Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
FIOFÓ DE PADRE SUJEITO A MEDIÇÃO – E SE A MODA PEGA?
ELISA TABORDA/ andremansur.com

Que a Igreja Espanhola é símbolo de retrocesso na aproximação entre a conduta cristã e a sociedade moderna, todo mundo sabe. Porém, a maneira como fatos isolados são tratados pelas dioceses desse país ainda pode causar – além de algumas boas piadas – surpresa e indignação.
A bola da vez é a história do padre espanhol Andreas García Torres, de 46 anos. Ele foi afastado de sua paróquia em uma cidade perto de Madri, Fuenlabrada, sob suspeita de ser homossexual. Uma foto sua abraçado ao seminarista de 28 anos Yannick Delgado (abaixo), ambos sem camisa, circula pela internet e despertou a ira preconceituosa e arcaica da Diocese de Getafe. Até aí, nada muito diferente dos constantes escândalos sexuais que envolvem membros da Igreja Católica em várias partes do mundo.
As peculiaridades espanholas, porém, aparecem nos detalhes “sórdidos”. Lançando mão da ideia ultrapassada de que existem grupos de risco entre os infectados pelo HIV (homossexuais seriam mais propensos à doença, por sua conduta supostamente promíscua), a diocese exigiu que fossem feitos exames que verificassem se o padre é portador do vírus, como uma forma de provar sua homossexualidade. Além disso, o padre foi imediatamente encaminhado para tratamento psiquiátrico (vocês se lembram de que dias atrás os clérigos espanhóis propuseram ensinar nas escolas que homossexualismo é vício?).
Alguém se esqueceu de avisá-los que qualquer um pode ser promíscuo, independentemente de sua hétero ou homossexualidade. Esqueceram-se também de alertá-los sobre as outras vias de infecção pelo vírus, que não a sexual. E mais coisas foram esquecidas: algumas noções de direitos humanos, de cidadania, de respeito ao próximo… Ao longo da História, a Igreja Espanhola tem se esquecido de muitas coisas, oportunamente.
Mas bizarrice se combate com bizarrice, e a história vai por esse caminho. O padre Torres, além de afirmar que tudo isso é calúnia (“Tenho uma amizade normal com este menino. Este foi o único dia que eu estive com ele. Tiramos uma foto de nós mesmos, sem camisas, e foi isso que deu origem à confusão.”), propôs uma solução no mínimo estranha aos seus superiores: para provar que não é gay, ele pediu que a circunferência de seu ânus fosse medida, “para ver se está dilatado”. Argumentou que isso é uma prática comum na terapia de pessoas que deixaram de ser gays. Fico aqui me perguntando se a Igreja Espanhola merecia resposta melhor… provavelmente não.
Imagina se a moda pega? Sendo já famosa pela invenção de aparatos para regular o comportamento das pessoas (Inquisição Espanhola, oi?), a Igreja da Espanha bem que poderia lançar agora uma nova ferramenta, especializada em medir o ânus de suspeitos do crime da homossexualidade. Sim, a invenção contraria todo o bom senso e todos os preceitos defendidos pela ONU. Mas convenhamos: não seria a primeira vez que o bom senso seria ignorado em se tratando de fé, gays e celibato.
Enquanto esperamos pelo desfecho dessa história, vale lembrar que os fiéis mantêm-se ao lado do controverso padre Torres e seu seminarista, tendo feito inclusive um abaixo-assinado para que Torres volte à paróquia.


Este texto é administrado por: ANDRE MANSUR BRANDAO
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Poesias INTERNET: REDE INTERNACIONAL DO QUÊ? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas INTERNET: REDE INTERNACIONAL DO QUÊ? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas O ALTO PREÇO DE UM DIPLOMA! ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas COMO ASSIM “LEPROSO JURÍDICO”, CACHOEIRA? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas “PROFESSOR? E EU TENHO CARA DE PALHAÇO?” ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas FIOFÓ DE PADRE SUJEITO A MEDIÇÃO – E SE A MODA PEGA? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas SAGE STALLONE É PASSADO, QUE CELEBRIDADE MORRE HOJE? ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas ROCK NÃO SE APRENDE NEM SE ENSINA!!! ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas DILMA ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO ELISA TABORDA/ andremansur.com
Crônicas DIA MUNDIAL DA LEI? NO BRASIL É DIA DA PIZZA! ELISA TABORDA/ andremansur.com

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69013 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55114 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55065 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54953 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54893 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54815 Visitas

Páginas: Próxima Última