Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O legado da Rio-2016 foi Paris-2024?
Vander Roberto

O legado da Rio-2016 não surtiu efeitos após 8 anos. Esta é a conclusão que chego vendo o término da Olimpíada de Paris-2024. Aquela agitação não conseguiu até o momento ampliar significativamente nosso quadro de medalhas e também coloca em xeque se o COB realmente pensa em algo muito maior.

Eu estranhei a redução do número de atletas na delegação brasileira de Tóquio-2021 que foram 304 pessoas para 277 em Paris-2024. Caíram também as medalhas no total de 21 para 20 e os ouros diminuíram de 7 para 3. Não é uma crítica e sim uma constatação. A ideia era a ampliação não só na delegação como na quantidade de medalhas e na qualidade. Após 8 anos, isto não ocorreu sendo preciso o COB mostrar a aplicação dos investimentos.

A Olimpíada de Paris-2024 liga um sinal de alerta para o Brasil. O investimento na Rio-2016 foi altíssimo e a ideia de sermos uma pátria com maior potencialidade olímpica foi o legado deixado. Na Olimpíada de Tóquio não seria esperado resultados significativos e Paris-2024 era o momento e não ocorreu. Na prática, eu esperava uma delegação entre 700 e 800 integrantes, participações em diversas modalidades, ampliação no quadro de medalhas entre 40 ou 50 no total tendo entre 8 ou 10 ouros. Foi um sonho.

Investimos bilhões e ainda mantivemos investimentos indiretos como a porcentagem vinda das loterias e bolsas que são pagas aos atletas. Quero deixar bem claro que atletas não são culpados(as) e sim quem administra. Na realidade, questiono quanto a nossa cultura olímpica. Somos interessados(as) em Olimpíadas realmente?

Eu fico de olho e acompanho bastante quando patrocinamos eventos e para nosso azar as coisas retrocedem. Bom exemplo foi a Copa de 2014 onde o Brasil terminou em 4º e depois nunca mais alcançou as semifinais da Copa. O que salvou foi o bicampeonato olímpico e em Paris sequer fomos no futebol masculino. A Olimpíada de Paris-2024 mostra o mesmo caminho: ao invés de evoluirmos, regredimos conforme mostrei acima. O pior que em 2027 teremos uma Copa do Mundo de Futebol Feminino aqui, a seleção saiu com prata dos jogos olímpicos e espero que tenha o sucesso esperado indo contra a maré dos retrocessos citados.

Infelizmente, Olimpíada que é o maior evento esportivo do mundo no mesmo lugar, não é a nossa cara. Empresas não ajudam e quando fazem parecem obrigadas ou tendo contrapartida na dedução tributária. Todo o dinheiro que foi colocado no evento da Rio-2016 parece ter ido para o ralo. Não maturamos o ideal olímpico. O fogo obtido em Olímpia na Grécia ainda não foi captado pela população nacional e nem quem administra esporte por aqui.

O negócio é refletirmos se realmente fizemos o certo em aplicarmos dinheiro na Rio-2016, afinal, 8 anos depois teríamos que obter alta performance em diversas modalidades olímpicas. Onde estão os(as) atletas? As medalhas não mostram que evoluímos sendo bem pouco por sinal. Lamentável. Veremos em Los Angeles-2028.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 193


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto
Artigos 3º debate à Prefeitura de São Paulo - Gazeta Vander Roberto
Artigos O legado da Rio-2016 foi Paris-2024? Vander Roberto
Artigos O 1º debate à Prefeitura de São Paulo em 2024 Vander Roberto
Artigos Linux Mint 22 - Wilma Vander Roberto
Artigos A reeleição de Maduro em 2024 Vander Roberto
Artigos Conclusão sobre a Eurocopa e Copa América 2024 Vander Roberto
Artigos Os conflitos paulistas e reflexões atuais Vander Roberto
Artigos Fechamento do Café Girondino em São Paulo Vander Roberto
Artigos Estupro é crime e não opção! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 152.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60506 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59756 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58576 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58414 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58390 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57870 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 57868 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57798 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57638 Visitas
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57600 Visitas

Páginas: Próxima Última