Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Escrever, ler milagres da comunicação humana
luciah Rodriguez

Escrever, ler milagres da comunicação humana

     Ainda   se discute a verdadeira origem e o desenvolvimento do ato de escrever, sabe-se que é bastante antigo.Na segunda metade do século II , na cidade de Pérgamo, um método de tratamento de pele de animais, fez nascer um material que foi denominado    pergaminho. Esse tipo material de escrita foi utilizado até o século XV.
O que é então a escrita?
Uma ação e efeito de desenhar as letras e formar palavras e colocá-las em papel , pele, cera ou pedra...      No mundo virtual   palavras são transmitidas através de mensagens   por   computadores e outros aparelhos   que dominam a comunicação visual de maneira instantânea.
No século XX, falando ao mundo João Paulo II dizia:
“ A internet será a Praça do Futuro”E, para incentivar a boa comunicação das palavras aos comunicadores através da escrita , afirmava :
“ A vós especialistas em comunicação , o meu pedido: Sede instrumentos de justiça, de verdade, e de amor”
Por tudo isso o mundo não pode viver sem a escrita e os saberes. Escrever não é só lazer quanto parece, é uma atividade desgastante que requer paciência e dedicação.
Cruze os seus braços, isso ajuda a pensar melhor e vai favorecer até 30% da sua capacidade de concentração no que   ouve e ,até mesmo resolver problemas difíceis.. Isso não é falácia, é pesquisa que saiu recentemente publicada no European Journal   Social Psychology .
Vamos pensar um pouco!
Um manuscrito do século XII faz esta curiosa referência ao hábito de escrever e afirma que essa atividade desempenhada por escriba, homem do passado que fazia da escrita o seu trabalho, não é tão fácil como parece:

“Se você não sabe o que é escrever, pode pensar que seja especialmente fácil Deixe-me lhe dizer que é uma tarefa árdua, dobra a sua espinha amassa o seu estômago e os seus lados, tormenta as costas e faz doer todo o seu corpo. Como o marinheiro ao chegar a seu porto, também o escriba se alegra ao chegar à última linha”.

Com essas palavras acima citadas dá para entender bem o que venha a ser essa arte, difundida por escribas, homens de classes cultas, considerados autoridades oficiais que se tornavam escritores com a idade de 30 anos, após terem acumulados muitos conhecimentos. Assim, o direito de escrever era-lhes concedido através da bênção feita pela imposição das mãos, seguidos do recebimento de uma lâmina contendo uma inscrição e uma chave, simbolizando abertura do caminho do escriba. Completando o ritual tornavam-se doutores e dessa forma podiam ensinar nos Templos. Geralmente eram advogados e juízes, conhecedores das leis, cuja função era doutrinar interpretar as escritos da época.
Entre eles haviam divergências de opiniões e sentimentos e, como consequência disso, era comum também haver rivalidades, hostilidades entre prosélitos e as escolas filosóficas.
Por exemplo havia a escola Hillel e a Shammai, eram de uma orientação que negavam a imortalidade da alma a ressurreição do corpo e a existência de anjos. Participavam desse grupo, os nobres e os ricos da região. Enquanto que os fariseus ostentavam uma outra linha de pensamento , ostentando a   grande santidade.
Deste modo nasceram para contestar as diferentes idéias de crenças , eram rígidos nos cumprimentos e observância das leis sagradas da época. Davam ênfase às cerimônias ao pagamento de taxas religiosas e afirmavam categoricamente, a ressurreição do corpo e a existência de uma vida futura. Nessa forma de pensamento   se destacaram pelo caráter nobre e sincero , um chamado   Nicodemus e o outro Gamaliel. O primeiro foi o único fariseu que defendeu o filho de José e Maria no momento em que as autoridades do Sinédrio tramaram a sua morte, além de ter colaborado com José de Arimatéia, quando Jesus desceu à sepultura, logo após a morte de cruz.
Já Gamaliel destacou-se por tornar-se o mestre de Paulo e foi aquele que no Sinédrio ponderou a sentença, advertindo aos presentes a respeito de Jesus :
” Se o seu projeto ou sua obra provém dos homens, por si mesma se destruirá; mas se provier de Deus não podereis desfazê-la.”

Pela cultura oriental , Gamaliel foi quem instruiu o Apóstolo Paulo , mas não se tornou cristão como aconteceu com Nicodemus, que seguiu a Jesus.
Portanto, tudo isso que chega até a nós graça à escrita, pois ela foi usada muito antes de Moisés escrever os primeiros textos sagrados.
Povos como os sumérios, os akadianos, os babilônicos, egípcios, cretenses, arameus e fenícios, depois que conheceram a escrita, representaram-na com os seus alfabetos específicos. Por isso, a sua presença na história dos povos das antigas culturas é mais que evidente. Os antigos manuscritos em hebraicos, datados dos séculos IX d.C., confirmaram.No ano de 1947, foi encontrado um no Mar Morto, datado do século II a. C. , que relata conteúdo dos textos de Isaías. Nesse achado arqueológico, a peça tem cerca de 25 cm de largura por 8 m de comprimento, ali se comprova que mais uma vez que .quem escreve conta a história no tempo.
Luciah Rodriguez


Biografia:
Pos-graduada em Educação com formação Psicanalista e atualização em Saúde Mental pela FIOCRUZ
Número de vezes que este texto foi lido: 52800


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Escrever, ler milagres da comunicação humana luciah Rodriguez
Artigos luciah Rodriguez
Poesias Ele tem muitos segredos luciah Rodriguez
Poesias Viver um mundo melhor luciah Rodriguez
Artigos Qusetão de bom senso luciah Rodriguez
Artigos A natureza além da razão luciah Rodriguez
Artigos Livro e a leitura luciah Rodriguez


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57912 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54904 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54764 Visitas

Páginas: Próxima Última