Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PERSONAGENS DE NÓS MESMOS: O TEATRO DA VIDA
ELISA TABORDA/ andremansur.com

O que define a PERSONALIDADE? Poucas pessoas dedicam seu tempo a pensar no que faz delas não só mais um ser humano no mundo, mas alguém distinto de todo o resto. Acordamos pela manhã, tomamos nosso café (alguns chá, outros suco, alguns poucos talvez até suportem a tal água morna, recomendada pelos budistas e professores de canto), beijamos nossos maridos, esposas ou familiares quaisquer e marchamos para o trabalho. Salvo certos grupos marginais, repetimos ações diárias que nos tornam parte de uma paisagem urbana comum, que nos tornam pouco diferentes de um motorista de ônibus ou de um grande empresário de sucesso. O que seria então aquilo que nos torna diferentes, o ponto fora da curva? Esse pensamento saltou da minha “sempre a mesma” xícara de café pela manhã.
Peça a um amigo, a um parente, à sua filha ou amante que te descreva. Depois, descreva-se, em frente ao espelho. As palavras se encaixam? As descrições são as mesmas? Pois eu vou te dizer uma coisa, somos todos muito fragmentados.
Alguns dirão que o Godofredo da portaria é sério demais, mas provavelmente não aquela namorada dele, a quem ele vive contando piadas de humor negro. A Silvinha da padaria é um amor de pessoa, atende a gente como se fossemos parte da família… exceto quando discute com o patrão e altera o valor das faturas de farinha de trigo. Tem também o Seu Agenor e aquela candura ao conversar com menininhos no parque… suspeito? Culpado? Inocente?
A ideia por trás dos questionamentos é bem simples: ninguém é o que parece ser. Ninguém é apenas o que acha que é, ninguém pode ser definido apenas por seus atos. Não somos o que acreditamos ser nem o que os outros dizem de nós. Personalidade não é isso… bom, então deve ser outra coisa. E se pensarmos, então, nos atores e atrizes, vistos como exímios manipuladores de personalidades? (Neste ponto, o café na xícara já estava frio. Paciência… certas linhas de raciocínio compensam a perda de um cafezinho - mas que fique bem claro, a maioria não.)
Em uma de suas lições, o famoso teatrólogo moderno Bertolt Brecht diz que o verdadeiro ator deve manter-se consciente do fato de que está atuando, não emprestando jamais sua personalidade ao personagem que interpreta. Confabulam os atores na coxia: “Bom, se ele não quer MESMO que usemos nossa personalidade para atuar, então ele deve saber exatamente separar o que é real do que é encenação, né?”
Pois bem… não. Nem Brecht nem ninguém no mundo conseguiu ainda separar a parte de nossas vidas que encenamos daquela que nos define de verdade. Não vou dizer como os atores resolvem essa questão profissionalmente, porque isso é lá uma questão deles. Mas e nós? E o motorista de ônibus, o empresário de sucesso, o Godofredo, a Silvinha, o Seu Agenor? Somos capazes de escrever em uma folha de caderno (ou em um arquivo Word) aquele textinho entitulado EU SOU? Há limites que definam para todo o sempre a personalidade de um mísero Homem? E de sete bilhões deles?
Juro que não todos os meus cafés da manhã são assim, mas hoje vim trabalhar com a pulga atrás da orelha.


Este texto é administrado por: ANDRE MANSUR BRANDAO
Número de vezes que este texto foi lido: 52805


Outros títulos do mesmo autor

Poesias INTERNET: REDE INTERNACIONAL DO QUÊ? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas INTERNET: REDE INTERNACIONAL DO QUÊ? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas O ALTO PREÇO DE UM DIPLOMA! ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas COMO ASSIM “LEPROSO JURÍDICO”, CACHOEIRA? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas “PROFESSOR? E EU TENHO CARA DE PALHAÇO?” ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas FIOFÓ DE PADRE SUJEITO A MEDIÇÃO – E SE A MODA PEGA? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas SAGE STALLONE É PASSADO, QUE CELEBRIDADE MORRE HOJE? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas ROCK NÃO SE APRENDE NEM SE ENSINA!!! ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas DILMA ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas DIA MUNDIAL DA LEI? NO BRASIL É DIA DA PIZZA! ELISA TABORDA/ andremansur.com

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69066 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57967 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57619 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55891 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55199 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55166 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55049 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54940 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54920 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54902 Visitas

Páginas: Próxima Última