Testei o sistema Debian 12 com LXDE para computadores de 32 e 64 bits. A ideia era vê-lo em produção para computadores de baixo desempenho. Sistema bem sólido, não tive dificuldade para configurá-lo, instalar um firewall e atualizá-lo. Consome pouca RAM mesmo com o navegador Firefox trabalhando no YouTube. Recomendo pelo menos 2 GB de RAM para 32 bits.
O sistema performa bem e traz o Libre Office instalado, o Firefox como navegador, leitor de PDF, player de vídeo e áudio, calculadora, ferramenta para formatação de discos, gerenciador de sistema, terminal, gerenciador de arquivos, visualizador de imagens e captura de tela entre outras boas ferramentas básicas. Senti falta do Transmission e o Cheese, instalando posteriormente.
Fácil de personalizar, o sistema com LXDE lembra aqueles computadores da década de 90. A barra de tarefas é bem prática trazendo ícones para acesso ao gerenciador de arquivos, Internet e minimizar todas as telas, ícone de som, relógio, botão desliga e menu e um gerenciador de consumo. Não é um sistema para instalar programas pesados. Digitar nele é bem tranquilo e vem com o editor de texto Mousepad.
Usando o editor de texto Mousepad e com o Gerenciador de Sistema aberto está consumindo menos de 340 MB de RAM. Ele também disponibiliza duas Áreas de Trabalho por padrão. Um ícone faltante é o gerenciador de energia e isto pode ser resolvido com o botão Fn reduzindo o brilho. O PulseAudio é quem gerencia o som. Há também o Parcellite como gerenciador de área de transferência. O programa Connman Settings é o local para configurar a Internet.
No caso, os testes foram feitos em computadores bem ruins e limitados em hardware. Ele reconhece mouse óptico, senti falta de programa que abra o meu celular e isto poderá ser contornado. O gerenciador de arquivos é o PCManFM sendo muito leve. Vale ressaltar que o sistema é atualizado e bem mantido pelo Debian inclusive este ambiente gráfico. É um sistema para usuário intermediário em Linux que domine Terminal e saiba o básico.
É uma alternativa para quem precisa resgatar aquele computador que funciona em 32 bits e está com sistema expirado ou quem tem um 64, limitado. Se você pretende fazer coisas bem básicas ele dará conta. O sistema performa bem e até surpreendeu. Se o seu problema é consumo de RAM, o Debian LXDE é uma ótima opção para ser estudada e implantada. Na dúvida, estude um pouco de Linux e consulte um técnico para tais mudanças. É fácil. Espero que a dica tenha ajudado você. É isto.
|