Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Uma Razão para Existir
Vanderlei Antônio de Araújo



Um dia encontrei no campo uma viçosa orquídea sobre um afloramento de calcário. Inicialmente, eu não tinha intenção de trazê-la para casa. Estava longe; tinha dificuldade para transportá-la. Mas acabei trazendo-a. Em casa onde vivia cercada de mimos e cuidados especiais, ficou mirrada e nunca deu flor. Sua saúde preocupou-me por algum tempo e tive que me desdobrar molhando-a diariamente; dando-lhe colheradas de adubos de 15 em 15 dias e protegendo-a do vento e Sol.
Apesar de todos esses cuidados ela não se tornou uma planta viçosa como quando a encontrei, e nem se desenvolveu com boa vontade. Também não morreu, mas virou uma plantinha feia, cheia de talos sem ou pouca folha; perdendo em viço para as outras orquídeas que a cercavam.
Um dia, cansado de esperar que florescesse, resolvi colocá-la num xaxim e pendurá-la num canto do muro do quintal. Lá permaneceu por uns dez anos sem dar uma flor, sequer. Só saiu de lá, quando decidi mudá-la para um vaso maior, porque o xaxim além de pequeno, havia apodrecido e não possuía mais condições de hospedá-la.
Minha mulher vendo que eu a preparava para uma nova morada e querendo me mostrar que não deveria tê-la trazido, pois a planta não se adaptou durante todo o tempo que ela esteve lá em casa, mesmo com todo cuidado, falou:
- Não sei por que você esta cuidando desta planta, ela nunca deu uma flor, devia jogá-la fora.
- Que mal havia em mantê-la em casa por mais algum tempo, retruquei. Se ela demorou a dar flor, talvez seja porque espera o momento certo.
Argumentos pra cá, argumentos pra lá, decidi dar-lhe uma nova chance. Mudei-a para um vaso grande e a coloquei em um suporte de ferro.
Poucos dias se passaram. Numa manhã de agosto, como o tempo estava seco e ensolarado e os primeiros raios de sol já mostravam muito calor com a temperatura subindo aos poucos, fui ao quintal para regar as plantas. Ao passar por ela percebi que começava a mostrar uma cara nova. Havia folhas e brotos iniciantes, invadindo o vaso. Cresciam verdejantes. E no meio deles, um talo mostrava pequenos botões esverdeados. Finalmente a orquídea florescia.
Durante os dias que se seguiram, um pequeno cacho de flor crescia sereno e silencioso, emoldurado pelo verde das suas pétalas que parecia captar toda a luz da manhã, tornando-se amarelas. O talo cresceu, os botões se abriram num amontoado de flores, transpirando e exalando um doce perfume. Observava profundamente aquelas flores amarelas e tentava despistar a minha curiosidade, pois uma pergunta se fazia necessária: Por que aquela orquídea depois de tanto tempo floresceu, justamente quando ninguém mais confiava nela?
Desse dia em diante, passei a acreditar piamente que as plantas ouvem as conversas das pessoas. Aquela orquídea certamente escutou a sugestão da minha mulher de jogá-la fora e então com medo, renasceu e floresceu. Acredito que esta foi à razão que ela encontrou para continuar existindo. Esqueci minha decepção de dez anos e passei a admirá-la.


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Contos O sumiço da galinha preferida Vanderlei Antônio de Araújo
Contos Maria Mal-Matada Vanderlei Antônio de Araújo
Contos A Chuva de Peixes Vanderlei Antônio de Araújo
Crônicas Lógica Infantil Vanderlei Antônio de Araújo
Contos O menino a velha e o carneiro Vanderlei Antônio de Araújo
Contos O Carreiro Vanderlei Antônio de Araújo
Contos Os Mentirosos Vanderlei Antônio de Araújo
Contos A Menina e a Ponte Vanderlei Antônio de Araújo
Crônicas Uma Razão para Existir Vanderlei Antônio de Araújo
Contos O Primeiro e o Último Vanderlei Antônio de Araújo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55085 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54759 Visitas

Páginas: Próxima Última