Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A metafísica e a abstração filosófica
Giulio Romeo

A metafísica e a abstração filosófica são conceitos fundamentais na filosofia, e estão profundamente interligados. A metafísica é o campo da filosofia que estuda a natureza última da realidade, investigando questões sobre o ser, a existência, a essência e as relações fundamentais entre os diferentes aspectos do universo.
A abstração filosófica, por sua vez, é o processo de pensar e raciocinar sobre esses conceitos de maneira separada das experiências empíricas concretas, permitindo que os filósofos formulem teorias e hipóteses sobre a realidade em um nível mais geral e conceitual.

1. Metafísica: O Estudo da Realidade

A metafísica, que literalmente significa "além da física" (do grego meta = além, physika = natureza), busca explorar questões que vão além do mundo físico e observável.

Ela investiga:

A natureza do ser (ontologia):
O que significa existir? Quais são os tipos de entidades que existem? Existe uma diferença entre o ser material e o imaterial?

Causalidade e relação entre eventos:
O que significa que uma coisa causa outra? As leis da natureza são universais ou contextuais?

Espaço e tempo:
Eles são propriedades fundamentais do universo ou apenas formas como experimentamos a realidade?

Identidade e mudança:
Como as coisas mudam e ainda permanecem as mesmas? O que é a identidade ao longo do tempo?

O conceito de Deus ou de seres superiores: Existe um ser supremo ou uma causa primeira? Se sim, qual é sua natureza?

Essas questões são, muitas vezes, intangíveis, e sua exploração não pode se dar somente através da experiência empírica ou científica. Assim, a metafísica exige um nível elevado de abstração filosófica para lidar com essas questões em um nível conceitual.

2. Abstração Filosófica: Pensando além do Concreto

A abstração filosófica é o processo mental que nos permite pensar sobre questões metafísicas. Abstrair, no contexto filosófico, significa retirar-se das particularidades do mundo físico imediato para refletir sobre as propriedades e princípios gerais que podem subjazê-lo.

Como funciona a abstração filosófica:

Generalização de conceitos: A abstração envolve a capacidade de generalizar ou criar conceitos que não dependem de exemplos concretos. Por exemplo, ao pensar sobre o conceito de "justiça", não se está necessariamente referindo a um ato de justiça em particular, mas sim ao conceito de justiça em si.

Foco em essências e princípios:
A abstração filosófica visa identificar as "essências" ou "formas" que dão estrutura ao mundo empírico. Aristóteles, por exemplo, sugeriu que cada coisa tem uma essência que define o que ela realmente é, enquanto Platão acreditava que essas essências existiam como formas perfeitas em um reino separado do mundo material.

Pensamento hipotético:
A abstração filosófica permite que pensemos em cenários e conceitos que não necessariamente se referem à realidade empírica, mas que nos ajudam a entender as possibilidades e estruturas lógicas do mundo. Por exemplo, a ideia de "universos paralelos" ou "realidades possíveis" são produtos da abstração filosófica.

3. Metafísica e Abstração: Conexão Intrínseca

A metafísica requer a abstração porque suas questões fundamentais não podem ser abordadas diretamente por meio da observação sensorial ou da ciência experimental. Questões sobre a natureza da realidade, do ser ou da existência de entidades imateriais exigem um tipo de raciocínio que não está vinculado aos objetos físicos ou aos dados empíricos.

Platão e o Mundo das Ideias:
Platão é um exemplo clássico de como a abstração filosófica se liga à metafísica. Em sua teoria das Formas ou Ideias, ele argumenta que o mundo sensível, que experimentamos através dos sentidos, é apenas uma cópia imperfeita de um mundo de ideias perfeitas. O conceito de "triângulo", por exemplo, existe em um nível abstrato como uma forma ideal, e os triângulos que vemos no mundo real são apenas representações imperfeitas dessa forma. Essa ideia metafísica depende da abstração filosófica para ser concebida.

