Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
INTERNET: REDE INTERNACIONAL DO QUÊ?
ELISA TABORDA/ andremansur.com

Resumo:
O que compartilhamos na internet hoje em dia? Está claro que ela é uma poderosa ferramenta de disseminação de opiniões, e pode facilmente agregar pessoas em prol de causas específicas. Mas ela é apenas isso, uma ferramenta, e não fará todo o trabalho sozinha.

Não é segredo que a televisão vem perdendo lugar entre os brasileiros. Já há alguns anos a internet cresce em termos de influência no comportamento das pessoas e como formadora de opinião, e parece ser só questão de tempo até que ela expanda de vez seus domínios entre as classes D e E.
Se pensamos na natureza desses dois meios de comunicação, uma diferença salta aos olhos: enquanto a televisão nos dá papinha na boca, a internet oferece um espaço para criarmos nossas próprias receitas e dividi-la com conhecidos e desconhecidos. A lógica é simples: enquanto a televisão pede para ser assistida, a internet quer mesmo é interagir. Interfaces personalizáveis, blogs, redes sociais e tantos outros convites à ação no mundo virtual pedem um outro usuário, muito diferente do telespectador ali na sala, assistindo à novela das sete. Sim, ela pede… mas será que recebe?
Nem sempre. Dispor de uma ferramenta interativa e que chame as pessoas a participar não é garantia de que, milagrosamente, todo mundo vai ser muito ativo e resolver mudar o mundo. Afinal, fomos todos muito bem doutrinados por décadas de “escuta-calado” ensinado pela mamãe televisão. Certo, pode até não ter sido mamãe, mas que a TV foi babá de muitos filhos de pais trabalhadores, isso foi! Sendo assim, não precisamos só de um brinquedo novo que nos possibilite interagir, AGIR e expor opiniões: precisamos mesmo é aprender a fazê-lo!
O que estamos compartilhando na internet hoje em dia? Está claro que ela é uma poderosa ferramenta de disseminação de opiniões, e pode facilmente agregar pessoas em prol de causas específicas. Mas ela é apenas isso, uma ferramenta, e não fará todo o trabalho sozinha. Nas mãos de pessoas acostumadas a aceitar “a vida como ela é” enquanto engolem Zorra Total, a internet só serve mesmo para saber da vida alheia (eterno prazer dos ociosos) e espalhar pérolas de indignação social que… sinceramente? Não levam a lugar nenhum: “Compartilhe essa imagem de cãozinho sofredor” ou “Quem odeia o prefeito curte” são apenas sombras do que poderia ser o uso ATIVO da internet como modificador social, se nós soubéssemos mesmo como ser ATIVOS.
No fim das contas, parece que nossos corpos sairam da frente da TV mas nossas mentes continuam lá. Transpô-las para o mundo interativo e democrático que a internet oferece demanda atitude, vontade de fazer diferente e, acima de tudo, a capacidade de questionar o que nos é oferecido. Sem isso, continuaremos zumbis parados em frente às telinhas que, embora mudem de formato (TV, PC, tablet, smartphone…), seguirão para sempre propagando a ignorância e o senso comum.


Este texto é administrado por: ANDRE MANSUR BRANDAO
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Poesias INTERNET: REDE INTERNACIONAL DO QUÊ? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas INTERNET: REDE INTERNACIONAL DO QUÊ? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas O ALTO PREÇO DE UM DIPLOMA! ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas COMO ASSIM “LEPROSO JURÍDICO”, CACHOEIRA? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas “PROFESSOR? E EU TENHO CARA DE PALHAÇO?” ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas FIOFÓ DE PADRE SUJEITO A MEDIÇÃO – E SE A MODA PEGA? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas SAGE STALLONE É PASSADO, QUE CELEBRIDADE MORRE HOJE? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas ROCK NÃO SE APRENDE NEM SE ENSINA!!! ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas DILMA ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas DIA MUNDIAL DA LEI? NO BRASIL É DIA DA PIZZA! ELISA TABORDA/ andremansur.com

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68999 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55079 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54786 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última