Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Brasil não é hexa, mas Lula é tri!
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Reflexão sobre o nosso futuro.

Aos doze dias de dezembro de 2022, houve a diplomação do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e de seu Vice-Presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho. Essas duas experientes figuras do cenário político brasileiro enfrentaram a eleição mais difícil de todas. Do lado oposto a qualquer democrata, havia o atual presidente Jair Messias Bolsonaro e seus seguidores fanatizados.
Violência política, assédio eleitoral, fake news, compra de votos, ameaça, intimidação e aparelhamento das instituições públicas deram o tom do primeiro e do segundo turno em 2022. E mesmo assim, a extrema-direita perdeu espaço para as forças democráticas. Com uma frente ampla e alto poder de articulação, a chapa Lula-Alckmin venceu o pleito.
Durante a cerimônia de diplomação, o presidente Lula lembrou de sua trajetória política, e o sofrimento que suportou devido à prisão motivada por lawfare. Mostrou gratidão pelo povo brasileiro lhe conceder o honrado diploma de presidente, quando ele próprio nunca obteve diploma universitário algum. Chorou como só um homem que ama o seu povo pode chorar.
Lula é mais que um homem, é um símbolo de democracia, um estadista movido pelo diálogo e união. É um ideal ambulante. Esse mesmo homem aos 77 anos irá governar o país novamente. Além de Getúlio Vargas (1882-1955), apenas Lula conseguiu galgar a presidência uma terceira vez. Ao invés de Vargas, Lula o faz de maneira democrática, tendo como única arma a luta pela igualdade.
Sua voz rouca e embargada teve um discurso nítido: reconstruir a democracia no país. O bolsonarismo conseguiu destruir o que o brasileiro tem de mais elevado, a esperança. É Lula em seu terceiro mandato que irá reconduzir a nação para o desenvolvimento social e o crescimento econômico. Isso não será feito sem lutas ou revezes, ao contrário, reconstruir exige esforço imenso.
Desejo que daqui a alguns anos, essa nova era seja o início de algo mais condizente com os nossos desejos. Que o joio seja extirpado do nosso meio, que nenhuma anistia seja concedida aos facínoras. Jamais permitiremos que a política seja feita com ódio, ressentimento e egoísmo. Ao invés de forjar correntes de medo, que elaboremos laços de amor e altruísmo no presente.


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 59428


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Poetize a vida Caliel Alves dos Santos
Artigos O Brasil não é hexa, mas Lula é tri! Caliel Alves dos Santos
Artigos O romper das cordas Caliel Alves dos Santos
Resenhas Mirar na lua acima das estrelas Caliel Alves dos Santos
Artigos Representação política como parâmetro da divisão do Brasil Caliel Alves dos Santos
Artigos O que é dívida histórica? Caliel Alves dos Santos
Resenhas Iraci Gama: intérprete de Alagoinhas Caliel Alves dos Santos
Ensaios Militares como fator de risco a democracia Caliel Alves dos Santos
Resenhas A cidade em palavrório Caliel Alves dos Santos
Resenhas A poética feminina Caliel Alves dos Santos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59644 Visitas
NOCTÃMBULO - ANIBAL BENÉVOLO BONORINO 59492 Visitas
MINHA POESIA - R.N.Rodrigues 59483 Visitas
QUANDO A SOLIDÃO VAI EMBORA - ANIBAL BENÉVOLO BONORINO 59480 Visitas
POESIA - R.N.Rodrigues 59469 Visitas
vampira - jose luiz 59461 Visitas
e agora? - jose luiz 59459 Visitas
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59455 Visitas
Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 - Vander Roberto 59451 Visitas
Parafraseando Freud - Flora Fernweh 59448 Visitas

Páginas: Próxima Última