos melhores postos de trabalho.

Ah! Eu tentei ingressar naquele seleto time de profissonais competentes, que conseguem os melhores cargos com os melhores salários. “É necessário galgar escadas, disputar espaço e encontrar seu lugar ao sol. Afinal, é a única chance de atingir sucesso na vida”, está escrito em algum manual por ai.

Então, confesso que me esforçei para pertencer. Ao grupo dos que deram “certo”. Dos que “tiveram sucesso na vida”. Ledo engano. Passei este tempo mentindo para mim mesma. Descobri que não faço parte deste grupo.. Nunca fiz e provavelmente nunca o farei. Nunca entendi completamente esta receita de sucesso Não é para mim.

Entretanto, entre tropeços e tombos, caindo aqui e levantando ali, tenho algumas estórias no bolso para contar. Errei pra caramba. Fiz um monte de bobagens. Mas, cheguei até aqui, da mesma forma que a turma dos “vencedores”, dos ganhadores de prêmios e troféus.

Não fui tão ruim nem tão boa, tampouco acumulei medalhas. Mas, tive uma vida cheia de risos, amor, experiências. Ganhei e perdi. Um monte de coisas boas e outras nem tanto. A vida me levou para muitos lugares diversos e, neles, tive a oportunidade de conhecer pessoas diferentes, de outras culturas, outros costumes e vivências. Com elas, troquei informações, conhecimentos e experiências. Meus olhos se deleitaram com paisagens bonitas e viram muito sofrimento também.

Não trocaria o que acumulei neste tempo por nenhuma outra “vida de sucesso”. Estou no lugar que me foi reservado, com as pessoas que mereço e gosto de estar, fazendo o que me foi possível fazer. Vivendo. Essa bagagem e minhas vitórias são só minhas e não valem a troca por nada nem por ninguém. Nem pelo melhor ou mais brilhante dos grupos. Pertenço ao meu próprio time, ao grupo que criei para mim. E, neste grupo não há dogmas nem cobranças. Nem conceitos pré-estabelecidos. E isto me basta.

Aprendi que isso é ser feliz. Ser o que você é, com o acúmulo que tiver angariado para sim próprio. A perfeição, eu deixo para os que dela precisam para serem felizes.


Biografia:
Jornalista/tradutora, que gosta de escrever sobre coisas que chamam a atencao, como vida e seus aspectos filosoficos, educacionais, emocionais e tudo o que diz respeito ao ser humano.
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Viver Rejane Boeira
Artigos Quando a informacao passa a ser desinformacao Rejane Boeira
Poesias Nem Colombina nem Pierro Rejane Boeira
Poesias A Casa Rejane Boeira
Contos O novo dia Rejane Boeira
Artigos Somos diferentes, e dai? Rejane Boeira
Crônicas O que você precisa para ser feliz? Rejane Boeira


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56757 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55100 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55048 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54793 Visitas

Páginas: Próxima Última