Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Conclusão sobre a Eurocopa e Copa América 2024
Vander Roberto

Terminadas a Eurocopa e a Copa América, eu posso fazer uma rápida análise das seleções que vi. Acertei os campeões, uma final (Copa América) e disse antes mesmo do torneio começar quais levariam a taça. Vi mais pontos negativos que positivos nos dois torneios, muitas seleções ficaram devendo e se for analisar globalmente, a Copa do Mundo de 2026 será o mais do mesmo que vimos nestes dois torneios continentais.

As decepções na Eurocopa foram Alemanha e Itália, seleções que seriam bem cobradas. Ambas mostraram um futebol bem abaixo do esperado, facilmente estudadas pelos adversários, a Alemanha que jogava em casa e a Itália que defendia o título da Euro precisavam de maiores preparos coisa que não ocorreu e vimos em campo atuações ilusórias contra adversários fracos. Quando enfrentaram gente forte, caíram. Elas terão maiores dificuldades na Eliminatória à Copa 2026 e acredito que não será a moleza de outros anos para a Alemanha e a Itália que abra o olho ou poderá ficar pela 3ª vez fora da Copa do Mundo.

Outras seleções também decepcionaram como a Croácia, tão reputada nas últimas décadas, semifinalista da última Copa. Ficaram devendo bola: Portugal, Dinamarca, Hungria, Turquia e Bélgica. A Holanda poderia ter tido mais sorte e caiu diante da zicada Inglaterra. A Suíça fez o arroz com feijão e foi até onde deu, a Romênia está longe de recuperar seu futebol competitivo e confesso que se o torneio tivesse somente oito seleções seria bem melhor diante da limitação técnica das outras demais. A França, tão badalada, finalista das últimas duas Copas, deu o azar de pegar uma Espanha em alto nível e não pode ser cobrada pela queda precoce na fase final do torneio. Foi uma "final" antecipada. Final esta que poderia ter sido entre Holanda e Espanha, daria mais brilho ao futebol da Euro ao invés da burocrática e má finalizadora Inglaterra que carrega uma zica pesada.

Partindo para a Copa América, eu acertei em cheio três das quatro semifinalistas e a final. Conforme escrevi, deu a lógica: Argentina, Colômbia e o Uruguai eram as melhores forças do continente nesta ordem. A surpresa ficou por conta do Canadá, seleção que tem jogadores atuando na Europa, foi a grata surpresa. As demais decepcionaram. O futebol do Paraguai caiu muito faz décadas, os EUA mostraram que são frágeis, Venezuela mostrou que pode dar um calor nos adversários na Eliminatória daqui para frente e quanto ao Chile, esperava bem mais e não aconteceu nada. O Equador também mostrou um futebol abaixo do praticado na Eliminatória e precisará melhorar. As demais fizeram papel tímido ou cumpriram burocraticamente o convite. Vi um México limitado e a Costa Rica até surpreendeu com o empate diante do Brasil e falarei agora do nosso selecionado.

Bom, o Brasil foi uma triste decepção. O problema chama finalização. Nada adianta termos craques de gigantes do futebol europeu na seleção se a arte de finalizar da forma letal não é alcançada. Este fundamento precisará melhorar já em Setembro que será retomada a Eliminatória e o Brasil nem pode mais sonhar com empates pois está em 6º lugar correndo o risco de cair para 7º (a vaga da repescagem) ou até mesmo ficar nas duas próximas rodadas fora da zona de classificação para a Copa 2026. Nossa sorte, se é que podemos dizer assim, são as fracas seleções do Equador e do Paraguai, sendo vencidas, darão um alento para pularmos pelo menos para a 4ª posição dependendo a combinação de resultados nestas duas rodadas seguintes. Dorival terá muito trabalho para afinar a seleção no quesito conjunto. Há um agregado e não conjunto e a limitada falta de treinos dificulta ainda mais as suas intenções de sucesso. Não será surpresa alguma Dorival perder o cargo caso não venham duas vitórias diante de Equador e Paraguai. Situação bem delicada, a Copa América só escancarou aquilo que já sabíamos: a seleção brasileira fica "comum" diante de adversários mais fortes. Uma pena.

A falta de segurança na final da Copa América entre Argentina e Colômbia ficou evidente sendo um ótimo teste para os EUA que será uma das 3 sedes. No fundo, o povo estava invadindo o estádio, querendo entrar sem pagar, concluo que o atrativo era ver a Shakira e não o jogo em si que foi bem ruim. Vendo jogos da Série B do Brasileiro e a final da Copa América, guardadas as devidas proporções, parecia tudo igual em técnica e qualidade. Gente mal calibrada para finalizar, um jogo arrastado até o final do 2º tempo da prorrogação, terminando pela madrugada aqui no Brasil, um ou outro lance que realmente chamou a atenção como uma bola na trave da Colômbia, uma Argentina pegando o vício brasileiro e errando finalizações, horrível. Ainda bem que o jogo acabou antes das cobranças de penalidades e pude dormir mais cedo. Positivamente, gostei da Colômbia indo para cima e isto que deu certo ânimo, vendo uma seleção sem medo de encarar a atual campeã do mundo. Fiquei triste pelo fim da carreira do Di Maria na seleção dos nossos hermanos e creio que fará falta.   

Ao meu ver, a Copa de 2026 já está carimbada com algumas figurinhas evidentes como Espanha, Argentina, França, Uruguai e Colômbia. Sendo sincero, eu coloco em xeque as idas de Alemanha e Itália na próxima Copa de 2026. Hoje, eu diria que estão em 50% as chances de ida. Na América do Sul, Chile e Paraguai caíram demais e também acredito que irá uma ou outra caso melhorem muito. Há chance das duas nem irem sendo bem mais real isto. Por outro lado, a própria FIFA boicota seu principal torneio ampliando a quantidade de seleções e nivelando por baixo o torneio. Pergunto se realmente nosso Brasil merece ida à Copa de 2026 jogando este futebol sem vida. Merece? No meu caso, eu digo que não. Nada aprendemos com os 7x1 que completou 10 anos no dia 8 de Julho. Copa do Mundo que é bom, nada! Fecharemos 2024 fazendo 22 anos que não levantamos o Mundial. Ainda bem que não temos a zica inglesa que faz 58 anos que não sabe levantar uma taça como seleção. Estou enganado ou temos? Reflexões! Bom trabalho.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59421


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Obrigado, professor Kurt Huber! Vander Roberto
Artigos Descanse em paz, goleiro Tomires! Vander Roberto
Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto
Artigos O debate da Flow em São Paulo (2024) Vander Roberto
Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 161.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Às vezes fico pensando - Maria 59436 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59435 Visitas
ELE - jecer de souza brito 59434 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59434 Visitas
"' Tive um Sonho Estranho'" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59434 Visitas
"Trivial Melancolia" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59434 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59434 Visitas
A paciente silenciosa - DIRCEU DETROZ 59433 Visitas
"Punho na Goma" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59433 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59433 Visitas

Páginas: Próxima Última