As semifinais do Paulistão série A1 em 2023 prometem ser quentes. São 2 times do interior paulista, 1 da Grande São Paulo e outro da capital. Os confrontos serão Ituano x Palmeiras e Red Bull Bragantino x Água Santa. Destas 4 equipes, a única que nunca venceu o Paulistão é o Água Santa da cidade de Diadema. Nas quartas de final tivemos as eliminações de Corinthians e São Paulo para Ituano e Água Santa respectivamente.
A surpresa da competição ainda na 1ª fase foram as precoces eliminações de Santos e Portuguesa. Esta, por sinal, subiu da A2 e não conseguiu fazer um bom campeonato lutando para não cair. Já o Santos esteve ameaçado e na reta final escapou da degola nem chegando a passar de fase. A surpresa fica por conta do Ituano que lutou para não cair e acabou faturando uma vaga para as quartas de final vindo a eliminar o Corinthians em casa. O São Paulo caiu diante do Água Santa no estádio palmeirense já que o estádio tricolor esteve alugado para um show. Quanto ao rebaixamento, desceram a Ferroviária de Araraquara e o São Bento de Sorocaba que havia subido este ano à A1.
O que podemos falar dos 4 semifinalistas? O Palmeiras é uma das principais equipes do país dispensando comentários. O Ituano tem conquistado títulos nas últimas temporadas e obtido acessos quase subindo para série A em 2023 no Brasileiro ficando em 5º lugar. Já o Red Bull Bragantino é uma equipe que tem mostrado força pela injeção financeira da patrocinadora chegando a ser vice-campeã da Copa Sul-Americana recentemente e participado até de Libertadores. O Água Santa começou um processo de crescimento ao longo dos anos saindo da B do Paulista, ascendeu, teve queda e agora já disputa a semifinal do Paulistão em 2023. Mágica? Não. Isto é fruto do trabalho.
Fica claro que o Palmeiras pela força do elenco é o favorito seguido de Red Bull Bragantino, Ituano e Água Santa. Esta é a minha ordem de favoritos e tudo pode acontecer. O Paulistão não via a chegada de tantos clubes do interior numa semifinal e acredito que possa ser a 1ª vez que 3 equipes chegam ao mesmo tempo à disputa da taça. O fato de termos jogos únicos nas quartas de final e semifinais (empate leva para penalidades máximas) faz equipes consideradas mais "fracas" potencializarem sua melhor performance neste formato. Na pior das hipóteses arrisca-se nas penalidades havendo empate no tempo normal.
O certo que a fórmula da 1ª fase esgotou com times enfrentando adversários fora dos seus grupos, caindo duas equipes que dependendo dos resultados podem ser do mesmo grupo ou não, os dois classificados do grupo só se enfrentam nas quartas em jogo único. Quem gosta de fórmula complicada deve procurar o Paulistão. Ainda corre a Taça Independência, antigo Troféu do Interior, um campeonato consolação paralelo após o término da 1ª fase entre as melhores não classificadas. Este torneio não dará mais vaga para a Copa do Brasil por mudança no regulamento em 400 mil reais o(a) vencedor(a). Para quem gosta, é um prato cheio.
A constante chegada de equipes do interior em semifinais do Paulistão nos últimos anos mostra que o futebol está em nível mais acirrado. Neste século XXI, o Ituano e o Mirassol são as equipes de maiores sucessos mantendo regularidade. Vale lembrar que em 2002 o São Caetano foi vice da Libertadores e foi campeão do Paulistão (caiu em 2024 para a A3), o Santo André e o Paulista de Jundiaí ganharam uma Copa do Brasil cada. No século passado em 1986, a Internacional de Limeira foi a primeira equipe do interior a ganhar o Paulistão e em 1990 tivemos a primeira final "caipira" entre Bragantino e Novorizontino onde a equipe de Bragança Paulista faturou a taça. Isto sem contarmos inúmeros títulos das equipes do interior paulista em divisões nacionais ao longo das últimas décadas.
Hoje não se pode cravar mais as "4 grandes equipes" do estado nas semifinais do Paulistão, ao mesmo tempo, como em tempos anteriores. O futebol mudou e está sendo interessante para equipes do interior tentar abocanhar uma vaga ou até mesmo a taça que seria destinada aos "grandes". Vejamos o que acontece neste 2023 que já chega com muitas surpresas. É isto.
|