Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
81 anos da prisão e morte dos Rosas Brancas
Vander Roberto

Estou pensando algumas coisas aqui em casa neste Domingo (18/02/2024). Faz exatos 81 anos que membros do Movimento Rosa Branca foram presos na famosa Universidade de Munique em 1943. Eles tentavam combater o Nazismo dentro da Alemanha em plena 2ª Guerra Mundial. No dia 22 de Fevereiro os 3 primeiros seriam executados em sequência na prisão de Stadelheim sendo Sophie Scholl, Christoph Probst e Hans Scholl. Após um julgamento teatral os três foram decapitados.

Estes dias saiu no noticiário que o opositor de Vladimir Putin na Rússia morreu. Há suspeitas que ele tenha sofrido tortura antes de ser morto conforme aponta noticiários mais recentes. O corpo de Alexei Navalni apresenta hematomas e indica que ele teve convulsões. Faz décadas que a Rússia não é um país seguro politicamente. Opositores(as) de Putin não são bem-vindos(as) e cada vez mais nota-se uma Rússia distante daquilo que nós podemos dizer como Democracia no Ocidente.

Os dois exemplos levam para reflexões profundas sobre os limites da Política e seus representantes. Há notória eliminação da liberdade de expressão, a justiça acaba sendo um fantoche do governo e os resultados finais são mortes. O Nazismo e o governo Putin parecem estar bem próximos. A constante luta do Movimento Rosa Branca na figura de inúmeros(as) representantes anônimos(as) no mundo, contra regimes autoritários, continua a todo vapor. Devemos lembrar que o Rosa Branca é atemporal e atualíssimo ao combate de governos extremistas.

Recomendo a leitura da biografia de Sophie Scholl, membros do Movimento Rosa Branca e a atuação deles(as). O mundo não entendeu que ditaduras e outras formas autoritárias não são legais e indicam um retrocesso político enorme. O Brasil precisa estudar muita Política antes do depósito dos votos nas urnas. Teremos eleições municipais neste 2024 e todo cuidado na hora de votar é necessário. Uma ditadura implantada não será removida com passeatas. A Rússia mostra bem esta situação.

Por fim, quero exaltar meus irmãos e irmãs do Movimento Rosa Branca. Continuem seus trabalhos. Vocês carregam a profundidade do conceito democrático e desejam que Educação evolua o mundo. Temos referenciais fortes. O meu é Sophie Scholl. Sem ela eu sequer teria feito alguma Especialização. Hoje eu possuo três. Obrigado, Sophie! Obrigado, Movimento Rosa Branca. Lutemos pela liberdade! A luta não findará com nossas mortes assim como não findou com os primeiros que deram origem ao Rosa Branca que foram assassinados pelos nazistas.

A paz, a liberdade e a Educação são nossas metas. Continuemos na luta.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 299


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Definida a final da A4 em 2024 Vander Roberto
Artigos Votuporanguense vence a A3 2024 Vander Roberto
Artigos Começou o Paulista Sub-23 2024 Vander Roberto
Artigos 300 anos do nascimento de Immanuel Kant Vander Roberto
Artigos Torneio de Candidatos(as) do Xadrez 2024 - Final Vander Roberto
Artigos Grêmio Prudente sobe para A2 em 2025 Vander Roberto
Artigos Centenário do Juventus da Mooca Vander Roberto
Artigos Velo Clube vence Paulista A2 em 2024 Vander Roberto
Artigos Votuporanguense na A2 em 2025 Vander Roberto
Artigos O caso Jia Tan (Backdoor) Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 135.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1 centavo - Roni Fernandes 54805 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54795 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54658 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54566 Visitas
Amores! - 54537 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54508 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54501 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54466 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54432 Visitas
Desabafo - 54398 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última