Aristóteles e a Essência:
Aristóteles, ao contrário de Platão, argumentava que a essência das coisas estava no próprio objeto, e não em um mundo separado de ideias. No entanto, para identificar as essências, era necessário um processo de abstração, onde o filósofo isolava as propriedades essenciais de um objeto daquelas que eram acidentais ou contingentes.

Descartes e o Cogito:
Outro exemplo é René Descartes, que, ao fazer uso da abstração, questionou todas as suas crenças e chegou à famosa conclusão "Penso, logo existo". Ele separou a mente (pensamento) da matéria (o corpo e o mundo físico) através de uma abstração radical, abrindo espaço para o dualismo mente-corpo na metafísica.

4. Abstração e Limites da Ciência Empírica

Enquanto a ciência empírica estuda o mundo observável por meio da experimentação e da coleta de dados, a metafísica, utilizando a abstração filosófica, tenta compreender o que está além do que os sentidos podem perceber. Questões como "O que é a realidade última?" ou "O que é o tempo em sua essência?" não podem ser respondidas somente com base em experimentos científicos.

Isso não significa que a metafísica ignore a ciência; na verdade, muitos debates metafísicos são informados por descobertas científicas. No entanto, a ciência muitas vezes trabalha dentro de um domínio mais limitado — o que é mensurável e observável — enquanto a metafísica, usando a abstração, tenta ir além, investigando o que está por trás ou por baixo dessas observações.

5. Críticas à Abstração e à Metafísica

Ao longo da história, houve também críticas à abstração excessiva e à metafísica. Filósofos como David Hume e os positivistas lógicos argumentaram que muitos dos problemas metafísicos são baseados em abstrações que não correspondem a nada no mundo real. Para eles, se algo não pode ser verificado ou falsificado empiricamente, é inútil discutir.

Por outro lado, filósofos contemporâneos e analíticos defendem que a metafísica, mesmo que abstrata, pode ser útil para estruturar nosso pensamento sobre o que é possível, sobre os limites do conhecimento e sobre como as coisas podem ou devem ser compreendidas.

Conclusão

A metafísica e a abstração filosófica estão intimamente ligadas na tentativa de compreender a realidade em um nível mais profundo e além do que os sentidos imediatos ou a ciência empírica podem fornecer. A metafísica trata de questões fundamentais sobre o ser, a existência e a realidade, e a abstração é a ferramenta filosófica que permite aos pensadores abordar esses temas de forma conceitual, transcendendo o mundo empírico. Embora criticada por sua natureza especulativa, a abstração continua sendo uma parte essencial da filosofia ao investigar questões que moldam nossa compreensão da realidade.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 56


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Magia do Morango Giulio Romeo
Crônicas Verdade Intrínseca Giulio Romeo
Crônicas Amor enquanto Paixão Giulio Romeo
Crônicas O reencontro com a Vida Giulio Romeo
Crônicas Conduta Gregária Giulio Romeo
Crônicas Trama da Solidão Giulio Romeo
Crônicas Decálogo Giulio Romeo
Crônicas Espírito eterno Giulio Romeo
Crônicas Uno Factum Giulio Romeo
Crônicas Os asseclas do medo Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 41 até 50 de um total de 63.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
CIÊNCIAS OCULTAS - Henrique Pompilio de Araujo 57411 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57399 Visitas
Herói - Renan Baraúna 57388 Visitas
🔴 O Mensalão, o Petrolão e o fujão - Rafael da Silva Claro 57386 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57383 Visitas
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57372 Visitas
ALEGORIA DA CAVERNA - Sandra Soares Sarmento 57348 Visitas
Use a Linguagem Simples! - Vander Roberto 57330 Visitas
Sociedade etarista - Vander Roberto 57296 Visitas
A FELICIDADE - CAPÍTULO I - EFRAIM MARQUES 57288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última