Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O problema do lixo português
Vander Roberto

O problema da xenofobia portuguesa é um preconceito estrutural com raízes históricas. No fundo, Portugal nunca aceitou a Independência do Brasil e nem aceitará. Pessoas das ex-colônias sofrem problemas em Portugal e quando ouvimos de alguns portugueses que o Brasil é um lixo, fazem por impulso para insultar e humilhar. Esquecem do passado e sequer lembram que foi um português que declarou a Independência aqui e a ratificou dois anos depois com a Carta Constitucional de 1824.

Portugal é mal visto pelos povos europeus. Atualmente são considerados incultos e pouco letrados perante o resto da Europa. Camões deve estar revirando no túmulo. Este país ao qual precisamos de lupa para encontrar no globo, esquece das mazelas feitas no passado. Mulheres foram estupradas nas colônias, açoitaram pessoas por diferença de cor de pele, mataram, furtaram e roubaram. Se todo o território português fosse doado, não amenizaria a dor dos nossos antepassados aqui e em outros países colonizados por Portugal. Em nossos dias é ruim até para fazer negócios com aquele pedaço de terra na Europa.

Brasileiros(as) e outros povos colonizados que possuem cidadãos e cidadãs em Portugal não tem culpa por estarem lá trabalhando. Portugal deveria ficar calado. O passado distante reflete diretamente no presente. Não temos culpa se Portugal não formam pessoas capazes e suficientes para atender as necessidades populacionais. Seria incompetência ou falta de inteligência? Portugal pouco trabalhou durante o período colonial vivendo as custas das colônias.

Aprenderam a tomar banho com indígenas em solo brasileiro. Um rei covarde abandonou o território e deixou o povo português a ver navios. Ao chegar trouxe gente com piolhos e todos os males da longa viagem atlântica. O povo português não deve lembrar dos crimes cometidos em Angola, Moçambique e Timor-Leste. Caso saibam, são omissos. Consideram-se acima dos demais e somente a arrogância pode ser a explicação mais lógica para este problema.

Por fim, esquecem dos assassinatos cometidos no passado. Se somos lixos como dizem, temos Portugal como referência e estamos mudando. Portugal e seu povo arrogante não tem moral para chamar o Brasil de lixo. Sorte de Portugal que o Brasil ainda é diplomático e mantém reciprocidade. Quantas pessoas vindas de Portugal habitam o solo brasileiro? Quantas empresas portuguesas atuam aqui? Imagina se este pessoal tivesse que voltar? Pensem antes de falar bobagens! O passado de vocês diz muito quem foram e são. Omissos, não vi nenhum clube de origem portuguesa no Brasil repudiando as falas e se fizeram deveriam expor em sites com grande visitação. É isto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 55629


Outros títulos do mesmo autor

Artigos 3ª fase da 4ª divisão de Futebol de SP em 2023. Vander Roberto
Artigos Começa a Copa Paulista de 2023 Vander Roberto
Artigos Ganhando "ouro olímpico" e "Copa do Mundo". Vander Roberto
Artigos O século XXI continua inglês! Vander Roberto
Artigos Ding Liren é campeão mundial de Xadrez em 2023 Vander Roberto
Artigos Especialização em História Afro-Indígena concluída! Vander Roberto
Artigos Definida a final do Paulista A2 2023 Vander Roberto
Artigos Definidas as semifinais do Paulista A2 2023 Vander Roberto
Artigos Definida a final do Paulistão 2023 Vander Roberto
Artigos Definidas as semifinais do Paulistão 2023 Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 121 até 130 de um total de 159.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Prazeres da Morte - parte I - Douglas Tedesco 56644 Visitas
AS PÁGINAS DE TERRA DE MIA COUTO - Viegas Fernandes da Costa 56644 Visitas
Comentário sobre o livro O Amante - M. Duras - Flora Fernweh 56637 Visitas
El nuevo mundo - Teódulo López Meléndez 56631 Visitas
A PROFECIA DE PIRAPORA DO BOM JESUS - Viegas Fernandes da Costa 56626 Visitas
🔴 O podre do padre - Rafael da Silva Claro 56611 Visitas
PERIGOS DA NOITE 13 - paulo ricardo azmbuja fogaça 56610 Visitas
Perdi o controle - Sabrina Silva 56606 Visitas
Meio Ambiente e o Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 56606 Visitas
ANTÔNIO OLINTO - Tânia Du Bois 56599 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última